Alunos do Jean Piaget ganham acesso
à intranet da escola
Idéia é fazer
com que eles desenvolvam o conceito de pesquisa científica
A partir
deste mês (N.E.: 11/1998), os alunos
do Colégio Jean Piaget poderão utilizar a intranet da escola
para acessar informações com mais facilidade e rapidez. A
rede intranet do Jean Piaget deverá ser um grande organizador de
dados e informações, além de promover a comunicação
entre professores, alunos, pais e direção da escola.
"Nosso objetivo é fazer com
que os alunos desenvolvam cada vez mais o conceito de pesquisa científica.
Não basta descobrir um texto na Internet, recortar, colar e apresentar
ao professor. Queremos que, a partir de dúvidas, os alunos tomem
conhecimento do que já existe e avancem na pesquisa e organização
de informações - utilizando a intranet - para produzir novos
conhecimentos e propostas de ação sobre sua realidade. Só
assim poderemos dizer que houve realmente um aprendizado", afirma Alexandre
Thomaz Vieira, mantenedor da escola.
Devido ao espaço cada vez
maior que a informática está ganhando no mundo moderno, com
características de verdadeira revolução tecnológica,
o Jean Piaget está dando ênfase cada vez maior ao uso dos
recursos da computação como grande parceira nas atividades
escolares. Com a total integração no currículo básico
(obtida neste ano como proposta pedagógica), qualquer professor
- da educação Infantil ao Colegial - dispõe de apoio
tecnológico para auxiliá-lo em trabalhos de sala de aula.
Alexandre explica que "a disciplina
de informática tem um currículo próprio, em que é
prevista uma série de habilidades que o aluno precisa desenvolver.
Entretanto, o professor só trabalha o conteúdo do currículo
se estiver integrado em alguma outra disciplina. Ele não ensina
informática apenas pela informática. Ela é usada como
ferramenta. E essa foi a grande mudança na implantação
do novo currículo, em 98, fazendo com que a informática passasse
a ser vista em uma perspectiva interdisciplinar"
Essa mentalidade pôde ser sentida
mais de perto na Educação Infantil, com a implementação
do laboratório de informática na unidade específica
onde estudam as crianças. Agora, orientadas pela professora de informática,
elas conhecem os aplicativos previstos para essa faixa etária (até
6 anos de idade), realizando trabalhos a partir de temas estudados em sala
de aula, nas disciplinas de núcleo comum.
A coordenadora pedagógica
de informática, Cláudia Stippe, explica que outra vantagem
de apresentar a informática desde as primeiras séries é
que o computador passa a ser visto como um recurso normal na vida escolar.
"Essa aproximação da criança com o computador faz
com que ele não seja visto como um elemento novo, que desagrega
ou tira o interesse em relação às demais disciplinas.
É um recurso a mais. As aulas de laboratório são uma
atividade comum", cita ela.
Metas – No Ensino Fundamental
(1ª a 4ª séries), o objetivo é que as crianças
percebam que o computador não serve apenas para jogos e brincadeiras.
O uso do editor de textos e do corretor ortográfico auxiliam no
processo de iniciação à leitura. As planilhas eletrônicas
ajudam a desenvolver a noção de seleção e organização
de dados, essencial para um trabalho de pesquisa.
"Quando começamos a usar a
Internet, com as 3ª e 4ª séries, os trabalhos ficaram
mais restritos a uma pesquisa interna. Depois disso, o interesse aumentou
e as crianças passaram a querer ir a campo, conhecer o local, entrevistar
pessoas, fazer suas fotos e, aí sim, usar o computador para organizar
todas essas informações", explica Cláudia.
"Esse processo é seguido por
todas as séries até o Colegial, levando-se em conta uma gradual
complexidade no desenvolvimento das tarefas. A eficácia dessa metodologia
pode ser verificada no uso dos softwares de autoria, em que os alunos
preparam apresentações de projetos e criam bancos de dados,
que podem ser acessados como referências para outras pesquisas",
afirma a diretora do Jean Piaget, Marlene Oliveira Rosa Vieira.
Ela explica ainda que todas essas
atividades em informática fazem parte dos trabalhos disciplinares
da escola, nada é feito fora do horário de aula. Marlene
termina anunciando o plano: "Alguns desses projetos serão apresentados,
em breve, no site do colégio". |