Bips
Recorde em USB – As portas
padronizadas Universal Serial Bus (USB) que começam a equipar os
computadores, em lugar dos antigos conectores seriais de todos os tipos,
registraram um recorde na Comdex/Fall 98, em novembro (N.E.:
de 1998): 111 periféricos conectados simultaneamente a um
só PC. Essa realização foi submetida à consideração
do Livro Guiness de Recordes Mundiais (o recorde anterior, de 9/1998,
foi registrado no Intel Developer's Forum, com 101 dispositivos conectados
com sucesso a um PC. Entre os dispositivos, estavam desde o inevitável
mouse, os joysticks e teclados, até alto-falantes
digitais e sistemas de videoconferência. No próximo ano, o
mercado de USB deve finalmente começar a explodir, com o lançamento
de novos produtos conectados dessa forma, segundo o USB Implementers Forum,
que apresenta uma lista atualizada no site.
Não vende – A Natura
Cosméticos deixa bem claro: NÃO vende seus produtos via
Internet. Com 210 mil consultore(a)s espalhados pelo Brasil, e acreditando
no atendimento personalizado como a maneira mais adequada do consumidor
final entrar em contato com os seus produtos, a Natura deixa seu site apenas
para divulgar suas ações na área social ou facilitar
o contato com o(a)s consultore(a)s. O anúncio em contrário
partiu de uma loja virtual de cosméticos, Beleza Shop, que não
tem qualquer ligação com a Natura.
Música bichada? –
Não, garante a Network Associates do Brasil. Seu laboratório
Anti Virus Emergency Response Team (Avert) verificou ser falso o alarme
de vírus Bloat, que utilizaria uma nova tecnologia de propagação
através de arquivos de música MP3 (e também via arquivos
EXE). Não existe nem o vírus e nem a possibilidade de contágio
ou de propagação através dos arquivos MP3, pois eles
são compostos apenas por dados compactados de som.
Últimas do Bug – Está
começando a temporada de anúncios de empresas que se livraram
do Bug do Milênio. Lojas Brasileiras e Marisa informam, por exemplo,
que depois de oito meses de trabalho intenso, concluíram dia 30/11
a adequação de seus computadores, num investimento de R$
150 mil, incluindo consultas aos fornecedores e serviços terceirizados,
para que também estejam preparados.
Valor bem pequeno, diante de perspectivas
de indenizações de até US$ 1 trilhão por problemas
causados pelo Bug, nos Estados Unidos, como lembra a Fundação
Vanzolini (entidade sem fins lucrativos ligada à Poli/USP), que
criou a norma de referência NRY2K para avaliar os procedimentos de
conversão, nos moldes da ISO 9000 e do modelo CMM (Y2K é
Ano 2 Mil, apelido inglês desse bug). O objetivo da norma
é identificar como foi desenvolvido o trabalho de adequação
ao Bug, garantindo que todas as etapas foram devidamente cumpridas, e servindo
como documento comprobatório para casos de processos judiciais.
Também a gaúcha Potenza
desenvolveu metodologia e acredita em rápida expansão dos
negócios, pois "as empresas têm até no máximo
fevereiro de 1999 para iniciar o processo de conversão de sistemas",
segundo o diretor executivo Paulo Beck (são três meses de
implantação e sete meses de testes, em média. São
feitos 18 testes: aceitação, adequação, cobertura,
compatibilidade, documentação, especificação,
procedimentos de função, instalação, integração,
integridade, normas/padrões, performance, programa, regressão,
segurança, sistema, stress e volume. Ao final, o teste é
documentado formalmente e automatizado, e há um processo formal
de homologação compatível a ISO 9000, CMM/DoD/IEEE,
com treinamento de uma equipe interna do cliente para testes de software.
Já o Banco de Crédito
Nacional (BCN) está neste mês (N.E.:
12/1998) aplicando um teste piloto da Compuware em seu setor de
poupança, para certificação contra o Bug do Milênio.
Em seguida, estenderá a verificação (e certificação)
aos cerca de 18 mil programas que rodam em seu sistema. Um dos primeiros
bancos brasileiros a buscar soluções para a falha, está
investindo um total de R$ 5,5 milhões nessa adequação.
E a Microbase, ao observar que muitas
empresas brasileiras estão deixando de corrigir seus sistemas por
falta de verbas, obteve a criação de uma linha de crédito
externo da Concisa, detendora da ferramenta Conquer2000, que oferece taxas
internacionais para o financiamento em até 12 parcelas dos serviços
de correção do Bug em qualquer linguagem de programação.
Doação – Já
foi encerrada oficialmente, dia 1º, a temporada de furacões
na América Central, uma das mais violentas dos últimos anos.
E a Intel Corporation doou US$ 1 milhão à Cruz Vermelha Norte-americana
para ajudar as regiões devastadas pelos furacões Mitch e
Georges. Metade da verba será designada ao International Response
Fund para assistência às vítimas do furacão
Mitch, e o restante, destinado ao Disaster Relief Fund, para a assistência
às vitimas do furacão George.
Normalmente, as doações
da Intel se concentram na educação, nas áreas de Matemática,
Ciência e Tecnologia, mas a empresa entendeu que o escopo dessa catástrofe
justificaria um desvio dessas diretrizes. A Intel encoraja outras empresas,
especialmente as do setor de alta tecnologia, a se unirem a ela nesse esforço.
Seriedade – Os revendedores
santistas de informática estão sofrendo bastante, e há
muito tempo, com a falta de seriedade de certos produtores e distribuidores
de equipamentos. Buguinho sobrevoou o setor e cita apenas dois dos muitos
casos que ouviu:
Agora
mesmo, uma revenda credenciada por um conceituado fabricante de computadores
vendeu dois equipamentos a um cliente, passou o pedido ao fabricante e
um mês depois o pedido, que deveria ser entregue de imediato, não
tinha sequer previsão de entrega. O cliente cancelou o pedido e
fez a compra em outra loja. O revendedor credenciado acabou perdendo o
cliente de vez, por culpa do fabricante irresponsável. Que não
é pequenino, não, mas uma das grandes empresas nacionais
do setor. Moral da história: invertendo o processo, o revendedor
é que descredenciou o fabricante.
Em
outro caso, uma empresa santista foi credenciada por uma multinacional,
como representante exclusiva. Um mês depois, descobriu que o serviço
de atendimento aos clientes dessa multinacional estava indicando a quem
telefonasse, como revendedora na Baixada Santista, não a empresa
por eles credenciada, mas uma loja de produtos piratas... - que, para completar
o circuito, recebia os clientes indicados pela multinacional e os convencia
de que era besteira comprar produtos de griffe, melhor seria o cliente
comprar computadores made in aqui perto, com a famosa "la garantia
soy io"...
Para quem ficou curioso, as duas
grandes fabricantes têm a letra "M" (de "Maravilha"!) na marca. Uma,
no início. Outra, no fim... |