Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901dbps.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 26/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:06:15
Bips 

Nova greve – Na contramão da greve realizada pelos internautas no dia 13, está sendo articulada uma nova greve para breve, desta vez bem movimentada, pois visa congestionar todo o sistema da Internet no Brasil. A informação foi publicada no site Bluebus no dia 21/1/1999 (coloque a palavra [greve] no campo Busca para encontrar a notícia), e não há data para a realização desse evento. A informação está sendo, mais uma vez, transmitida por redes de mensagens eletrônicas, e foi repassada a Informática pelo leitor Marco Antonio Geraigire.

Fakes –  Um vírus que a IBM descobriu e a Microsoft afirma ser impossível de ser detectado (deve ser a piada do ano: se não pode ser detectado, como é que foi?). Uma menina com câncer no hospital Albert Einstein (o hospital existe na Universidade Yeshiva, nos Estados Unidos, e pode ser visto na Internet, e o médico citado também, mas a menina não, já verificamos). São só alguns dos exemplos das mensagens falsas (chamadas fakes) que estão circulando pelas redes de correio eletrônico, e que Informática constantemente recebe. Se o leitor receber uma dessas, please, mande direto para o lixo!

Há também uma petição circulando na rede de correio eletrônico para que o governo do Afeganistão, hoje controlado pela milícia do Taliban, cesse a política de maus-tratos às mulheres. O circuito foi iniciado por Melissa Buckheit, da Brandeis University/EUA e traduzido por Glória Elisa B Pires von Buettner. Essa, vale a pena assinar e passar adiante. Aliás, o tema - embora raro nas publicações - já foi enfocado por Informática na edição de 28/7/1998, destacando o belo ensaio fotográfico do Detroit Free Press, um artigo do Pacific News Service e o texto sobre a opressão feminina naquele país divulgado pelo MoreHouse College, de Atlanta, estado norte-americano de Georgia.

Micro AG – Em meio à turbulência por que passa o mercado de informática no Brasil, completar um ano de atividades na revenda de produtos já é uma façanha, haja visto a quantidade de concorrentes que não conseguem se manter no negócio sequer por seis meses. E esse feito foi conseguido pela MicroAG Informática, que no dia 16/1/1999 completou um ano de atividades na Rua Machado de Assis, 34/loja 40, no Boqueirão. 

Como dizem os sócios Sérgio, Carmen, Aclemir e Miriam, isso reforça "assim um compromisso nosso com a Baixada Santista de um trabalho sério, tendo a certeza de que isto realmente aconteceu, pois em um ano conturbado, cheio de crises externas e internas, eleições, nós vencemos, contrariando muitos que duvidaram do nosso sucesso"...

Fim da Hayes – Em contraponto, a companhia norte-americana Hayes teve sua liquidação solicitada por um grupo de bancos credores liderados pelo NationsCredit, e iniciou a venda de seus ativos para o encerramento das atividades nos Estados Unidos. Já as instalações européias da Hayes continuam em plena atividade. A empresa foi, há vinte anos, a que lançou o primeiro modem no mundo. 

No Brasil, seu desaparecimento não deverá afetar os consumidores de seus produtos, pois a parceira nacional Trellis está assegurando toda a assistência técnica e demais garantias aos produtos dessa marca. Segundo a Trellis, que distribuía os produtos Hayes desde julho de 1997, o desaparecimento da empresa norte-americana tem impacto mínimo, pois a Hayes já estava em processo de concordata desde setembro de 1998.

A Hayes está baseada em Norcross, no estado norte-americano da Georgia, possuindo duas fábricas internacionais e distribuição em mais de 45 países de extensa linha de fax/modems. A Hayes também desenvolveu uma completa linha de servidores de acesso remoto, produtos para cable modem e tecnologia ADSL que beneficia comunicações telefônicas. Com capital aberto, registrava faturamento anual médio de US$ 270 milhões.