JOGOS
Apache Havoc revoluciona
os simuladores de helicóptero
Os fãs
de simuladores de helicópteros já contam com o Enemy Engaged:
Apache Havoc, que começou a ser distribuído em março
no Brasil pela Greenleaf, com
caixa e manual traduzidos para nosso idioma. No exterior, o jogo já
é considerado um dos lançamentos mais importantes de 1999
e um dos melhores do gênero no mundo, conforme título conferido
aos programadores da Razorworks (criadores de Apache, iF-16,
Hind
e Tornado e coligados com a produtora de jogos Empire
Interactive).
É que a Razorworks pesquisou
os concorrentes no mercado e descobriu uma falha significativa nos demais
títulos: os simuladores de helicópteros usam as mesmas plataformas
gráficas desenvolvidas para os simuladores de aviões, deficitárias
na criação de relevos realistas quando o jogador está
voando em baixas altitudes. Este fato pode ser conferido quando um avião
é abatido e, à medida que perde altitude, as belas montanhas
se transformam em pontos gigantescos na tela.
Como helicópteros são
veículos criados especialmente para combates de baixa altitude,
a Razorworks desenvolveu um sistema gráfico que realmente funcionasse,
dando ao jogador a sensação de realismo que não existe
nos outros simuladores. Foi assim que os programadores desenvolveram o
"terreno esculpido".
O processo é bem simples:
ao invés de trabalhar com um número fixo de polígonos
por objeto, a plataforma gráfica de Apache Havoc automaticamente
elimina os polígonos excessivos nas áreas onde o terreno
é plano ou necessita de poucos detalhes e os distribuí em
áreas onde os detalhes são mais importantes. Para exemplificar,
é como se uma árvore localizada a quilômetros de distância
fosse criada com apenas dez polígonos e uma segunda árvore,
localizada a 100 metros, fosse constituída de 300 polígonos.
Assim, a produtora conseguiu criar
um relevo detalhado que permite missões realistas, onde os helicópteros
fazem a diferença: voando na altura das árvores, desviando
de prédios, bombardeando instalações, fazendo sobrevôos
rasantes em leitos e rios. E, o melhor, tudo isso sem sacrificar a velocidade
do jogo.
Refinamento – Para deixar
o ambiente de Apache Havoc ainda mais interessante, todos os cenários
são baseados em localidades verdadeiras e reconstruídos em
3D com precisão. Os mapas do jogo são gigantescos, com aproximadamente
500x500 km! Só para fazer uma comparação, seu concorrente
mais forte tem mapas com apenas 50x50 Km.
O tamanho enorme dos mapas é
justificado pela natureza dinâmica das campanhas de Apache Havoc.
A Razorworks decidiu inovar e desenvolveu um gerador de campanhas que,
ao contrário dos outros simuladores, cria sempre situações
diferentes em cada partida, garantindo que os desafios sejam sempre renovados.
Nesse enorme cenário de guerra,
todos os eventos ocorrem em tempo real. Assim, o jogador pode se escolher
em qual das missões simultâneas quer se engajar, pois pode
acontecer de enquanto um grupo de ataque inicia uma ação
para distrair as forças inimigas, investindo contra um grupo de
blindados, outros helicópteros de seu time partem para cima de instalações
inimigas desprotegidas de infantaria mecanizada.
Em meio a tudo isso, o jogador pode
ainda optar por uma terceira missão, para treinar o uso dos comandos,
como uma rotineira patrulha de reconhecimento do espaço aéreo.
E o próprio desenrolar dos eventos criará automaticamente
novas e diferentes missões, como escoltas, apoio ou reabastecimento,
como numa guerra real.
Mais de 60 tipos de veículos
em terra, mar e ar estão presentes nos cenários de guerra
(mais que em qualquer outro simulador), todos construídos com alto
nível de detalhes (repare no cuidado extremo dos programadores em
recriar os cockpits com alta resolução, cada um é
constituído de aproximadamente 110 mil polígonos). Aliás,
o jogo apresenta dois simuladores em um, pois o jogador pode voar tanto
no AH-64D Apache Longbow como no Mi-28N Havoc-B, cada um com características
próprias, e as missões também são alteradas
conforme a escolha do jogador, para refletir o papel de cada um dos helicópteros
no conflito.
Se os aparelhos possuem até
limpador de pára-brisa acionável, a poderosa plataforma gráfica
permite surpreender o jogador: em poucos instantes, o que era apenas uma
nuvem escura pode se transformar numa grande tempestade de raios.
Outros recursos: vários ângulos
de câmera, níveis de dificuldade para atender desde os principiantes
até os veteranos em simulação, suporte multiplayer
(via conexão serial, modem, LAN e Internet) para até 30 jogadores
participarem de missões inteiras, confrontando-se ou jogando em
modo cooperativo, mapas menores para quem curte ação imediata
em partidas deathmatch, efeitos sonoros de alta qualidade e diálogos
em estéreo.
E, como Apache Havoc apresenta
um sistema de campanhas dinâmico, os jogadores de uma partida multijogador
são sempre considerados elementos ativos na fase, mesmo quando pousam
o helicóptero na base: se alguém permitir que o inimigo o
siga durante o reabastecimento, se tornará alvo fácil e fatalmente
acabará destruído, além de comprometer as posições
de seus aliados.
O programa é compatível
com Windows 95/98, requer Pentium 166 ou superior, 32 MB de RAM, leitor
de CD-ROMs 4x, placa de vídeo compatível com Direct3D (requer
placa aceleradora 3D de 4 MB ou superior), mouse compatível
com Windows, 500 MB livres no HD, placa de som compatível com Direct
Sound e os equipamentos adequados ao uso multijogador. Os produtores recomendam
Pentium 233, 64 Mb de RAM e joystick compatível com DirectImput. |