TURISMO
Revista multimídia em CD-ROM
começa a ser editada no Guarujá
Praias são o destaque
do projeto, que também será levado a outras cidades
Com o
título "Guarujá Interativo - Volume 1", será lançada
na segunda quinzena de 6/1999 uma revista interativa em CD-ROM sobre esse
município, iniciando uma série de publicações
periódicas que também será desenvolvida em outras
cidades da Baixada Santista e do Litoral Paulista (Peruíbe e São
Vicente poderão ser as próximas).
Com imagens das 13 praias nesta primeira
edição, mais uma ampla gama de informações
sobre a cidade, seu comércio e os serviços disponíveis,
a revista conta com apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá através
de sua secretaria de Turismo, bem como da Associação Comercial
dessa cidade. A distribuição será feita exclusivamente
pelas empresas anunciantes para seus clientes, sendo intenção
dos idealizadores do projeto torná-la uma publicação
bimestral (o segundo volume deverá ser publicado no final de 8/1999.
Dentro do objetivo de mostrar o lado
bonito de cada cidade, pensando principalmente nos turistas - que terão
assim um guia multimídia sobre a cidade -, a cada edição
serão renovados os temas em destaque, explicam os sócios
Mauro de Salles e Silvio Araújo de Alcântara.
Sílvio incluiu entre as imagens
do programa uma que evoca a figura do Dragão Alado, relacionando-a
à forma geográfica das praias: "É impossível
descrever Guarujá sem mencionar a beleza de suas praias, que encantam
a todos que a visitam. A imaginação sempre nos leva a identificar
um réptil na ilha, que nasceu para ser um templo do sol. Mas a verdade
é que, num processo iniciado há cinco milênios, o mar
- em seu movimento incessante - uniu várias ilhas da região,
transformando a cobra e seus filhotes num imenso Dragão Alado, que
resultou nas mais lindas praias do Guarujá."
Projeto – Sons, imagens, vídeos
e textos estão sendo integrados com o uso do programa PowerPoint
pela produtora Discovery Multimídia (e-mail discovry@sto.zaz.com.br
- sem a letra [e]), uma empresa coligada à Discovery Informática,
ambas sediadas no Guarujá. O CD-ROM é previsto para rodar
em computadores PC Pentium com Windows-95 ou configuração
superior, sem a necessidade de qualquer instalação na máquina
do usuário.
A locução está
a cargo do Studio 3ª Onda, de Santos, e a primeira tiragem está
prevista para 5 mil CD-ROMs, pagos com a verba obtida através das
cotas de publicidade. De forma semelhante às páginas amarelas
de uma lista telefônica, os patrocinadores serão divididos
por áreas de interesse, e embora sejam citados inúmeros integrantes
em cada categoria de atividade, os anunciantes contarão com espaço
multimídia próprio para a divulgação de seus
produtos e/ou serviços.
Transportes, telefones úteis
e outras informações de utilidade pública têm
espaço específico nesse projeto, que é o primeiro
de uma série de publicações previstas enfocando outras
cidades (Peruíbe deve ser a próxima a ganhar esse tipo de
publicação multimídia, devido ao interesse demonstrado
pelo comércio local), além do Anuário 2000, previsto
para ser lançado em janeiro de 2000. |