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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 20/04/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:10:16
TECNOLOGIA DE VOZ
Lançada solução de baixo custo para consultas automatizadas por telefone 

URA produzida pela CTI-Dealer é destinada a empresas de qualquer porte

Empresas interessadas em automatizar o atendimento de consultas via telefone contam agora com uma solução totalmente nacional, desenvolvida pela CTI-Dealer. Trata-se da Mini-URA, uma Unidade de Resposta Audível (URA) de baixo custo, voltada especialmente a corporações comprometidas com a satisfação de seus clientes e que pretendem modernizar seu serviços e aumentar a produtividade.

Destinada a empresas de qualquer porte que oferecem consultas automáticas através do telefone, a Mini-URA faz o atendimento telefônico automático de chamadas 24 horas por dia, solicita a entrada de dados dos clientes e envia, através de voz digitalizada, as informações contidas no banco de dados. Ela fornece, por exemplo, informações de saldo e índices bancários; resultados de exames vestibulares ou notas e freqüência escolar; resultados e marcação de exames ou consultas médicas; posição de faturamento ou notas fiscais, entre outros.

A solução foi criada a partir da necessidade das Associações Comerciais do Interior de São Paulo e homologada pela Associação Comercial de São Paulo para consultas Telecheque. De acordo com Gelson Amadeo, gerente de sistemas da Associação Comercial de São Paulo, "a utilização do produto é indispensável para associações e empresas interessadas em garantir um fluxo eficiente de informações via telefone aos seus clientes".

"A Mini-URA atende perfeitamente o perfil das Associações Comerciais do interior", afirma Amadeo. "Seu grande diferencial é contemplar usuários que não têm volume de consultas nem condições de absorver um investimento de uma URA convencional".

Julio D'Auria, diretor comercial da CTI Dealer, destaca que as URAs convencionais têm custo elevado para a maioria das companhias. "Elas exigem um computador dedicado, oferecem modularidade mínima de quatro em quatro portas de acesso e utilizam placas importadas, com valores baseados no dólar". A grande vantagem da Mini-URA, afirma ele, é que ela foi desenvolvida para usuários de qualquer porte, podendo ser iniciada com apenas uma porta de acesso e depois expandida unitariamente.

Configuração – A Mini-URA pode conter de uma a oito placas atendedoras de chamadas por microcomputador, de acordo com a demanda de ligações simultâneas. As placas são conectadas ao computador através da porta serial, possibilitando o acesso ao banco de dados da empresa, que pode tanto ser interno quanto externo.

Outra vantagem do produto é permitir o uso do computador para outras funções. A solução da CTI Dealer é composta por uma placa atendedora de chamadas telefônicas e por um aplicativo que roda em ambiente Windows 95, Windows 98 ou Windows NT.

A configuração mínima exigida para rodar a Mini-URA é um PC Pentium 166 MHz com 32 MB de memória RAM, drive de 3½, teclado, mouse, monitor VGA e 20 Mb livre no HD. É necessária ainda, para cada placa atendedora, uma linha direta ou ramal. O preço sugerido do produto para o consumidor final é R$ 1.500,00 por ponto de atendimento. Os preços são competitivos, segundo D'Auria, pois o produto é nacional e tem incentivo de ICMS e IPI, não estando sujeito às variações do dólar.

Perfil – Fundada em julho de 1998, a CTI-Dealer atua como prestadora de serviços e distribuidora de produtos de teleinformática para usuários corporativos. Sua linha de produtos e serviços inclui atendedores digitais automáticos, música em retenção digital; correio de voz com atendimento automático; unidade de resposta audível; central de atendimento com transferência simultânea de voz e dados; sistema de fax on demand ou fax broadcast; gravador digital para centrais de atendimento; DAC; pesquisa interativa, auto-marketing, consultoria em telecomunicações e informática.