OD'98
Curitiba sedia o maior evento latino-americano
em Objetos Distribuídos
Oito produtos têm lançamento
programado durante esse encontro
De hoje
ao dia quatro (N.E.: de 12/1998), a capital
paranaense sedia o principal evento latino-americano para qualificação
de especialistas e exposição das tecnologias de desenvolvimento
de softwares em Objetos Distribuídos e Orientados. A Objetos
Distribuídos'98 (OD'98) é voltada para profissionais de informática
e telecomunicações do mercado corporativo e da área
acadêmica, do Brasil e do Mercosul.
A partir do relato de especialistas
na aplicação de OD em segmentos como telecomunicações,
saúde, financeiro e mercado em Ambiente Distribuído para
Cliente/Servidor, OSF/DCE, Monitores de Transação, Intranet/Internet,
Métodos de Análise, Data Warehouse, gerenciamento de
grandes bancos de dados, Java, DCOM e Corba, entre outros, o evento proporcionará
a visibilidade desse segmento.
Esta terceira edição
bate o seu recorde em trazer nove palestrantes da Europa e dos Estados
Unidos, além de especialistas brasileiros. Entre eles, estão
o sueco Ivar Jacobson, vice-presidente da norte-americana Rational Software
Corporation; Andreas Vogel, consultor senior da Inprise (ex-Borland); e
Patti Dock, a vice-presidente da BEA Systems, ex-diretora da área
de Tecnologia de Objetos na IBM. O evento é organizado pela Visionnaire
Consultoria em Informática e pelo Centro Internacional de Tecnologia
de Software (CITS). Detalhes pelos telefones (041) 262.5646, com Renata
Martins e (041) 317.2000 (com Gerson de Oliveira, no CITS, e no site.
Oito lançamentos –
A OD'98 vai lançar oito produtos que utilizam essa tecnologia de
ponta, numa seleção entre 18 aplicações práticas
que foram desenvolvidas em todo o Brasil por empresas privadas, universidades
e órgãos governamentais. Os produtos são aplicados
nas áreas de telecomunicações, gerenciamento de redes,
pesquisa jurídica, navegação e televisão por
assinatura.
Entre as soluções apresentadas
está o ObjectiveSMS, um sistema para uma operadora de TV por assinatura
com capacidade de processar 1,3 milhões de transações
por dia, como cadastro, cobrança, habilitação e desabilitação
de assinantes, entre outros serviços de gerenciamento. O produto
foi desenvolvido pela Objective Solutions, de Curitiba, e está em
produção há quatro anos.
A área financeira está
representada pelo Money-Link elaborado pela USP, com um sistema distribuído
confiável que automatiza pagamentos feitos por clientes, bancos
e empresas em grande escala e envolvendo transações contínuas
internacionais. A base de dados é da ordem de 800 GB e usa um middleware
orientado a mensagem para comunicação entre servidores replicados.
O Instituto de Pesquisas da Marinha,
sediado no Rio de Janeiro, com a consultoria do Grupo de Tecnologia em
Computação Gráfica da PUC/RJ, apresenta o Simulador
Tático de Navegação, concebido para o ensino técnico
dos aspirantes ao Corpo da Armada. Já o Sistema Integrado de Pesquisa
e Recuperação de Jurisprudência, da Oracle do Brasil,
foi originado nos Tribunais Superiores do Estado da Bahia, permitindo buscas
textual e integrada.
O Distribuited Object Monitoring
and Access Control (Domac), da M&R Informática e Serviços,
de Brasília, oferece infra-estrutura de controle de acesso e monitoramento
de servidores e aplicações. Por sua vez, a Celepar apresenta
um sistema de segurança para aplicações distribuídas.
A área de telefonia também é representada pelo ZGIR,
elaborado pela CI&T e Zetax: é um sistema de gerência
de centrais telefônicas digitais modelo ZTX, englobando operação,
administração e manutenção de grandes centrais
telefônicas. E a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comparece
à OD'98 com o Momenta, um sistema que explora aspectos da mobilidade
em ambiente OMG/Corba para gerenciamento de sistemas abertos e o desenvolvimento
de uma plataforma de agentes móveis de gerenciamento.
A Visionnaire também lança
uma linha de softwares, a Corba Costumer Care (C3), tendo com primeiro
produto da linha o Trouble Ticket Manager (TTM), um ambiente helpdesk
para gerenciamento à distância de ocorrências de problemas
e pedidos, em que o usuário acessa o programa e reporta o ocorrido,
e o soft atribui os técnicos capacitados para a resolução
e o repassa imediatamente a eles. O programa permite que o usuário
visualize todas as etapas do trabalho do especialista enquanto estão
sendo realizadas e pode ser acessado de qualquer plataforma com máquina
virtual Java, inclusive via intranet/Internet.
Mas, é essencial que os programadores
fiquem mais atentos ao idioma: entre as atividades de reparo previstas
pelo soft, está a "Reinstalação de componentes
excenssiais no SO". Doeu... |