MODEM A CABO
Definidas as regras para a entrada
das TVs a cabo no mercado de Internet
Abranet quer evitar cartéis
entre provedores e operadoras de TV por assinatura
Já
estão definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) as regras para os testes de acesso à Internet por meio
das operadoras brasileiras de televisão a cabo. A entidade abriu
uma consulta pública em outubro passado, a pedido das operadoras
de televisão. As principais empresas e associações
ligadas à área se manifestaram oficialmente. A Associação
Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações
da Rede Internet (Abranet) sugeriu que todos os provedores de acesso pudessem
disponibilizar seus serviços via modem a cabo (cable modem),
juntamente com as operadoras de televisão.
O período de consulta pública
acabou em 12/1998 e os testes estão sendo iniciados agora. A Abranet
se posicionou para evitar a possível ocorrência de cartéis,
formados por provedores pertencentes a grupos de telecomunicações,
que excluiriam de uma livre concorrência provedores de pequeno porte
ou não ligados às TVs. "Os testes serão realizados
de uma maneira democrática. Sairão favorecidos os provedores,
por oferecerem um serviço de melhor qualidade; as operadoras de
TV a cabo, por agregarem outro serviço ao seu produto; e o usuário
final, por conseguir um serviço mais rápido e barato", disse
o diretor-presidente da Abranet, António Tavares.
Os testes durarão seis meses
e, a partir de então, o serviço estará regulamentado.
"Cada operadora de TV poderá disponibilizar o acesso via cable modem
para até três provedores nesse primeiro momento", diz o diretor
vice-presidente da Abranet, Álvaro Marques. "Depois desse período,
todos os provedores poderão utilizar a estrutura das empresas de
TV para oferecerem seus serviços. Cada provedor escolherá
a operadora que lhe proporcionar maiores vantagens. Com isso, o usuário
final sairá ganhando".
Perfil – A Abranet
foi fundada em dezembro de 1996, com 58 provedores filiados. Atualmente,
mais de cem empresas estão associadas à entidade, que fornece
apoio à implantação de provedores de acesso, serviços
e informações, buscando o desenvolvimento da Internet no
Brasil. A Abranet também lançou a campanha "Pornografia Infantil
N@o" em parceria com o Ministério Público, recebendo denúncias
de pedofilia via correio
eletrônico. |