Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901bzaz.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 12/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:05:29
ENSINO
Trend e ZAZ lançam projeto Escola 24 Horas 

Objetivo é levar a escola à casa do aluno, usando a informática

Em parceria com o provedor ZAZ de acesso à Internet, a Trend Tecnologia Educacional está lançando o Projeto Escola 24 Horas, um modelo de escola do futuro em que alunos, professores e pais vão interagir a qualquer hora, sem limitações de espaço e tempo. O projeto se inicia neste ano letivo (1999), com escolas como os colégios Aquarius, Benjamim Constant e Instituto dos Anjos, na capital paulista, e Integral, em Salvador.

Trata-se de um novo conceito de educação que estende a presença da escola à casa do aluno, através do uso intensivo dos recursos da informática, principalmente a Internet, de modo que escola-aluno-família façam parte de um novo espaço escolar. Ele surge no momento em que a nova Lei de Diretrizes e Bases cria condições ideais para que a escola amplie seus horizontes e elimine as limitações físicas da sala de aula.

Como parte do projeto pedagógico, a Escola 24 Horas oferece produtos e serviços aos professores, alunos e pais, para maior utilização dos recursos pedagógicos. Eles recebem computadores em casa em condições exclusivas de pagamento, de onde vão acessar a Internet para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos escolares de forma orientada.

Materiais – Na Escola 24 Horas, alunos e professores dispõem de correio eletrônico, chats temáticos, listas de discussão, fóruns e da WWW. Os alunos recebem ainda um CD-ROM com atividades que complementam o trabalho de sala de aula. O CD do Aluno, que contou com apoio técnico da Intel, foi criado por uma equipe multidisciplinar para que os alunos possam rever os conteúdos das aulas em casa.

Já o material didático do professor, além de CD-ROM, é composto também por fichas com sugestões de atividades, com indicação de uso da informática nas diversas disciplinas. Os professores contam ainda com o apoio de profissionais da Trend para treinamento e atualização constante na aplicação das novas tecnologias.

Relação – No projeto, a escola amplia sua relação com a família através de instrumentos de comunicação mais compatíveis com o mundo de hoje. Circulares, avisos e comunicados passam a ser enviados exclusivamente por e-mail para os pais, oferecendo-lhes, também, acesso on-line para acompanhamento do desempenho acadêmico dos filhos. Através da Internet e de programas especialmente desenvolvidos, eles consultam notas, freqüência e outras atividades extracurriculares.

A comunicação com os professores também pode ser direta, via e-mail, ou através de reuniões realizadas por videoconferências. Na Escola 24 Horas, pais também têm endereço eletrônico pessoal, hospedagem de sites e cursos de utilização da rede.
Assim, a Escola 24 Horas pretende ser um espaço moderno, dinâmico, que favoreça uma nova forma de aprender e ensinar, e possibilite um atendimento permanente e integral à família, estimulando uma participação maior dos pais na educação dos filhos.

Empresas – Para que o projeto fosse possível em âmbito nacional, o provedor de acesso precisaria ser capaz de cobrir todo o território brasileiro, daí a escolha do ZAZ. Os colégios que participam do Escola 24 Horas estão ligados à Internet em tempo integral, através de linha privada (LP) para conexão direta com o provedor. Já os pais, alunos e professores têm acesso ao ZAZ através de linha discada, podendo usufruir de todos os serviços normais do provedor, além dos relacionados a este projeto. Na página do ZAZ há um link direto com a home-page da Trend, através de seu provedor Trendnet, onde ficam hospedadas as home-pages das escolas e os conteúdos educacionais.

Criada há oito anos, a Trend foi a primeira empresa nacional a implantar projetos globais de informática aplicada à educação. Presente em 18 estados brasileiros, atua hoje em mais de 300 escolas, sendo pioneira no uso de softwares educacionais como o Logo, no uso da Internet de forma educativa com as Aventuras Educacionais, no lançamento do projeto Educação na Aventura, com a família Schürmann e na tradução e distribuição no Brasil do software de autoria Hyperstudio.