Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9905amae.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 4/5/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:12:52
DATAS
Internet já comemora o Dia das Mães 

Festa grega pela Mãe dos Deuses fixou-se nos EUA como uma data dedicada à paz

Quem foram Julia Ward Howe e Ana Jarvis? Embora o Dia das Mães seja comemorado em muitos países, são poucos os que conhecem sua história, que está sendo resgatada num site especialmente criado. Quadrinhos, receitas, passatempos, presentes e cartões, as histórias contadas pelos internautas, culinária, artigos sobre as atividades das mães, como cuidar dos bebês e escolher seus nomes, astrologia, são apenas alguns dos itens desse site recém colocado na Web, dentro do Projeto Datas da empresa paulista Originet.

Mas, quem foi Julia Howe? Bem, o site conta que na Grécia Antiga, toda primavera (no Hemisfério Norte...) havia uma celebração em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Depois, por volta de 1600, na Inglaterra, começou a ser festejado o Mothering Day, em homenagem às mães. Nessa época, os mais pobres trabalhavam como serventes dos mais ricos, morando na casa dos empregadores porque a maioria das tarefas eram localizadas longe de suas casas. No Mothering Day, porém, os trabalhadores teriam o dia reservado para voltarem a suas casas e passearem junto de usas mães. Nessas datas, era feito um bolo especial, o mothering cake, para fornecer um ar festivo, de confraternização e união. Em 1872, nos Estados Unidos, Julia Ward Howe sugeriu a criação de um dia dedicado à paz. 

E quem foi Ana Jarvis? A página Web explica então que, anos depois, Ana Jarvis, da Filadélfia, iniciou uma campanha para estabelecer o Dia das Mães naquele país, e sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, um segundo domingo do mês de maio. 

"Ana Jarvis e seus apoiadores começaram a escrever aos ministros, jornalistas e políticos, no propósito de estabelecer o Dia das Mães nacional. Sua campanha prosperou e em 1911 o Dia das Mães foi celebrado em quase todos os estados. 

Finalmente, em 1914, o presidente Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano", cita ainda a página, lembrando que essa data é seguida em países como Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália, Bélgica e o Brasil, enquanto outros países adotaram datas diferentes.

Mais uma curiosidade do Site da Mamãe: em inglês, "Feliz Dia das Mães" é dito como "Happy Mother's Day"; em italiano, "Tanti Auguri, Mammina"; em alemão, "Alles Gute Zum Mutter Tag".