INFO-MOMO
Carnaval ganha maior apoio das empresas
de informática
Transmissão pela Internet,
patrocínio de blocos e CDs são as novidades deste ano
Desde
domingo, até hoje (16/2/1999), a IBM
está transmitindo o carnaval da Bahia pela Internet, a partir do
camarote do afoxé Filhos de Gandhy, na Barra, das 19 às 4
horas. O destaque da transmissão é o desfile do afoxé,
que está completando 50 anos e a cobertura pode ser acompanhada
através da home-page do cantor Gilberto
Gil, com quem fez parceria. A comunidade virtual StarMedia também
participa das transmissões desde Salvador.
Neste ano, o carnaval soteropolitano
tem características especiais que o destacam dos realizados no resto
do Brasil, pois homenageia os 450 anos da cidade de Salvador, os 50 anos
do afoxé Filhos de Gandhi (nesta quinta-feira,
18/2/1999)
e os 25 anos do Ile-Aiyê, que é considerado o primeiro bloco
afro da Bahia e surgiu em 1º de novembro de 1974. Na Internet, a página
Carnaval
em Salvador tem links para o site oficial do Carnaval-99 da
Empresa
Municipal de Turismo (Emtursa)
e para a da cobertura on-line na Web desse
carnaval.
Entre os avanços tecnológicos
deste ano, há uma câmera instalada em posição
estratégica mostrando imagens estáticas ao vivo do carnaval
na capital baiana, 24 horas ao dia. Uma unidade móvel Internet da
IBM está em ação em todos os circuitos da folia para
exibir, na rede, videoclipes e fotos. Nesta segunda edição
do projeto, centenas de internautas podem acessar a transmissão
simultaneamente, dez vezes mais que no primeiro ano, e há interatividade
ainda maior, com entrevistas de foliões.
Linguagem diferente –
Segundo o Gerente de Mídia da IBM Brasil, Cláudio Zibenberg,
a qualidade de imagem é garantida por uma equipe de filmagem especializada
em transmissão de Internet, que possui uma linguagem diferente da
TV. "Pela primeira vez, é possível contar com uma direção
de imagens direcionada para infra-estrutura de Internet e com imagens trabalhadas
com maior qualidade de digitalização", cita.
Zibenberg explica que, "com
o Carnaval Virtual, a IBM procura mostrar que possui não só
a alta tecnologia de Internet, mas que essa tecnologia pode ser utilizada
para ampliar qualquer negócio, até mesmo o tradicional Afoxé
Filhos de Gandhi".
Segundo ele, com o projeto, a empresa
mostra também que a Internet é uma mídia que está
presente no dia-a-dia dos brasileiros e que permite, através da
interatividade, que qualquer internauta do mundo não só veja
as cenas como também envie comentários através de
e-mail.
A IBM reeditou o projeto pelo sucesso alcançado na transmissão
do carnaval da Bahia em 1998. No carnaval passado, a repercussão
chegou até a países como Japão e Austrália.
Estrutura – Para a realização
do projeto Carnaval Virtual, a IBM Brasil está enviando a Salvador
uma equipe de doze profissionais. Cinco fazem parte da produção
de vídeo, da Workvideo, divididas em duas equipes que estão
filmando paralelamente. Outros quatro profissionais são especialistas
em Internet e três são do grupo de comunicação.
Na transmissão, há
um link dedicado de 128 k ligado a um roteador 2210 IBM fazendo
uma rede IP com um Hub Ethernet 8224 IBM. Estão interligados a esta
rede seis computadores, sendo um para a webcam, utilizada para a
transmissão 24 horas. Os outros micros estão no Cybercafé
do camarote Filhos de Gandhy, todos com acesso a Internet para navegação
e criação de endereços eletrônicos e home-pages
pessoais. Todos os recursos utilizados são de última geração.
A equipe da IBM está utilizando
o Real Player Encoder para digitalização das imagens e posterior
transmissão on-line através de um Netfinity modelo
3500, Pentium II 400, com 256 MB de memória e dois discos
de 9.1 GB. Para acessar as imagens da transmissão, o internauta
precisa ter o RealVideo instalado em sua máquina, que pode ser baixado
através de link do site de Gilberto Gil. Já a recepção
das imagens que são transmitidas durante 24 horas, através
de webcam, dispensa qualquer software.
É o Tchan! – Já
a StarMedia é a patrocinadora
oficial do bloco Bicho da Cara Preta, do grupo É o Tchan", no carnaval
de Salvador. O nome StarMedia está presente no caminhão do
bloco, nos abadás (fantasias usadas para acompanhar o desfile) e
nos leques distribuídos ao público. A empresa também
está presente no camarote de Gilberto Gil, com os computadores IBM
conectados ao site da StarMedia para que os convidados possam navegar na
Internet.
Este ano (1999),
mais profissional do que nunca, o carnaval de Salvador movimenta mais de
R$ 350 milhões em negócios e gera, apenas nos dez dias que
englobam as festividades, cerca de 135 mil empregos temporários,
tornando-se a maior festa de rua do mundo, ao envolver cerca de 2 milhões
de pessoas, inclusive 500 mil turistas que garantem a ocupação
total da rede hoteleira local. O resultado tem sido uma melhor programação
visual em todos os blocos, mais organização, uma festa cada
vez mais bonita e um atendimento melhor a todos os foliões.
Para Índio Brasileiro Guerra
Neto, diretor geral da StarMedia no Brasil, "com menos de um ano de existência,
a StarMedia já conseguiu se estabelecer como a comunidade nº
1 da Internet no Brasil, mas essa é nossa primeira ação
efetiva no Nordeste. Estamos muito felizes por ela acontecer justamente
no Carnaval que comemora os 450 anos de Salvador e, mais ainda, por associar
o nome StarMedia a um grupo de sucesso como o É o Tchan!".
Em seu site, a empresa tem uma área
especial com tudo sobre o Carnaval 99, em dezenas de páginas constantemente
atualizadas, permitindo ainda aos internautas votarem - com resultados
em tempo real - nos favoritos para o desfile das escolas de samba do Rio
de Janeiro. Há também imagens antigas e recentes do Carnaval
e um guia de Salvador.
Veja mais:
Globo
e RealNetworks apresentam a festa ao vivo pela Web |