Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901asca.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 12/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:04:24
MERLIN
National coloca scanner em um único chip

Tendência da empresa é agregar funções aos microprocessadores

A National Semiconductor reduziu a um processador (chip) de silício apenas todos os componentes eletrônicos de um scanner a cores. O novo chip, chamado Merlin, ou LM9830, é capaz de digitalizar imagens a uma velocidade de 6 milhões de pixels por segundo em formato de cores de 36 bits e oferecer resolução de até 600 pontos por polegada. O Merlin, menor que a unha de um dedo polegar, também aceita uma série de controles sobre a velocidade de captação de imagens que, na prática, pode elevar em até quatro vezes a velocidade dos scanners encontrados atualmente no mercado.

O Merlin integra todas as funções de um scanner num só processador, que oferece qualidade superior de imagem e mais rapidez do que a atual geração de scanners que usam múltiplos chips. O novo chip integrado da National também permite que os fabricantes de scanners lancem modelos de mesa de alto desempenho com os menores preços da história.

Há cerca de dois anos, a National introduziu no mercado seus primeiros componentes para scanners, que diminuíram drasticamente o número de chips no sistema para um total entre seis e dez, conforme o volume de recursos disponíveis no equipamento. Antes, um scanner necessitava de 20 a 40 chips. 

Maior poder – "Nosso foco corporativo é concentrado em soluções do tipo systems-on-a-chip, como este scanner num único chip", declarou o presidente mundial da National, Brian Halla, ao anunciar o Merlin. "A National é uma das únicas empresas com todos os componentes de tecnologias analógicas e digitais em condições de criar sistemas complexos em um ou dois chips. Isto se traduz, para os consumidores, em equipamentos eletrônicos menores, mais baratos e mais poderosos", acrescentou Halla.

"O projeto da National estabeleceu um novo padrão de preço e desempenho para scanners de imagem", afirmou o vice-presidente do Grupo de Produtos de Sistema da empresa, Bill Stacy. "Além dos benefícios em termos de custo e desempenho, o avançado nível de integração do Merlin também abrevia o tempo que nossos clientes têm para colocar novos produtos no mercado, ao reduzir as exigências do projeto de hardware e software".

A National Semiconductor está empenhada em criar soluções num único chip, de modo a permitir que os consumidores tenham acesso a produtos eletrônicos com melhor desempenho e segurança a preços reduzidos. A Cyrix, subsidiária da National, oferece ao mercado o processador MediaGX, que integra no mesmo chip funções de placas de som e de vídeo. A National anunciou recentemente que em meados deste ano terá pronto o seu projeto PC-on-a-chip, que reunirá em uma só pastilha de silício cerca de uma dúzia dos chips usados nos computadores atuais.