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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 29/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:53:45
PANETONES
Visconti aperfeiçoa distribuição com banco de dados ZIM 

Sistema controla as vendas de cinco mil toneladas do tradicional produto

Além da antiga receita italiana que assegura o sucesso de seu principal produto, a Visagis S.A. Indústrias Alimentícias, fabricante do panetone Visconti, conta com outro ingrediente para aumentar suas vendas. Os sistemas de informação criados pela empresa nos últimos quatro anos, com a linguagem de desenvolvimento e banco de dados ZIM, permitem um mapeamento preciso dos pontos de distribuição no Brasil. Grandes redes de supermercados ou pequenos comerciantes têm seu potencial de compra traduzido em números, rapidamente, para que a Visconti possa ajustar a capacidade de produção à força de vendas.

A tarefa mais importante consiste em controlar um cadastro com cerca de 90 mil clientes, entre os quais 30 mil são compradores constantes. O cadastro tem que ser atualizado diariamente para acompanhar os movimentos do mercado e antecipar-se à demanda. Com base nessas informações, o sistema gera relatórios que vão orientar as decisões de fabricação.

"Os relatórios são utilizados também pelos clientes, para que eles programem suas compras e saibam, por exemplo, os volumes de vendas do ano anterior", diz Sérgio Luis Baldasin, gerente de Informática da Visconti. Dispor desses dados torna-se mais importante na proporção em que cresce a produção da empresa, cujo faturamento previsto para este ano é de R$ 100 milhões.

Mais 25% – Até o final deste ano (N.E.: 1998), a indústria deve levar ao mercado cinco mil toneladas de panetone Visconti, aumento expressivo sobre as quatro mil toneladas vendidas no ano passado. Além dos sazonais panetones e ovos de Páscoa, a Visconti, que integra o grupo italiano Findim, é fabricante de doces e chocolates. A empresa vem, além disso, ampliando de forma significativa sua linha de produtos, como resultado da recente associação com a Arisco e da aquisição da Fritex, segunda maior fabricante do mercado de salgadinhos.

Hoje, as áreas comercial e de marketing concentram cerca de 70% da atividade dos sistemas de informação, explica Baldasin. Para expandi-los, a informática recebeu investimentos de R$ 300 mil, acompanhando o ritmo de ampliação das instalações administrativas e das duas fábricas em São Paulo. O sistema de gestão, sobre plataforma IBM e Unix, foi desenvolvido pela HDS Sistemas, com larga experiência no ambiente ZIM. Ele destaca entre as vantagens dessa estrutura a flexibilidade e facilidade para produzir novos tipos de relatórios, sempre que necessário.

Outro aspecto que considera importante é a capacidade de crescimento que o ambiente oferece para incorporar os novos projetos. Entre eles, a implantação de um sistema de captação de pedidos que vai agilizar as vendas da unidade Fritex.