Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9906ahlp.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 1/6/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:14:31
REVENDAS
Help Informática chega a Praia Grande 

Empresa está preparada para lidar com o Bug do Milênio

Os usuários de computador de Praia Grande/SP têm nova opção em matéria de programas e equipamentos: a Help Informática, que já atuava em São Vicente há cinco anos, em 5/1999 instalou sua nova filial, na Rua Presidente Kennedy, 1540. Administrada pelo consultor de informática Eder Favero, a empresa já está, como ele explica, preparada para auxiliar os clientes na prevenção do Bug do Milênio e na solução de problemas relacionados a essa falha dos computadores. 

A empresa também vende computadores personalizados conforme as necessidades do cliente: "Nós montamos o computador para facilitar a vida dos usuários mais exigentes - explica -. É um meio do cliente evitar gastos desnecessários com super-computadores".

Segundo Eder, o investimento em Praia Grande é uma prova do crescimento da Help, que pretende oferecer aos usuários dessa cidade "o mesmo serviço de qualidade que a consagrou em São Vicente". A Help trabalha com grande variedade de programas, equipamentos e suprimentos, e oferece o serviço de atualização dos computadores, através da troca de placa-mãe, processador e memórias. O objetivo dessa atualização é evitar que micros com sistemas mais antigos sofram as conseqüências da Falha do Milênio, um problema que vem preocupando principalmente empresários e donos de escritórios. 

Bug – "O Bug hoje é uma realidade mundial. Todos devem estar preparados para o dia 1º de janeiro", alerta o consultor. "As conseqüências são imprevisíveis: os danos podem variar, indo desde a pane em alguns sistemas que trabalham com datas até a paralisia total da empresa".

Eder lembra que bug, na linguagem usada em informática, é um defeito no computador ou nos programas que ele roda. No caso do Bug do Milênio, a falha está na data armazenada no sistema. Quando começaram a ser fabricados os primeiros computadores, os programadores descartavam os dois primeiros dígitos do ano a fim de economizar espaço na então caríssima memória dos equipamentos. Assim, o dia [01/01/1980] era exibido pelo computador como [010180]. Essa simples economia de espaço é a causa do Bug do Milênio.

A zero hora do próximo dia 1º/1/2000 será crucial para o futuro funcionamento dos computadores de todo o mundo. Os sistemas que não estiverem preparados irão considerar apenas os dois últimos dígitos do ano [00], que por representarem um número inferior a [99] levarão o sistema a entender que se trata do ano [1900]. Isso pode causar prejuízos significativos a empresas de todos os portes e mesmo aos usuários domésticos. Entre as tarefas comuns de uma empresa, o Bug do Milênio vai atingir principalmente sistemas que trabalham com folhas de pagamento, contas a pagar e a receber, cobranças etc.