Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9902bibm.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 9/2/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:07:45
SMART COMMUNITY
Edifícios inteligentes são o tema de palestra da IBM no dia 10 

Nova tendência na construção civil começa a surgir na Baixada Santista

Da mesma forma que já é difícil comercializar um apartamento sem fiação telefônica em todas as dependências, uma nova tendência vem ganhando força na construção civil, a dos chamados edifícios inteligentes, em que além das plantas elétrica e hidráulica também são feitos os projetos de redes telemáticas (palavra que casa telecomunicações com informática). Para mostrar os mais recentes avanços no setor, o especialista Victor Goldstein, da IBM, proferirá palestra dia 10/2/1999, às 16 horas, no auditório da Prodesan (Praça dos Expedicionários,10) - inscrições antecipadas (gratuitas) pelo telefone 235.4245, ramal 120, com Sra. Lenita, ou pelo e-mail.

O evento, organizado pela Prodesan, IBM e Enterdata Informática (representante autorizado da IBM na Baixada Santista), tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santos e de Informática. Na oportunidade, será mostrada a importância dos novos projetos de construção civil já incluírem ao menos o cabeamento básico adequado para a transmissão de dados, atendendo às novas necessidades dos usuários da edificação, como o acesso à Internet, uso de centrais de segurança, videocâmeras, controle de acesso, sensores de diversos tipos (contra incêndio, por exemplo).

Mais do que apenas oferecer o cabeamento, o projeto da edificação pode agregar valor ao produto, oferecendo aos compradores dos apartamentos ou conjuntos de escritórios (ou hotéis, flats, clubes etc.) o acesso a uma verdadeira comunidade virtual inteligente, com centrais de vídeo, fax, impressão e escaneamento, serviços delivery (supermercado, farmácia, plantão médico), controle por videocâmeras das instalações comuns do prédio, acesso à Internet em alta velocidade e até mesmo sem discagem (da mesma forma como é feito com a televisão a cabo) e toda uma gama de serviços que já começa a ser criada para atender a essas novas necessidades dos usuários.