Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9812apra.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 1/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:51:23
DESIGN
Prancheta/monitor libera todos os movimentos de artes gráficas 

Produto da canadense Input Technologies usa caneta eletrônica sem fio

Desenvolvida pela empresa canadense Input Technologies, começa a ser distribuída no Brasil pela Sisgraph a prancheta eletrônica (ou "Tablet") Sketch 14. Ela chega ao mercado acompanhada pela nova linha de impressoras QMS preto e branco e colorida, de alta resolução para redes, e novos modelos de estações gráficas Extreme Z com microprocessadores Pentium II Xeon de 450 MHz (que apresentam total compatibilidade e interconectividade com micros Macintosh).

As novas pranchetas da Input são monitores de 14 polegadas com tela de cristal líquido plana que podem ser conectados a equipamentos Silicom Graphics, Wintel (Windows NT e Intel) ou Macintosh, tornando-se ao mesmo tempo o monitor e a entrada de dados para qualquer produto de software onde a interação homem/máquina é muito explorada, como em AutoCAD, Photoshop, Quark Express, Free Hand e PageMaker.

Caneta – A prancheta/monitor inclui uma caneta sem fio que recria os velhos ambientes de criação sem computador. A caneta pode se transformar em pincel, lápis, aerógrafo ou algum outro instrumento, dependendo do software e da escolha do criador. Ela proporciona 64 níveis de pressão, ou graus de sensibilidade que determinam detalhes como, por exemplo, espessura de linhas, traços fortes ou fracos, até sombreamentos. A caneta começa a funcionar a cinco milímetros de distância da prancheta/monitor, proporcionando traços como aerógrafo, e pode acionar software e comandos como se fosse um mouse.

"Com o Sketch 14 estão eliminadas todas as barreiras criadas e mantidas pelas interfaces homem/máquina que não são naturais ao processo de criação em artes gráficas. O fato da própria prancheta ser a tela é condição fundamental para a produtividade do trabalho livre", resume Marcelo Gros, gerente de produtos da Sisgraph.

O Sketch 14 não exige qualquer hardware especial, permite a manutenção do teclado (para operações de apoio), trabalha com todos os softwares não importando seu grau de complexidade, e tem preço FOB USA de US$ 9 mil. Pode ser colocado em mesas, de forma inclinada, ou até no colo do operador, reproduzindo integralmente a intuitividade do desenho livre como se fosse mantido o papel.