Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901bcni.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 19/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:04:49
CNI
ImpSat desenvolve rede de telecomunicações para a Confederação Nacional da Indústria 

Infovia interligará 98 pontos espalhados pelo Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) escolheu a ImpSat - empresa prestadora de serviços de valor agregado para a área de telecomunicação empresarial - para a implantação de uma infovia que interligará 98 pontos da organização em todo o Brasil. As 27 entidades afiliadas, entre elas, a Fiesp, Sesc, Sesi e Senai, transmitirão - via satélite e também através de sinais de rádio - voz, dados, videoconferência e imagens, além de se conectarem à Internet. 

"A infovia garantirá maior qualidade e confiabilidade na transmissão de informações entre as federações que integram a CNI", diz o presidente da organização, senador Fernando Bezerra. O projeto, que começa a ser implantado em 1/1999, envolve investimentos da ordem de R$ 46 milhões, divididos em cinco anos.

A infovia é uma rede privada que interconectará todas as federações do sistema CNI. Através de satélites e de enlaces terrestres, a comunicação entre elas ganhará agilidade, rapidez e alta disponibilidade. De acordo com o senador, a infovia propiciará, além dos benefícios operacionais, "maior qualidade dos serviços oferecidos pela entidade, proporcionando um melhor atendimento à comunidade empresarial, aumento da visibilidade do Sistema CNI e melhores condições para desenvolvimento de trabalhos conjuntos".

A infovia utilizará a rede Demand Assigned Multiple Access (DAMA), tecnologia que permite o acesso múltiplo por atribuição de demanda, ou seja, os canais de comunicação são determinados de acordo com a demanda de tráfego das estações de trabalho. "Com esta tecnologia, a CNI vai dispor da mais moderna rede de comunicação via satélite atual em malha total", diz Daniel Hourquescos, presidente da ImpSat Brasil.

A rede interligará mais de 10 mil computadores e 20 mil usuários, atingindo 164 entidades em 70 municípios, além de cobrir outras 800 cidades pela rede de telefonia, dados e fax.

Perfil – Com faturamento de US$ 160 milhões em 1997, a ImpSat oferece serviços integrados de telecomunicações e possui conexões em 17 países. Usa seis satélites, rede de microondas digitais de quase cinco mil quilômetros, circuitos em cabos submarinos internacionais e possui mais de cinco mil estações terrestres remotas que conectam seus clientes em toda a América Latina. 

Atuando no Brasil desde 1996, ela foi uma das primeiras companhias a ter conseguido a outorga da Anatel para exploração de serviços limitados especializados baseados na comunicação de voz e dados para redes corporativas.