Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9812din2.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 22/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:53:13
Internet2 ganha hoje os primeiros especialistas no Brasil 

Convênio 3Com e Coppe/UFRJ está facilitando o desenvolvimento da nova rede

Estão sendo formados hoje os primeiros especialistas técnicos em Internet 2 (I2) do Brasil, no 3Com University Lab/Ravel da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esta parceria é resultado do esforço conjunto envolvendo a 3Com do Brasil, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Telerj e a Coppe/UFRJ, executora do projeto. 

A nova rede, que já está funcionando nos Estados Unidos, será utilizada por especialistas de diversas instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro, como a Fiocruz, PUC-Rio, Telerj, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), entre outras. Sendo os pioneiros na utilização da super-rede MAN Internet 2-Rede Rio no Brasil, eles terão acesso a tecnologia, configuração dos equipamentos, gerenciamento, entre outras informações necessárias para a inauguração oficial do backbone, programada para março de 1999. 

Dentro da nomenclatura Internet 2, a Rede Rio atuará como GigaPOP, que é o consórcio responsável pela comutação e pelo gerenciamento de tráfego entre redes de uma mesma região. Desta forma, o 3Com  University Lab/Ravel reforçará sua posição de centro nacional de referência e pesquisa da Internet 2. 

Além da familiarização com os procedimentos para utilização da rede, os técnicos brasileiros estão tendo, desde o dia 17, acesso ao Core Builder 7000 HD, ao Acess Builder 9600, ao Net Builder 2, entre outros equipamentos 3Com, considerados os mais modernos para conectividade de rede.

Parcerias – A Picture Tel é a parceira que interligará no futuro as principais universidades ao redor do globo e será de uso exclusivo da comunidade acadêmica mundial. A turma formada pela 3Com para o mercado de videoconferências também participa do treinamento. A empresa apresenta o LiveLan, uma solução que permitirá os primeiros testes de ensino a distância, via I2, no Brasil. Com estes equipamentos, o backbone Internet 2 Rede Rio alcançará, inicialmente, conexões de 155 Mbps, podendo chegar a 622 Mbps ou mais. 

A 3Com é uma das Corporate Partners da Internet 2 nos Estados Unidos e já doou mais de US$ 2 milhões para apoio à pesquisa da Next Generation Internet. "No Brasil não é diferente", afirma Marcos Teixeira Dias, Gerente Regional da 3Com no Rio de Janeiro. "A empresa investiu cerca de US$ 1 milhão na Internet2, envolvendo custos dos equipamentos que integrarão o Backbone, instalação do 3Com University Lab/Ravel, intercâmbio tecnológico, convênios de desenvolvimento com a Coppe/UFRJ e patrocínio de palestras junto à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) sobre tecnologias associadas à Internet 2, como Layer 3, ATM, entre outras."

Laboratório – Inaugurado em agosto deste ano, em parceria com a UFRJ/Coppe, o 3Com University Lab/Ravel (Redes de Alta Velocidade) possui espaços distintos voltados para treinamento, interoperabilidade e multimídia. Localizado em um dos espaços mais promissores do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o bloco I-2000, o laboratório contempla o intercâmbio de informações de tecnologias de alta velocidade  como ATM, Gigabit Ethernet e Fast Ethernet e testes de campo em soluções de multimídia em ATM, voz sobre IP, fax sobre IP, VPN e acesso remoto de alto desempenho, entre outras.

Nesta parceria, a Coppe/UFRJ recebeu equipamentos de alta tecnologia da 3Com a título de doação e outros com preços subsidiados nos EUA. A iniciativa segue a filosofia da empresa de possibilitar o acesso às novas tendências no segmento de networking ao meio acadêmico, a fim de auxiliar na capacitação dos recursos humanos do país.