Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9906avir.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 1/6/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:14:47
INTERNET
Produto intercepta vírus nos servidores Web 

InterScan AppletTrap evita que usuário execute aplicativos contaminados

Um produto que intercepta vírus em applets Java, JavaScripts e objetos ActiveX no gateway Internet, solucionando as questões de performance e gerenciamento, está sendo lançado pela empresa Trend Micro. É o InterScan AppletTrap, que permite aos administradores da rede gerenciarem de forma centralizada a segurança de código de Java, ActiveX e JavaScript a partir de um servidor web proxy, usando um programa inteligente. Ele fornece análise de comportamento em tempo real para applets Java e inclui atualização inteligente que reconhece novas ameaças e automaticamente coloca-as em uma relação de bloco de applets indesejáveis.

Os applets Java, JavaScripts e objetos ActiveX destrutivos, quando descarregados sem conhecimento pelos usuários finais, podem introduzir, apagar ou modificar informações e comprometer a segurança corporativa. Além disso, os applets "bichados" podem comprometer a performance e consumir largura de banda da rede desnecessariamente.

Técnica exclusiva – A técnica da Trend Micro permite que o InterScan AppletTrap seja instalado no nível do servidor web proxy, sem a análise dos applets que ocorrem no desktop, o que minimiza os custos de performance. Enquanto o applet Java está no servidor, o InterScan AppletTrap anexa automaticamente um código especial para cada applet, que instrui as estações de trabalho, dizendo se o comportamento é aceitável ou não. Os applets nocivos são completamente "embalados" para assegurar que os códigos destrutivos não façam estragos. Se um deles for encontrado, o applet "protegido" é fechado, sem afetar o computador de mesa, e nenhum programa é instalado na máquina.

Todas as instruções da política são gerenciadas a partir do servidor. Esta solução inovadora permite fácil instalação, ao mesmo tempo em que utiliza a capacidade da computação distribuída para minimizar a carga do servidor. O resultado é a análise do comportamento em tempo real com um custo mínimo de performance.

Japonesa – Sediada em Tóquio, a Trend Micro Incorporated é especializada no desenvolvimento de antivírus de alta performance baseados em servidores. Mais de 18 milhões de usuários em todo o mundo são protegidos pela tecnologia Trend Micro, sendo adotada por empresas como Intel, Netscape, Lotus Softswitch, Sun Microsystems, WorldTalk, Wingra, Oracle, Hewlett Packard, Control Data Systems e SCO etc. No Brasil, por Prodesp, HSBC Bamerindus, Itaú Seguradora, Banco Itaú, McDonalds, Telepar, entre outras.