NEGÓCIOS
Intranets mostram o crescimento
da tecnologia Internet nas empresas
Transação por
telefone pode não ser cara, mas via Internet é muito mais
barata
Valter Hiroshi Ide (*)
Colaborador
Quando
a Internet surgiu no Brasil, há cerca de quatro anos, poucas pessoas
sabiam o que era a grande rede e nem imaginavam qual seria seu potencial
de crescimento. E o que diríamos então das intranets? Ainda
hoje, existem usuários que desconhecem essa tecnologia. A intranet
é, na verdade, uma rede que interliga os vários equipamentos
da corporação, como clientes PC, servidores PC, clientes
Macintosh, estações Unix RISC, servidores Unix-RISC e impressoras
de rede. Uma de suas principais vantagens é utilizar a tecnologia
da Internet - por exemplo, os protocolos TCP/IP, http e e-mail -,
que já é bastante conhecida e não tem nada de proprietária.
Mesmo sendo uma rede heterogênea,
composta por PCs, Macs e Unix, a Internet conseguiu fazer com que os usuários
se comunicassem através de diversos protocolos. Esses protocolos
são pré-requisitos para se ter uma intranet. Com isso, podemos
colocar mais informações nas mãos dos funcionários,
de modo mais rápido, e deixar de lado toda a burocracia que existia
para se fazer uma requisição de documentos, bastando apenas
ter um servidor para disponibilizá-los e clientes para visualizá-los.
Mas a intranet não se resume
a disponibilizar documentos e listas de ramais: os grupos de desenvolvimentos
das empresas também a utilizam para criar novos serviços
e ferramentas. A partir do momento em que estas ferramentas podem ser acessadas
pelos distribuidores e parceiros, temos uma extranet. Ou seja, as ferramentas
e os documentos, antes limitados ao acesso interno, podem agora ser acessados
de modo controlado por pessoas de fora da empresa. Isto permite economia
de tempo e dinheiro nas transações até então
realizadas por fax ou telefone.
Menor custo – Podemos até
pensar que uma transação via telefone ou fax não é
cara. Mas, através da Internet, é muito mais barata. Estudos
feitos pela consultoria Bozz-Allen & Hamilton em 1996 mostram que uma
operação bancária no balcão, feita no início
da implantação dos bancos, custava aproximadamente US$ 1.08.
Esta mesma operação, quando implantada no sistema de serviço
telefônico, passou a custar US$ 0.54. Com a utilização
de softwares para PCs, o custo caiu para US$ 0.26. E finalmente, a partir
da Internet, o custo ficou em US$ 0.13, ou seja, uma economia de até
800%!
Atualmente, documentos confidenciais
podem trafegar de modo seguro pela rede pública com a utilização
de softwares de criptografia. Existem softwares firewall
para bloquear os acessos indevidos nas intranets e, também, para
criptografar a comunicação entre duas redes protegidas por
firewalls
ou entre a intranet e máquinas PCs isoladas na Internet, criando
assim uma Rede Privada Virtual (VPN - Virtual Private Network),
uma extensão da sua intranet ou até uma extranet. Os serviços
da intranet podem restringir os acessos por vários métodos,
incluindo autenticação de usuários, certificação,
protocolos seguros e firewalls.
Como criar – Implantar uma
intranet envolve as seguintes fases: analisar como a intranet poderá
ajudar a alcançar as metas; selecionar as necessidades de negócios
e aplicações; analisar a infra-estrutura do seu sistema e
projetá-la para suportar as aplicações selecionadas;
planejar o desenvolvimento da intranet e dividi-lo em fases; construir
um time de suporte para implementar e desenvolver; expandir a intranet
na corporação; e gerenciar as pesquisas de utilização.
As intranets são construídas
a partir de protocolos abertos e padronizados, portanto não amarram
o usuário a soluções proprietárias. Esta flexibilidade
faz que haja u ma interoperabilidade com outras aplicações
e propicia um investimento ser mais durável. E não faltam
vantagens: os serviços da intranet são relativamente baratos
para se desenvolver, gerenciar e manter, acarretando um baixo custo de
propriedade. As aplicações utilizam os componentes de rede
já instalados e geralmente requerem um mínimo aumento na
sua infra-estrutura. A interface de usuário é única:
o software cliente, browser como o Netscape, provê
uma interface comum, intuitiva e padronizada para todas as aplicações
de intranet e os usuários requerem um treinamento mínimo.
Além disso, os serviços
da intranet são acessados via TCP/IP por qualquer usuário
autorizado na rede, independentemente de sua localização
geográfica e da plataforma e sistema operacional que esteja utilizando.
Os serviços da intranet podem interagir com os bancos de dados,
data
warehouse e arquivos de dados departamentais a partir de uma simples
consulta para transações complexas e podem ser escalados
conforme suas necessidades e sua base crescerem. As intranets oferecem
ainda uma grande variedade de formatos de informações, incluindo
textos, desenhos, sons e imagens.
Com a intranet, não há
necessidade de se ter clientes potentes, mas sim servidores com alto poder
de processamento. Sendo assim, que tal pensarmos um pouco em network
clients? E se as aplicações forem escritas numa linguagem
universal para todas as plataformas da intranet, não precisaremos
de diferentes versões do mesmo software. Que tal pensar em
Java? As empresas atualmente têm preferido utilizar a Internet para
se comunicar com seus parceiros e até mesmo conhecer seus concorrentes.
Se elas estão se familiarizando com a Internet, por que não
trazê-la para dentro da empresa?
(*) Valter
Hiroshi Ide é engenheiro de sistemas da Sun Microsystems do Brasil. |