Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9812cpos.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 15/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:53:10
CONVÊNIO
Pós-graduação e certificação agora estão incluídas no mesmo currículo 

Parceria Unimes/Inbras cria três cursos na área de Tecnologia

Um convênio inédito na Baixada Santista, criando três cursos de pós-graduação na área de Tecnologia, está sendo formalizado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) com o Centro Educacional Inbras, tornando a universidade santista o maior centro formador de profissionais nessas áreas na Baixada Santista. Será amanhã (N.E.: 16/12/1998), às 9 horas, a apresentação desse programa para imprensa, diretores e gerentes das empresas da região.

Estão sendo investidos US$ 250 mil na montagem dos novos laboratórios para os cursos de Telecomunicações, Internet e Network Computing, os únicos no Brasil onde o aluno, além de receber o título de pós-graduado, pode obter anda o Certified Professional das empresas Novell, Lotus e Microsoft, bem como da instituição internacional de telecomunicações Bicsi. Desta forma, o aluno tem seu reconhecimento profissional com validade internacional, ganhando assim acesso a esse amplo mercado de trabalho.

Os cursos estarão sendo disponibilizados simultaneamente em São Paulo e em Santos, a partir de março do próximo ano. Serão dois laboratórios com 25 microcomputadores padrão Pentium e modernos recursos audiovisuais, link Internet direto e todos os equipamentos necessários para a aplicação do ensino. A Inbras montará toda a infra-estrutura educacional com o objetivo de atender a toda a região metropolitana da Baixada Santista.

Segundo a Unimes, o grande diferencial destes cursos de pós-graduação é que também oferecem certificação profissional das principais empresas do setor, e as aulas são ministradas pelos mestres e instrutores da Inbras. Os profissionais certificados pela Novell, através deste programa, acumulam ainda créditos para os títulos MBA em universidades dos Estados Unidos.

Os programas de pós-graduação Lato Sensu Unimes/Inbras, em nível de especialização e aperfeiçoamento, seguem os requisitos do Ministério de Educação e da Cultura (MEC), com fundamento na resolução 12/83 do conselho Federal de Educação, para cursos de extensão universitária, com duração de 16 meses. E todo o material usado nos cursos é oficial de fabricantes como Novell, Lotus, Motorola e Microsoft.

Os cursos – Com 360 horas/aula cada um, os cursos de pós-graduação previstos nesse convênio são três:

1) Internet e E-Commerce - destinado principalmente a profissionais de informática, de comunicação e/ou marketing, certificando o aluno no domínio amplo de te´cnicas e instrumentos de recursos tecnológicos disponíveis para gerenciamento e desenvolvimento por meio do uso integrado da Internet e dos recursos da organização;

2) Telecomunicações - dirigido a profissionais de informática, engenheiros de telecomunicações e profissionais envolvidos com comércio eletrônico e serviços de intercomunicação digital pessoal ou empresarial, especializando em Sistemas de Telecomunicações, Comércio Eletrônico e os serviços decorrentes das Tecnologias de Intercomunicação pessoal e empresarial; e

3) Network Computing - destinado a profissionais de informática e usuários de informática que necessitam de especialização em conhecimentos de recursos e sistemas de redes de computadores. Fornece conhecimentos teóricos e práticos em redes de computadores.

Eles outorgam aos concluintes o título de Pós-Graduação Lato Sensu, isto é voltada para a formação técnico-profissional. Esses cursos, nos moldes em que foram estruturados (especialização profissional), caracterizam um verdadeiro laboratório de temas e idéias, já que toda a problemática que envolve a área na atualidade é amplamente pesquisada, avaliada e discutida, aproveitando-se não só a experiência profissional dos docentes mas o próprio intercâmbio de informações e vivências profissionais.

Certificação – O programa de certificação profissional incluído nos cursos permite ao aluno conquistar títulos de Profissional Certificado (Certified Professional) que são reconhecidos mundialmente pelo seu valor na indústria, com um grande valor agregado, já que o profissional certificado está apto a trabalhar em qualquer parte do planeta na área que cursou. E o padrão de certificação é o mesmo para alunos que estudam em qualquer parte do mundo, de forma que o certificado obtido no Brasil tem o mesmo valor de um título concedido nos Estados Unidos, por exemplo. 

Além disso, somente num centro de treinamento autorizado o aluno tem acesso à tecnologia desenvolvida pelos fabricantes, que também treinaram os instrutores e certificaram os laboratórios de aula para que sigam os padrões internacionais de qualidade. E a Inbras é um centro de treinamento autorizado, especializado em desenvolver tecnologia de infra-estrutura de ensino para nível técnico e de especialização profissional, com liderança no mercado latino-americano de network computing e a representação de empresas que lideram o desenvolvimento de tecnologia em redes e telecomunicações: 3Com, Computer Associates, IBM, InfiLearning, Lotus, Motorola, Netscape, Novell e Sun Microsystems.

Esses títulos são fornecidos pelos fabricantes, através de um teste realizado no Brasil, e são optativos neste programa. As certificações disponíveis através deste convênio são inicialmente cinco:

1) CNA - Certified Novell Administrator - identifica um profissional apto a atuar como um administrador de redes Novell;

2) MCP - Microsoft Certified Professional - este título identifica um profissional apto a atuar como um administrador de redes Windows NT;

3) FCP - Formação Cabling Professional - identifica um profissional apto a atuar como um especialista em cabeamento estruturado ótico e metálico;

4) CNE - Certified Novell Engineer - certifica o profissional como especialista em redes Novell, preparado para desenvolver qualquer projeto de redes LAN's e WAN's (redes locais ou de ampla área de cobertura);

5) CIP - Certified Internet Professional - certifica o profissional como especialista em Internet, habilitado como webmaster e developer professional (desenvolvedor).