Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901bbps.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 12/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:04:40
Bips 

Domínios – A tendência de aplicar o sufixo [*.COM] aos endereços Web pode trazer muitas surpresas aos internautas. Embora sejam os que mais encontramos na Internet, os sites comerciais não são os únicos, e isso provoca curiosos casos de homonímia. O endereço da Casa Branca, onde trabalha o presidente dos Estados Unidos, tem sufixo [*.GOV], enquanto o site eqüivalente com final [*.COM] resulta em páginas de sexo explícito. No Brasil, o internauta que errar o endereço da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) - que, como organização, usa o sufixo [*.ORG] - e digitar http://www.abes.com.br (afinal, ela é composta por empresas comerciais, não é?) vai encontrar o grupo musical Treze, que já deixa bem claro nas páginas iniciais: "Não gostou? Então cai fora!".

Boas festas – Registramos e retribuímos, além das mensagens citadas nas duas edições anteriores, as enviadas por Ary Fernandes Leal Filho e pela Epson Brasil.

Discos – Com o apoio do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS) e dos próprios usuários do programa Discography, está sendo criado o Catálogo dos Discos de Intérpretes Brasileiros, que já tem 20 mil discos cadastrados e espera atingir 100 mil até junho. Para isso, estão sendo informatizadas as discotecas de vários pesquisadores, críticos musicais e colecionadores de discos de MPB, além das próprias gravadoras.

Os internautas podem obter uma cópia demo do programa de cadastramento para testes no site. Adquirindo depois o programa, além de poderem cadastrar seus discos no mais completo programa disponível no mercado, os usuários terão direito gratuitamente ao catálogo, quando o trabalho estiver concluído. O programa será oferecido gratuitamente a entidades culturais ligadas à música, pesquisadores ou colecionadores de discos de MPB que venham a se integrar ao projeto.

Os autores solicitam ainda que os usuários lhes enviem uma cópia de seus cadastros de discos, pois dispõem de um programa que lê as informações, selecionando os discos que não estão repetidos e fazendo várias verificações, permitindo acelerar a confecção do catálogo. O programa foi idealizado pelo pesquisador musical Sílvio Júlio Ribeiro (telefone 021/751.4325) e desenvolvido pelos analistas de sistemas José Mauro Abrahão e Ana Lima, sendo compatível com Windows-95. Quem possuir scanner poderá inclusive digitalizar e incorporar ao banco de dados a imagem da capa do disco. Uma próxima versão poderá permitir que o usuário agregue ao catálogo as partituras das músicas, digitalizadas com uso de scanner.

Sílvio calcula que, desde as primeiras bolachonas de 78 rotações editadas no País a partir de 1902, já tenham sido gravados no Brasil pelo menos um milhão de títulos, incluindo fitas cassete e CDs. 

Consumidor – Outro Júlio Ribeiro, mas morador na capital paulista, idealizou o Site do Consumidor, um espaço que o consumidor brasileiro ganha para fazer suas críticas, reclamações, elogios ou perguntas referentes a uma empresa, produto ou serviço. O site se oferece gratuitamente como mensageiro para que as informações deixadas no site Web cheguem até a empresa alvo da mensagem.

"A tendência é de que em pouco tempo as pessoas possam utilizar esse website como referência de pesquisa antes de comprar qualquer produto", destaca o Júlio paulista, explicando: "Todas as mensagens deixadas no website são de responsabilidade exclusiva das pessoas que as fornecem. Nossa equipe retrata fielmente a palavra do consumidor e se o usuário preferir podemos entrar em contato com as empresas para tentarmos solucionar os problemas gratuitamente". O consultor de informática acrescenta: "Nosso objetivo é disponibilizar um espaço para que de um lado os consumidores possam deixar a sua mensagem, seja ela reclamação ou não, e do outro as empresas possam analisar essas informações e tomar as decisões necessárias para manter a qualidade dos seus produtos e serviços".

O site inclui espaços para as principais novidades tecnológicas e promoções, um guia de empresas dividido por ramo de atividade, ofertas de empregos e automóveis e um espaço de anúncios gratuitos de campanhas beneficentes, no auxílio de pessoas carentes, associações e pessoas desaparecidas.

Avon chama – A Avon Cosméticos abriu seu site nacional - antes disponível apenas para profissionais de beleza - a todo o público, com mais informações sobre a empresa no Brasil e no mundo. Por esse endereço, é possível conhecer os laboratórios situados em Suffern, na sede norte-americana da companhia, solicitar uma das 500 mil revendedoras autônomas no Brasil (que atendem em média 14 milhões de consumidores a cada 19 dias) ou mesmo contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor Avon. 

Bolsas Itaú  – Entidade sem fins lucrativos, voltada para a documentação e promoção da cultura brasileira, o Itaú Cultural está lançando um programa de bolsas pioneiro na área de multimídia. Percebendo a carência de roteiristas nesse setor - em qualquer suporte, seja CD-ROM, Internet ou DVD -, criou um programa que abrigará, neste ano, dez bolsistas, que desenvolverão projetos multimídia, contando com sua infra-estrutura instalada em São Paulo, o Laboratório de Novas Mídias de seu prédio da Avenida Paulista, 149. 

Os profissionais contratados farão aplicativos para atender a demanda da rede Itaú Cultural (obras de referência, quiosques multimídia para exposições itinerantes etc.). O laboratório sediará, durante todo este ano (1999), uma série de encontros de trabalho com convidados nacionais e estrangeiros. Os detalhes estão na página Rumos.

Anatel  – Já está no ar o site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), reformulado pela empresa Medialab (especializada em intranets e soluções de negócios e comércio eletrônico na Internet). Após três meses de desenvolvimento, a Medialab apresentou um site com uma estrutura de páginas dinâmicas, desenvolvida a partir da tecnologia ASP da Microsoft.

O site funciona como fórum para o setor e como meio de divulgação de notícias, documentos e informações em geral, permitindo ao internauta copiar todos os documentos publicados pela Anatel (seu banco de dados conta com mais de onze mil documentos, inclusive os relacionados a todas as etapas da privatização do setor no Brasil). Algumas áreas do site, entretanto, são destinadas à veiculação de orientações específicas para as concessionárias de telefonia e serviços, que circularão protegidas por protocolos de segurança e criptografia, sendo armazenadas em área de acesso restrito de um servidor seguro.

Veículos – A Dialdata Internet Systems colocou na Web um guia especial para quem quer comprar, vender ou apenas consultar o preço dos principais veículos automotivos. Clicando na página Tabela, o internauta pode encontrar, gratuitamente, preços de carros, motos, acessórios, serviços e até mesmo de caminhões - novos e usados, com opções desde a década de 70, incluindo veículos nacionais e importados e por tipo de combustível. O site é atualizado semanalmente de acordo com os principais indicadores de mercado. Há também um vínculo que imprime a página sem a necessidade de selecionar o texto.

Fox Kids  – Também já está no ar o website brasileiro Fox Kids Network, compromissado em oferecer às crianças uma experiência interativa com o canal de televisão Fox Kids. Usando a tecnologia Macromedia New Flash 3, que permite efeitos especiais inusitados e grandes animações, o site permite aos internautas navegarem pelo Cyber City, onde cada destino é baseado em personagens e programas daquele canal de televisão, além de atrações especiais, como jogos interativos, downloads gratuitos, informações sobre os bastidores das séries e a programação de exibições, entre outras novidades. 

O site também promoverá competições entre seus visitantes, com o lançamento de concursos de conhecimentos entre internautas e desafios especiais, como descobrir a identidade de um super herói, e entrevistas inéditas, como a realizada com as Spice Girls.

Lançado em novembro de 1996 na América Latina e um ano depois no Brasil, o canal Fox Kids traz 24 horas de programação infantil transmitida em português, espanhol e inglês. O canal - que faz parte do Fox Family Worldwide, Inc. - é visto em sete milhões de residências de 18 países latino-americanos, via cabo ou satélite.