EM REDE
Pesquisa mostra as atividades preferidas
dos internautas na Web
Eles querem abolir a ida ao
banco, mas não à padaria
Com o
objetivo de avaliar até que ponto os internautas estão dispostos
a abrir mão de certos prazeres em nome da agilidade da Web, a revista
Internet.br
realizou uma pesquisa com 257 internautas de 21 estados brasileiros e até
do exterior, entre os dias 23/12/1998 e 7/1/1999. O resultado demonstrou
que muitos dos serviços desejados pelo cidadão internauta
estão próximos de sua casa, mas, ainda assim, a maioria prefere
fazê-los pela rede, embora nem todos: eles ainda preferem se deslocar
até a padaria para comprar pão, por exemplo.
Entre os desejos mais citados na
pesquisa estão jamais ter de ir novamente a uma agência bancária
e usar as facilidades da Internet para fazer todas as transações
financeiras; usar a interatividade da rede mundial de computadores para
fazer cursos ou estudar; ter informações diretas sobre o
trânsito, com rotas alternativas; trabalhar em casa, completamente
plugados a seus antigos espaços de trabalho; acabar com a burocracia
na renovação e tirada de documentos e, por fim, fazer (quase)
tudo pela Internet, contanto que ela ofereça mais segurança.
A pesquisa avaliou ainda o limite
entre a necessidade do cidadão internauta fazer as coisas pela rede
de computadores e seu prazer de fazê-las pessoalmente. Enquanto 89,8%
dos pesquisados se interessam em declarar seu Imposto de Renda pela Web,
dispensando a burocracia da Receita Federal e seus formulários,
só 14% estariam dispostos a abrir mão do prazer de comprar
pão diretamente na padaria, passando a fazê-lo perla Internet.
Por outro lado, 80,3% gostariam de poder votar pela Internet, um sonho
ainda impossível, e 64,5% não abrem mão da Internet
na hora de comprar ingressos para cinema e teatro. E apenas 22,1% dos entrevistados
se mostraram interessados em realizar reuniões de condomínio
via Web.
Perfil – Dos 257 entrevistados,
81% são do sexo masculino, 47% consideram seus conhecimentos sobre
a Web avançados e 46% medianos, 72% possuem cartão de crédito,
58% já realizaram compras pela Internet, 32% ainda não fizeram
uso do comércio eletrônico mas pretendem fazê-lo em
breve.
A pesquisa, que contou com a ajuda
do Laboratório de Pesquisas Mercadológicas da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será publicada na edição
de fevereiro da revista, que chega às bancas a partir do dia 8/2/1999. |