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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 17/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:43:04
Alunos do Jean Piaget ganham acesso à intranet da escola 

Idéia é fazer com que eles desenvolvam o conceito de pesquisa científica

A partir deste mês (N.E.: 11/1998), os alunos do Colégio Jean Piaget poderão utilizar a intranet da escola para acessar informações com mais facilidade e rapidez. A rede intranet do Jean Piaget deverá ser um grande organizador de dados e informações, além de promover a comunicação entre professores, alunos, pais e direção da escola.

"Nosso objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam cada vez mais o conceito de pesquisa científica. Não basta descobrir um texto na Internet, recortar, colar e apresentar ao professor. Queremos que, a partir de dúvidas, os alunos tomem conhecimento do que já existe e avancem na pesquisa e organização de informações - utilizando a intranet - para produzir novos conhecimentos e propostas de ação sobre sua realidade. Só assim poderemos dizer que houve realmente um aprendizado", afirma Alexandre Thomaz Vieira, mantenedor da escola.

Devido ao espaço cada vez maior que a informática está ganhando no mundo moderno, com características de verdadeira revolução tecnológica, o Jean Piaget está dando ênfase cada vez maior ao uso dos recursos da computação como grande parceira nas atividades escolares. Com a total integração no currículo básico (obtida neste ano como proposta pedagógica), qualquer professor - da educação Infantil ao Colegial - dispõe de apoio tecnológico para auxiliá-lo em trabalhos de sala de aula.

Alexandre explica que "a disciplina de informática tem um currículo próprio, em que é prevista uma série de habilidades que o aluno precisa desenvolver. Entretanto, o professor só trabalha o conteúdo do currículo se estiver integrado em alguma outra disciplina. Ele não ensina informática apenas pela informática. Ela é usada como ferramenta. E essa foi a grande mudança na implantação do novo currículo, em 98, fazendo com que a informática passasse a ser vista em uma perspectiva interdisciplinar"

Essa mentalidade pôde ser sentida mais de perto na Educação Infantil, com a implementação do laboratório de informática na unidade específica onde estudam as crianças. Agora, orientadas pela professora de informática, elas conhecem os aplicativos previstos para essa faixa etária (até 6 anos de idade), realizando trabalhos a partir de temas estudados em sala de aula, nas disciplinas de núcleo comum.

A coordenadora pedagógica de informática, Cláudia Stippe, explica que outra vantagem de apresentar a informática desde as primeiras séries é que o computador passa a ser visto como um recurso normal na vida escolar. "Essa aproximação da criança com o computador faz com que ele não seja visto como um elemento novo, que desagrega ou tira o interesse em relação às demais disciplinas. É um recurso a mais. As aulas de laboratório são uma atividade comum", cita ela.

Metas – No Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), o objetivo é que as crianças percebam que o computador não serve apenas para jogos e brincadeiras. O uso do editor de textos e do corretor ortográfico auxiliam no processo de iniciação à leitura. As planilhas eletrônicas ajudam a desenvolver a noção de seleção e organização de dados, essencial para um trabalho de pesquisa.

"Quando começamos a usar a Internet, com as 3ª e 4ª séries, os trabalhos ficaram mais restritos a uma pesquisa interna. Depois disso, o interesse aumentou e as crianças passaram a querer ir a campo, conhecer o local, entrevistar pessoas, fazer suas fotos e, aí sim, usar o computador para organizar todas essas informações", explica Cláudia.

"Esse processo é seguido por todas as séries até o Colegial, levando-se em conta uma gradual complexidade no desenvolvimento das tarefas. A eficácia dessa metodologia pode ser verificada no uso dos softwares de autoria, em que os alunos preparam apresentações de projetos e criam bancos de dados, que podem ser acessados como referências para outras pesquisas", afirma a diretora do Jean Piaget, Marlene Oliveira Rosa Vieira.

Ela explica ainda que todas essas atividades em informática fazem parte dos trabalhos disciplinares da escola, nada é feito fora do horário de aula. Marlene termina anunciando o plano: "Alguns desses projetos serão apresentados, em breve, no site do colégio".