NOVA OPÇÃO
Comércio pela Internet é
alternativa para desemprego
Custo inicial é mínimo,
e o mercado consumidor tem escala mundial
Roberto Fix Ventura (*)
Colaborador
Tornar-se
proprietário do próprio negócio é o sonho de
muita gente, inclusive de muitos que perderam seu emprego e estão
tendo dificuldade em obter uma nova colocação profissional.
A boa notícia é que tornar-se empresário está
mais fácil do que nunca. Hoje é possível a criação
de um estabelecimento comercial, onde a comercialização de
produtos seja realizada apenas pela Internet, reduzindo o investimento
inicial a até 5% do necessário para a criação
de um similar nos moldes tradicionais.
Um negócio criado para operar
unicamente através das chamadas lojas virtuais, o comércio
eletrônico pela Internet traz grandes vantagens competitivas sobre
um similar do mundo físico. A principal é a redução
de custos e conseqüente redução dos preços ao
consumidor. A venda pela Internet implica em uma redução
do número de intermediários que há entre o fabricante
e o consumidor final, reduzindo também o preço final e oferecendo
produtos quase ao que se chama de preço de fábrica.
Além disso, o comerciante
da Internet não precisa investir em pontos de venda privilegiados
e caros em shopping-centers ou locais de grande movimento e pode
selecionar para a sua sede comercial locais com baixo custo de aluguel,
mão-de-obra e impostos. Há também uma sensível
redução no custo da operação em si, já
que atividades como vendas e cobrança são realizadas através
da loja virtual, a um custo bem mais baixo do que se realizados por equipes
de vendedores.
Giro – O capital de giro investido
em estoque também é significativamente mais baixo do que
em um negócio criado nos moldes tradicionais, já que os produtos
não precisam estar fisicamente em exposição e, em
muitos casos, podem ser encomendados em função dos pedidos
recebidos. Esse fator aumenta em muitas vezes a quantidade e variedade
de itens que podem ser oferecidos ao consumidor.
Casos clássicos de empresas
que operam unicamente pela Internet, como Amazon.com e CDNow, têm
centenas de milhares de itens à disposição para seus
clientes, mas não necessariamente possuem todos os itens em estoque.
A Internet não tem fronteiras
e o novo empresário passa a ter acesso permanente e qualificado
a um mercado que abrange todo o Brasil e o mundo. Já se calcula
em 163 milhões o número de internautas ligados na rede, número
esse que vem crescendo a taxas elevadas. Vale lembrar que o perfil desse
público é altamente qualificado e com alto poder aquisitivo.
No Brasil, três em cada cinco internautas têm rendimento acima
de 20 salários mínimos e 19% acima de 50 salários.
As vendas pela Internet estão
disponíveis para empresas de praticamente todos os setores, incluindo
indústria, comércio, serviços e turismo. Não
apenas empresas que vendem direto ao consumidor (conhecidas como business
to consumer) podem vender pela rede. Empresas que vendem para outras
empresas (business to business) também têm tido grande
sucesso e representado uma grande parcela de todos os negócios gerados
pela rede. Isso se explica pelo fato de hoje uma elevada percentagem das
empresas já estar conectada à Internet.
O novo empresário deve estar
ciente de que o sucesso do seu empreendimento dependerá de uma boa
apresentação de seus produtos e comunicação
com seus clientes, que acontecerão quase que exclusivamente através
da rede. Para isso, não é necessário que ele seja
especialista em Internet, mas é preciso que ele tenha uma parceria
com uma empresa que conheça a linguagem da rede.
Com isso em mente, fica a pergunta:
como montar um negócio de sucesso para a Internet? A forma mais
adequada é procurar empresas especializadas em Comércio Eletrônico
pela Internet. Já existem no mercado empresas que, além de
criar todo o sistema de comércio eletrônico, desde o site
da loja virtual até o sistema de pagamentos, fornecem assessoria
específica para todo o planejamento, desde a conceituação
do negócio, definição do mix de produtos, logística
de estoque e entrega até o planejamento de comunicação
e marketing direto.
(*) Roberto
Fix Ventura é diretor da E-Fix,
empresa sediada na capital paulista, que cria soluções integradas
para o comércio via Internet. |