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Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 8/6/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:15:04
TELECOMUNICAÇÕES
Usuários já não notam diferença nas novas formas de telefonia 

Tecnologia permite uso de IP e frame-relay no lugar da forma convencional

Em um teste com usuários especializados em comunicações, realizado em 3/1999 mas só agora divulgado pelo Grupo de Internet & Networking da Motorola, a maioria deles não conseguiu perceber se estava usando uma linha telefônica comum, a telefonia via Protocolo Internet (IP) ou a tecnologia frame-relay. O teste aconteceu durante a mostra paulistana Telexpo-99, com um universo de 160 profissionais de grandes corporações e operadoras de telecomunicações.

Para realizar essa primeira pesquisa nacional sobre qualidade de voz, a Motorola instalou uma rede no ambiente de teste, com três aparelhos idênticos, cada um conectado a uma tecnologia distinta para o transporte do sinal de voz. Para emitir sua opinião, os entrevistados tiveram de experimentar as três opções: uma linha de voz convencional, uma rede frame-relay pública e uma rede IP privada (intranet).

O resultado mostrou que 86% dos usuários não foram capazes de distinguir a tecnologia empregada na transmissão de sinal de voz. Deste total, 62% confundiram a tecnologia de voz sobre frame-relay com linha convencional e 38% acharam que voz sobre IP se tratava de uma linha convencional. Apenas 5% foram capazes de identificar a tecnologia utilizada em todas as opções.

Maturidade – Dany Maron, gerente de negócios da Motorola ING, comenta que a pesquisa revela a maturidade da tecnologia de voz sobre pacotes. "No caso de frame-relay, os usuários se sentem confortáveis como em uma ligação telefônica comum", afirma Maron. "Isto explica os investimentos realizados pelas operadoras e por provedores privados na criação de pacotes de serviços frame-relay. Esta tecnologia se mostra como alternativa ideal para a eliminação dos custos com ligações telefônicas de uma empresa", completa.

Outro dado relevante da pesquisa se refere à evolução da tecnologia de Voz Sobre IP. Apesar dos usuários ainda perceberem diferenças de qualidade, como maior metalização da voz, a tecnologia já apresenta sinais de desenvolvimento. "A discussão importante não é sobre qual protocolo encapsular voz, mas sim como isso afeta o usuário e os custos da empresa. Há aplicações para ambas as tecnologias. Para ambientes de voz corporativa, a Voz Sobre IP ainda exige um investimento muito maior", explica.

Olimpíada – A empresa está patrocinando os Jogos Olímpicos de Verão de 1999, para deficientes mentais, que começa dia 26/6 e prossegue até o dia 4/7/1999, na Carolina do Norte (EUA). A empresa será responsável pela implantação da rede de comunicação usada no evento. O sistema contará com cerca de mil rádios móveis portáteis de sete canais, operando 800 MHz em sistema trunking, além de mais de 2 mil pagers e 750 telefones celulares.

Ao todo serão 7 mil atletas, 2 mil técnicos e 40 mil voluntários de 150 países. A instalação dos equipamentos já está sendo feita e permitirá comunicação ágil e eficiente entre a equipe e os voluntários da organização, interligando toda a área do evento, que inclui três municípios. 

Motorola – Especializada em soluções integradas de comunicação e eletrônica, a Motorola conta com 1.600 funcionários no Brasil, onde investiu cerca de US$ 150 milhões desde 1995, principalmente na instalação de um complexo industrial em Jaguariúna (SP).

Com fábricas de celulares, pagers,  equipamentos iDEN e infra-estrutura celular (estações rádio-base), o Campus ainda conta com um Centro de Tecnologia de Semicondutores e uma base da Motorola University, voltada para o treinamento de funcionários, clientes e fornecedores. A empresa também atua fortemente na comercialização de semicondutores, rádios bidirecionais, equipamentos para trabalho em rede, Internet e multimídia, além de desenvolver outras soluções para os mercados corporativo e de comunicação pessoal.