Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9901abps.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 5/1/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:03:58
Bips 

Boas Festas – Além da relação publicada na edição anterior, recebemos e retribuímos os votos de Boas Festas formulados por Anixter do Brasil/Assessoria de Imprensa; Brás & Figueiredo; Claudia Stippe, representante da Lego Dacta; Genaldo Vargas (Salvador/BA); Nilson Gonçalves; Pimaco/Arteiras Comunicação; fotógrafo Roberto Konda; Rotary Club de Santos Porto/presidente Carlos Teixeira Filho e esposa; Sandra Maria Fernandes de Mendonça e filho Adolfo; Tecnoponta Informática; Telexpo 99/Assessoria de Imprensa; e Wilport Operadores Portuários S.A./Sérgio Fisher (Rio de Janeiro).

Centro de impressão – A Hewlett-Packard está estendendo aos fornecedores de serviços de impressão situados no Brasil o seu programa Certified Print Center (CPC), que objetiva ajudar a aumentar a demanda para impressões de grande formato e gerar mais negócios para participantes de todo o mundo (Europa, América Latina e Ásia/Pacífico).

O programa é aberto a todos os fornecedores de serviços de impressão que utilizam as impressoras HP DesignJet, fornecndo aos seus integrantes ferramentas de marketing, informações técnicas e de negócios e campanhas promocionais voltadas para vários mercados verticais.

Os CPCs aparecerão no site da HP e terão seus dados divulgados juntamente com as informações dos plotadores da linha HP DesignJet, tornando-os acessíveis a clientes de todo o mundo. Lançado nos Estados Unidos e no Canadá em maio de 1997 e no Reino Unido em novembro daquele ano, o Programa CPC possui agora mais de 1.200 CPCs.

Ao mesmo tempo que anuncia a extensão desse programa ao Brasil, a HP apresenta dois programas de suporte aos usuários e prestadores de serviços: o HP DesignJet Online, um gratuito "clube de usuários" baseado na Web, exclusivo para os clientes da HP DesignJet (agora também em português), e que é o caminho mais rápido e simples para obter informações atualizadas sobre os produtos e acesar um fórum de debates. Já o Programa Complementar de Mídia (HP Complementary Media Program) permite que os clientes escolham entre uma ampla variedade de mídias disponíveis para suas impressoras.

Ainda HP – A empresa também está lançando um programa que permite ao internauta criar um documento personalizado com as informações coletadas de diferentes páginas na Web: o HP Web PrintSmart 1.0, que pode varrer sites, realizando a busca por palavras-chave e formatar e imprimir, automaticamente, os resultados. Todos os documentos podem ser impressos por inteiro com sumário, numeração de página e estilos de fontes personalizados. Funciona com todas as impressoras LaserJet e DeskJet da HP e está disponível para cópia no site.

O programa oferece ainda uma opção de programação automática de impressão, permitindo que os usuários criem e imprimam relatórios, mesmo que estejam distantes de seus computadores. Por exemplo, jornais personalizados, com as manchetes mais recentes, relatórios de mercado, boletins de negócios e resultados de jogos esportivos podem ser criados à noite para que estejam disponíveis no início do dia seguinte. A opção de busca por palavras-chave funciona ainda como um serviço de clipping, podendo ser configurada para que o programa visite, periodicamente, os sites de notícias na Internet sobre o tema ou a empresa escolhida, e imprima as informações desejadas, entre outras opções.

Na Colômbia – A HQS, uma empresa brasileira de prestação de serviços em programas de integração (ERP), foi escolhida pela Sociedade Portuária de Cartagena, na Colômbia, para implantar uma solução completa de automação de rotinas baseada no sistema integrado de gestão Baan IV, da holandesa Baan. O contrato de R$ 520 mil (incluindo os custos do programa) prevê a conclusão dos serviços em sete meses, período em que devem ser integradas, via programa, todas as rotinas administrativas, como emissão de fatura, contabilidade, contas a pagar/receber e orçamento para os diversos portos colombianos controlados pela empresa de Cartagena.

"Além de agilizar significativamente as operações de embarque e desembarque, a gestão inteligente dos portos vai permitir a exploração racionalizada pela administradora de uma série de serviços adicionais, como o de manutenção de embarcações, alimentação industrial para a comunidade portuária e as tripulações e até serviços de limpeza de embarcações", explica o responsável pelo escritório colombiano da HQS, Alex Metrello. Desde 1996, quando abriu esse escritório, a HQS já se instalou também no México, Peru, Equador e Venezuela, embora suas operações se estendam para outros países da América Latina. No Brasil, tem como clientes a Magnesita, Villares, CSN e Metal Leve.