Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9902abar.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 9/2/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:06:32
SCANNER
MinyScan facilita pagamentos de contas via Internet Banking

Novo leitor de código de barras já vem com algoritmo padrão Febraban

Está chegando ao mercado um equipamento que se tornará indispensável para empresas e pessoas que usam intensivamente os serviços bancários via Internet (Internet banking) e/ou tipo home office. É o MinyScan, leitor manual de código de barras tipo fenda, que confere velocidade, precisão e praticidade no pagamento de contas através de computador. Basta que o usuário passe o código de barras dos boletos ou das contas de serviços pelo scanner para que o software da instituição bancária registre e faça o pagamento, eliminando os erros e a demora da digitação manual. O produto, fabricado pela CIS Eletrônica, já vem com algoritmo padrão Febraban, o que garante sua utilização em qualquer banco. Ele está homologado e estará em uso inicialmente nos serviços via Internet dos bancos Bradesco, Itaú, Cidade e Bank Boston.

Leve e compacto, o MinyScan é simples de instalar e operar, bastando conectá-lo à saída de teclado ou à interface RS-232 de um microcomputador IBM/PC. Não necessita de quaisquer softwares, drivers e nem mesmo de fontes de energia externas, pois utiliza a própria fonte de energia do teclado e é configurado simplesmente passando-se em sua fenda os cartões de programação que acompanham o produto ou ainda cartões especialmente desenvolvidos pelos bancos que operam serviços de Internet.

Confiabilidade – Segundo os fabricantes, o MinyScan é também bastante rápido e confiável, possuindo um sensor de alta tecnologia que permite a leitura bidirecional através da reflexão de seu feixe de luz, mesmo quando o código de barras apresenta pequenas falhas. Ele é ainda bastante robusto, não possuindo peças móveis que sofrem desgaste por atrito. Seu preço sugerido para usuário final é de R$ 140,00, podendo ser encontrado nas principais lojas de informática e magazines.

A CIS Eletrônica iniciou suas atividades em 1984 como fabricante de leitores de cartões magnéticos, que passou a fornecer principalmente via OEM (sistema em que grandes clientes compram o equipamento e o comercializam com suas próprias marcas). A empresa firmou parcerias tecnológicas com empresas internacionais como Nippondenso, do Grupo Toyota, e a britânica Rochford Thompson. Dentro da linha de produtos da CIS estão também leitores/gravadores de smart cards e de cartões magnéticos, leitores de CMC-7 e de código de barras, entre outros, que são exportados para Inglaterra, EUA, Chile e Argentina.