Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9905dvir.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 25/5/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:14:19
VÍRUS
Chernobyl volta a atacar os computadores amanhã (26/5/1999)

CIH já fez grandes estragos na Baixada Santista

Também conhecido como Chernobyl, por ter atacado computadores pela primeira vez em 26 de abril (aniversário do pior desastre nuclear da história, o da usina atômica ucraniana de Chernobyl, em 1986), o vírus CIH tem variantes que atacam todos os meses, sempre no dia 26.

Para prevenir surpresas desagradáveis, que certamente virão amanhã (26/5/1999) para muita gente (no mês passado (4/1999), pelo menos 22 computadores da região (Baixada Santista) foram infectados, segundo relato de apenas uma assistência técnica, a Atec Informática), Aldir Clementi, da Victoria Informática, recomenda muito cuidado aos usuários de Windows 95 e Windows 98 (o CIH não ataca Windows NT). Um dos representantes de vendas do antivírus McAfee ViruSCan, Aldir lembra que é bem mais fácil (e barato) prevenir que remediar.

Criado por Chen Ing-Hou, engenheiro de informática cujas iniciais deram nome ao vírus, o CIH afetou, em sua forma mais agressiva, núcleos de computadores em todo o mundo, tornando inutilizáveis os discos rígidos das máquinas - inclusive os da universidade em que Chen estudou, o Institute of Tecnology, de Taiwan.

“A característica deste vírus não é só reformatar o disco rígido dos computadores afetados. Ele também tenta apagar o BIOS, ou centro do comando do computador”, diz Aldir. Essa última hipótese, no entanto, foi pouco freqüente entre os casos de computadores infectados.

As dicas de Aldir Clementi para enfrentar no dia 26/5/1999 o Chernobyl vão acabar com a paranóia dos usuários do Win95 e do Win98: “Faça um back-up dos dados principais da sua máquina. Como o CIH trava alguns antivírus, utilize um antivírus como o McAfee Viruscan, que checa automaticamente todos os arquivos que entram no seu micro. Por último, mantenha uma rotina mensal de atualização do sistema imunológico de seu computador.”