Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9906clit.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 15/6/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:15:13
COMÉRCIO
Litoral Plaza terá feira de informática 

Promoção vai ser realizada em 9/1999 no shopping de Praia Grande

Funcionando como um novo ponto de venda para os produtos de informática, com a garantia mínima da presença média de 20 mil pessoas transitando pelo local em função do funcionamento normal do shopping, o Litoral Plaza Shopping de Praia Grande vai abrigar, de 10 a 19/9/1999, a 1ª Informática Litoral Plaza Shopping, em seu horário normal de funcionamento (das 10 às 22 horas).

A organização é da Passos Importação e Exportação Ltda. - Feiras, Congressos e Exposições, junto com a Noslen Empreendimentos Ltda. - Feiras, Congressos e Exposições. Seus dirigentes, respectivamente Paulo Passos e Nelson Fúlfaro, explicaram a Informática que "a característica básica do evento é a multiplicação de ofertas num formato compacto e funcional, colocando à disposição do usuário as novidades do setor, reunindo inúmeras lojas e provedores de acesso Internet dentro do objetivo de expor, divulgar, promover e principalmente vender".

Vender, aliás, é a palavra chave do evento - uma feira voltada ao público em geral, às empresas privadas e governamentais e aos futuros usuários da Internet. Ocorrendo poucas semanas após a realização da Fenasoft na capital paulista, permitirá que os lojistas disponham nos estandes dos produtos recém-lançados, com preços atrativos garantidos pelo ambiente de concorrência entre os expositores.

Estão previstos inicialmente 28 módulos de 3x2 m², em "ilhas" de quatro módulos, com possibilidade de agrupamento de vários módulos para uso por um mesmo expositor, explicam os organizadores, citando que uma das vantagens do evento é estar totalmente liberado ao público (não há cobrança de ingressos), integrando-se ao espaço de circulação do próprio shopping. Trata-se aliás de uma parceria que visa desenvolver no local um centro de exposições e feiras, contando com a própria infra-estrutura do shopping (área coberta, amplo estacionamento para os consumidores, instalações adequadas de segurança etc.).

O tema do evento, informática, foi escolhido por não haver ainda nenhuma loja do gênero em funcionamento no shopping, de forma que nenhum lojista ali estabelecido será prejudicado. Por outro lado, a preocupação dos organizadores em investir no consumidor do futuro está fazendo com que eles articulem a participação de escolas da região, com a visita de alunos durante o período da exposição, para que tenham contato maior com as novidades da computação e da Internet.

Experiência – Os dois promotores conhecem bem o mercado santista e regional, e Paulo Passos já realizou mais de 300 eventos do gênero por todo o Brasil, tendo atuado inclusive como diretor da empresa especializada Alcântara Machado. Iniciou, por exemplo, o uso do espaço para feiras e convenções no paulistano Anhembi e nos Centros de Convenções da Bahia e de Pernambuco.

A Passos Importação e Exportação, por outro lado, mantém desde 1993 em Paris o Espaço Brasil/Berly Expo-Paris, um show-room permanente de produtos brasileiros em parceria com o Sebrae e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia), visando o fomento dos negócios entre empresas brasileiras e francesas.