Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9905dbps.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 25/5/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:14:10
Bips 

Ferramenta – A dica é do leitor Amilcar Brunazo Filho, autor do livro "O que você quer dizer com isso?": já está disponível na Internet o site da Micro$oft, apresentando uma sensacional ferramenta que vai facilitar muito a vida de quem usa os programas de sua homônima sediada em Redmond, nos EUA. Trata-se da CtrlAltDel, uma barra que facilita o acionamento dessas três teclas, permitindo o reinício do sistema (a menos que a famosa falha geral de proteção seja tão grave que trave o teclado também).

Aliás, uma das vantagens do equipamento não citadas pelo site é que ele pode ajudar na prevenção das L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos), que tanto tem atacado os digitadores...

Curso de Moda – Criado e 1997, o curso de extensão Universo da Moda On Line, da Universidade Anhembi Morumbi, já formou 300 alunos pela Internet. Os interessados já podem fazer parte da mais nova turma virtual. O curso se destina a profissionais e estudantes da área que queiram aprender sobre moda e tendências contemporâneas. O site tem vínculos para outros sites de moda, o que faz com que o aluno desenvolva a prática da pesquisa na Web.

O curso é ofertado em três módulos, que o aluno acessa por meio de uma senha e de um login pessoais. As atividades são realizadas em etapas, de acordo com os horários disponíveis do aluno, até a conclusão do curso. O site traz ainda uma extensa bibliografia sobre o tema e um glossário de moda. Os interessados podem obter mais detalhes pelo correio eletrônico ou pelo telefone (011) 821.9020, ramal 226.

O golpe do bug – Registrado pela revista Época, edição do dia 17/5/1999: tem gente se passando por funcionário de uma administradora qualquer de cartões de crédito e telefonando para solicitar dos clientes que informem o número do cartão, para poderem enviar uma etiqueta que o habilite a funcionar após o ano 2000. Com tais números em mãos, fazem compras por telefone e pela Internet.

Aliás, pensando bem, para quê tanto trabalho? É tão fácil conseguir esses números em qualquer balcão de loja, nos carbonos jogados no lixo, usando a indiscrição de colegas e dos próprios usuários... Já não é hora de serem implantados outros mecanismos de segurança nesse sistema?

Nem deve surpreender o leitor se alguém tocar a campainha de sua casa avisando que vai retirar o computador para corrigir os problemas do Y2K dentro de um inédito programa de recall da firma integradora ou fabricante do equipamento...

Aliás, deve surpreender, sim: quem tentar o golpe, com certeza, vai cair do cavalo: alguém consegue imaginar uma empresa de informática, em algum lugar do mundo, assumindo espontaneamente a responsabilidade pela correção desses erros de fabricação? Só mesmo algum malandro mal informado...