Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9812aodi.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 1/12/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:51:20
OD'98
Curitiba sedia o maior evento latino-americano em Objetos Distribuídos 

Oito produtos têm lançamento programado durante esse encontro

De hoje ao dia quatro (N.E.: de 12/1998), a capital paranaense sedia o principal evento latino-americano para qualificação de especialistas e exposição das tecnologias de desenvolvimento de softwares em Objetos Distribuídos e Orientados. A Objetos Distribuídos'98 (OD'98) é voltada para profissionais de informática e telecomunicações do mercado corporativo e da área acadêmica, do Brasil e do Mercosul.

A partir do relato de especialistas na aplicação de OD em segmentos como telecomunicações, saúde, financeiro e mercado em Ambiente Distribuído para Cliente/Servidor, OSF/DCE, Monitores de Transação, Intranet/Internet, Métodos de Análise, Data  Warehouse, gerenciamento de grandes bancos de dados, Java, DCOM e Corba, entre outros, o evento proporcionará a visibilidade desse segmento.

Esta terceira edição bate o seu recorde em trazer nove palestrantes da Europa e dos Estados Unidos, além de especialistas brasileiros. Entre eles, estão o sueco Ivar Jacobson, vice-presidente da norte-americana Rational Software Corporation; Andreas Vogel, consultor senior da Inprise (ex-Borland); e Patti Dock, a vice-presidente da BEA Systems, ex-diretora da área de Tecnologia de Objetos na IBM. O evento é organizado pela Visionnaire Consultoria em Informática e pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS). Detalhes pelos telefones (041) 262.5646, com Renata Martins e (041) 317.2000 (com Gerson de Oliveira, no CITS, e no site.

Oito lançamentos – A OD'98 vai lançar oito produtos que utilizam essa tecnologia de ponta, numa seleção entre 18 aplicações práticas que foram desenvolvidas em todo o Brasil por empresas privadas, universidades e órgãos governamentais. Os produtos são aplicados nas áreas de telecomunicações, gerenciamento de redes, pesquisa jurídica, navegação e televisão por assinatura.

Entre as soluções apresentadas está o ObjectiveSMS, um sistema para uma operadora de TV por assinatura com capacidade de processar 1,3 milhões de transações por dia, como cadastro, cobrança, habilitação e desabilitação de assinantes, entre outros serviços de gerenciamento. O produto foi desenvolvido pela Objective Solutions, de Curitiba, e está em produção há quatro anos.

A área financeira está representada pelo Money-Link elaborado pela USP, com um sistema distribuído confiável que automatiza pagamentos feitos por clientes, bancos e empresas em grande escala e envolvendo transações contínuas internacionais. A base de dados é da ordem de 800 GB e usa um middleware orientado a mensagem para comunicação entre servidores replicados.

O Instituto de Pesquisas da Marinha, sediado no Rio de Janeiro, com a consultoria do Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC/RJ, apresenta o Simulador Tático de Navegação, concebido para o ensino técnico dos aspirantes ao Corpo da Armada. Já o Sistema Integrado de Pesquisa e Recuperação de Jurisprudência, da Oracle do Brasil, foi originado nos Tribunais Superiores do Estado da Bahia, permitindo buscas textual e integrada.

O Distribuited Object Monitoring and Access Control (Domac), da M&R Informática e Serviços, de Brasília, oferece infra-estrutura de controle de acesso e monitoramento de servidores e aplicações. Por sua vez, a Celepar apresenta um sistema de segurança para aplicações distribuídas. A área de telefonia também é representada pelo ZGIR, elaborado pela CI&T e Zetax: é um sistema de gerência de centrais telefônicas digitais modelo ZTX, englobando operação, administração e manutenção de grandes centrais telefônicas. E a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comparece à OD'98 com o Momenta, um sistema que explora aspectos da mobilidade em ambiente OMG/Corba para gerenciamento de sistemas abertos e o desenvolvimento de uma plataforma de agentes móveis de gerenciamento.

A Visionnaire também lança uma linha de softwares, a Corba Costumer Care (C3), tendo com primeiro produto da linha o Trouble Ticket Manager (TTM), um ambiente helpdesk para gerenciamento à distância de ocorrências de problemas e pedidos, em que o usuário acessa o programa e reporta o ocorrido, e o soft atribui os técnicos capacitados para a resolução e o repassa imediatamente a eles. O programa permite que o usuário visualize todas as etapas do trabalho do especialista enquanto estão sendo realizadas e pode ser acessado de qualquer plataforma com máquina virtual Java, inclusive via intranet/Internet. 

Mas, é essencial que os programadores fiquem mais atentos ao idioma: entre as atividades de reparo previstas pelo soft, está a "Reinstalação de componentes excenssiais no SO". Doeu...