TELECOMUNICAÇÕES
Usuários já não
notam diferença nas novas formas de telefonia
Tecnologia permite uso de
IP e frame-relay no lugar da forma convencional
Em um
teste com usuários especializados em comunicações,
realizado em 3/1999 mas só agora divulgado pelo Grupo de Internet
& Networking da Motorola, a maioria deles não conseguiu perceber
se estava usando uma linha telefônica comum, a telefonia via Protocolo
Internet (IP) ou a tecnologia frame-relay. O teste aconteceu durante
a mostra paulistana Telexpo-99, com um universo de 160 profissionais de
grandes corporações e operadoras de telecomunicações.
Para realizar essa primeira pesquisa
nacional sobre qualidade de voz, a Motorola instalou uma rede no ambiente
de teste, com três aparelhos idênticos, cada um conectado a
uma tecnologia distinta para o transporte do sinal de voz. Para emitir
sua opinião, os entrevistados tiveram de experimentar as três
opções: uma linha de voz convencional, uma rede frame-relay
pública e uma rede IP privada (intranet).
O resultado mostrou que 86% dos usuários
não foram capazes de distinguir a tecnologia empregada na transmissão
de sinal de voz. Deste total, 62% confundiram a tecnologia de voz sobre
frame-relay
com linha convencional e 38% acharam que voz sobre IP se tratava de uma
linha convencional. Apenas 5% foram capazes de identificar a tecnologia
utilizada em todas as opções.
Maturidade – Dany Maron, gerente
de negócios da Motorola ING, comenta que a pesquisa revela a maturidade
da tecnologia de voz sobre pacotes. "No caso de frame-relay, os
usuários se sentem confortáveis como em uma ligação
telefônica comum", afirma Maron. "Isto explica os investimentos realizados
pelas operadoras e por provedores privados na criação de
pacotes de serviços frame-relay. Esta tecnologia se mostra
como alternativa ideal para a eliminação dos custos com ligações
telefônicas de uma empresa", completa.
Outro dado relevante da pesquisa
se refere à evolução da tecnologia de Voz Sobre IP.
Apesar dos usuários ainda perceberem diferenças de qualidade,
como maior metalização da voz, a tecnologia já apresenta
sinais de desenvolvimento. "A discussão importante não é
sobre qual protocolo encapsular voz, mas sim como isso afeta o usuário
e os custos da empresa. Há aplicações para ambas as
tecnologias. Para ambientes de voz corporativa, a Voz Sobre IP ainda exige
um investimento muito maior", explica.
Olimpíada – A empresa
está patrocinando os Jogos Olímpicos de Verão de 1999,
para deficientes mentais, que começa dia 26/6 e prossegue até
o dia 4/7/1999, na Carolina do Norte (EUA). A empresa será responsável
pela implantação da rede de comunicação usada
no evento. O sistema contará com cerca de mil rádios móveis
portáteis de sete canais, operando 800 MHz em sistema trunking,
além de mais de 2 mil pagers e 750 telefones celulares.
Ao todo serão 7 mil atletas,
2 mil técnicos e 40 mil voluntários de 150 países.
A instalação dos equipamentos já está sendo
feita e permitirá comunicação ágil e eficiente
entre a equipe e os voluntários da organização, interligando
toda a área do evento, que inclui três municípios.
Motorola – Especializada em
soluções integradas de comunicação e eletrônica,
a Motorola conta com 1.600 funcionários no Brasil, onde investiu
cerca de US$ 150 milhões desde 1995, principalmente na instalação
de um complexo industrial em Jaguariúna (SP).
Com fábricas de celulares,
pagers, equipamentos iDEN e infra-estrutura celular (estações
rádio-base), o Campus ainda conta com um Centro de Tecnologia de
Semicondutores e uma base da Motorola University, voltada para o treinamento
de funcionários, clientes e fornecedores. A empresa também
atua fortemente na comercialização de semicondutores, rádios
bidirecionais, equipamentos para trabalho em rede, Internet e multimídia,
além de desenvolver outras soluções para os mercados
corporativo e de comunicação pessoal. |