Bips
Domínios – A tendência
de aplicar o sufixo [*.COM] aos endereços Web pode trazer muitas
surpresas aos internautas. Embora sejam os que mais encontramos na Internet,
os sites comerciais não são os únicos, e isso provoca
curiosos casos de homonímia. O endereço da Casa Branca, onde
trabalha o presidente dos Estados Unidos, tem sufixo [*.GOV], enquanto
o site eqüivalente com final [*.COM] resulta em páginas de
sexo explícito. No Brasil, o internauta que errar o endereço
da Associação Brasileira
das Empresas de Software (Abes)
- que, como organização, usa o sufixo [*.ORG] - e digitar
http://www.abes.com.br
(afinal, ela é composta por empresas comerciais, não é?)
vai encontrar o grupo musical Treze, que já deixa bem claro nas
páginas iniciais: "Não gostou? Então cai fora!".
Boas festas – Registramos
e retribuímos, além das mensagens citadas nas duas edições
anteriores, as enviadas por Ary Fernandes Leal Filho e pela Epson Brasil.
Discos – Com o apoio do Museu
da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS) e dos próprios usuários
do programa Discography, está sendo criado o Catálogo dos
Discos de Intérpretes Brasileiros, que já tem 20 mil discos
cadastrados e espera atingir 100 mil até junho. Para isso, estão
sendo informatizadas as discotecas de vários pesquisadores, críticos
musicais e colecionadores de discos de MPB, além das próprias
gravadoras.
Os internautas podem obter uma cópia
demo do programa de cadastramento para testes no
site. Adquirindo depois o programa, além de poderem cadastrar
seus discos no mais completo programa disponível no mercado, os
usuários terão direito gratuitamente ao catálogo,
quando o trabalho estiver concluído. O programa será oferecido
gratuitamente a entidades culturais ligadas à música, pesquisadores
ou colecionadores de discos de MPB que venham a se integrar ao projeto.
Os autores solicitam ainda que os
usuários lhes enviem uma cópia de seus cadastros de discos,
pois dispõem de um programa que lê as informações,
selecionando os discos que não estão repetidos e fazendo
várias verificações, permitindo acelerar a confecção
do catálogo. O programa foi idealizado pelo pesquisador musical
Sílvio Júlio Ribeiro (telefone 021/751.4325) e desenvolvido
pelos analistas de sistemas José Mauro Abrahão e Ana Lima,
sendo compatível com Windows-95. Quem possuir scanner poderá
inclusive digitalizar e incorporar ao banco de dados a imagem da capa do
disco. Uma próxima versão poderá permitir que o usuário
agregue ao catálogo as partituras das músicas, digitalizadas
com uso de scanner.
Sílvio calcula que, desde
as primeiras bolachonas de 78 rotações editadas no
País a partir de 1902, já tenham sido gravados no Brasil
pelo menos um milhão de títulos, incluindo fitas cassete
e CDs.
Consumidor – Outro Júlio
Ribeiro, mas morador na capital paulista, idealizou o Site
do Consumidor, um espaço que o consumidor brasileiro ganha para
fazer suas críticas, reclamações, elogios ou perguntas
referentes a uma empresa, produto ou serviço. O site se oferece
gratuitamente como mensageiro para que as informações deixadas
no site Web cheguem até a empresa alvo da mensagem.
"A tendência é de que
em pouco tempo as pessoas possam utilizar esse website como referência
de pesquisa antes de comprar qualquer produto", destaca o Júlio
paulista, explicando: "Todas as mensagens deixadas no website são
de responsabilidade exclusiva das pessoas que as fornecem. Nossa equipe
retrata fielmente a palavra do consumidor e se o usuário preferir
podemos entrar em contato com as empresas para tentarmos solucionar os
problemas gratuitamente". O consultor de informática acrescenta:
"Nosso objetivo é disponibilizar um espaço para que de um
lado os consumidores possam deixar a sua mensagem, seja ela reclamação
ou não, e do outro as empresas possam analisar essas informações
e tomar as decisões necessárias para manter a qualidade dos
seus produtos e serviços".
O site inclui espaços para
as principais novidades tecnológicas e promoções,
um guia de empresas dividido por ramo de atividade, ofertas de empregos
e automóveis e um espaço de anúncios gratuitos de
campanhas beneficentes, no auxílio de pessoas carentes, associações
e pessoas desaparecidas.
Avon chama – A Avon Cosméticos
abriu seu site nacional - antes disponível
apenas para profissionais de beleza - a todo o público, com mais
informações sobre a empresa no Brasil e no mundo. Por esse
endereço, é possível conhecer os laboratórios
situados em Suffern, na sede norte-americana da companhia, solicitar uma
das 500 mil revendedoras autônomas no Brasil (que atendem em média
14 milhões de consumidores a cada 19 dias) ou mesmo contatar o Serviço
de Atendimento ao Consumidor Avon.
Bolsas Itaú –
Entidade sem fins lucrativos, voltada para a documentação
e promoção da cultura brasileira, o Itaú Cultural
está lançando um programa de bolsas pioneiro na área
de multimídia. Percebendo a carência de roteiristas nesse
setor - em qualquer suporte, seja CD-ROM, Internet ou DVD -, criou um programa
que abrigará, neste ano, dez bolsistas, que desenvolverão
projetos multimídia, contando com sua infra-estrutura instalada
em São Paulo, o Laboratório de Novas Mídias de seu
prédio da Avenida Paulista, 149.
Os profissionais contratados farão
aplicativos para atender a demanda da rede Itaú Cultural (obras
de referência, quiosques multimídia para exposições
itinerantes etc.). O laboratório sediará, durante todo este
ano (1999), uma série de encontros
de trabalho com convidados nacionais e estrangeiros. Os detalhes estão
na página Rumos.
Anatel – Já está
no ar o site da Agência Nacional
de Telecomunicações (Anatel),
reformulado pela empresa Medialab (especializada em intranets e soluções
de negócios e comércio eletrônico na Internet). Após
três meses de desenvolvimento, a Medialab apresentou um site com
uma estrutura de páginas dinâmicas, desenvolvida a partir
da tecnologia ASP da Microsoft.
O site funciona como fórum
para o setor e como meio de divulgação de notícias,
documentos e informações em geral, permitindo ao internauta
copiar todos os documentos publicados pela Anatel (seu banco de dados conta
com mais de onze mil documentos, inclusive os relacionados a todas as etapas
da privatização do setor no Brasil). Algumas áreas
do site, entretanto, são destinadas à veiculação
de orientações específicas para as concessionárias
de telefonia e serviços, que circularão protegidas por protocolos
de segurança e criptografia, sendo armazenadas em área de
acesso restrito de um servidor seguro.
Veículos – A Dialdata
Internet Systems colocou na Web um guia especial para quem quer comprar,
vender ou apenas consultar o preço dos principais veículos
automotivos. Clicando na página Tabela,
o internauta pode encontrar, gratuitamente, preços de carros, motos,
acessórios, serviços e até mesmo de caminhões
- novos e usados, com opções desde a década de 70,
incluindo veículos nacionais e importados e por tipo de combustível.
O site é atualizado semanalmente de acordo com os principais indicadores
de mercado. Há também um vínculo que imprime a página
sem a necessidade de selecionar o texto.
Fox Kids – Também
já está no ar o website brasileiro Fox
Kids Network, compromissado em oferecer às crianças uma
experiência interativa com o canal de televisão Fox Kids.
Usando a tecnologia Macromedia New Flash 3, que permite efeitos especiais
inusitados e grandes animações, o site permite aos internautas
navegarem pelo Cyber City, onde cada destino é baseado em personagens
e programas daquele canal de televisão, além de atrações
especiais, como jogos interativos, downloads gratuitos, informações
sobre os bastidores das séries e a programação de
exibições, entre outras novidades.
O site também promoverá
competições entre seus visitantes, com o lançamento
de concursos de conhecimentos entre internautas e desafios especiais, como
descobrir a identidade de um super herói, e entrevistas inéditas,
como a realizada com as Spice Girls.
Lançado em novembro de 1996
na América Latina e um ano depois no Brasil, o canal Fox Kids traz
24 horas de programação infantil transmitida em português,
espanhol e inglês. O canal - que faz parte do Fox Family Worldwide,
Inc. - é visto em sete milhões de residências de 18
países latino-americanos, via cabo ou satélite. |