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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 17/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:42:33
OLHAR
Arte do impossível festeja centenário na Net 

Escher fez a água desafiar a gravidade, e casas em que o teto fica embaixo

Diversos endereços na Internet estão comemorando este ano (N.E.: 1998) o centenário de Maurits Cornelis Escher, que nasceu em Leeuwrden, na Holanda, em 17 de junho de 1898, e faleceu em 27 de março de 1972. Mas, e daí? Quem é esse ilustre desconhecido? O nome pode nada significar para o leitor, mas quem já viu uma das célebres imagens que ele criou não esquece mais. Como aquela em que a água cai, move as pás de um moinho e vai embora por uma canaleta... para o mesmo lugar de onde volta a cair! E, mesmo conhecendo os fundamentos da Lei da Gravidade, é preciso olhar muito a imagem para descobrir por que tal cena é impossível.

O olhar também é traído em imagens de outras construções impossíveis, como uma estranha construção ("Belvedere") em que uma escada de mão começa no interior de um andar e termina apoiada na parte externa do andar superior, ou na célebre escadaria que termina no mesmo ponto em que começa, ou naquela ("Convexo e Côncavo") em que uma escadaria com uma mulher descendo pode ser vista pelo avesso, se focarmos o olhar na parte inferior do quadro.

Em outro trabalho, ele se retrata segurando com uma das mãos uma polida esfera que mostra seu reflexo. Só num segundo olhar, e possivelmente se alguém der a dica, é que se perceberá que a imagem ("Mão com Esfera Refletindo") também é impossível: como o reflexo mostra o artista segurando a esfera com a mão direita, a mão que de fato segura essa bola teria de estar ao contrário...

Estilos – Escher praticou também a chamada arte da tessitura: imagens diferentes são encaixadas entre si de forma a que não sobre qualquer vão entre elas. Ou melhor: o vão se transforma numa nova imagem. Assim, uma vista aérea de um campo arado (em "Dia e Noite") mostra - de forma totalmente realista para o nosso olhar - os campos se transformando em um bando de pássaros. Com o detalhe: o lado direito do quadro é a reprodução de como ficaria à noite a paisagem diurna desenhada na parte esquerda, incluindo o bando de pássaros negros, agora vistos em cor branca.

Outras imagens, de que o leitor possivelmente se lembrará: a mão que sai do papel para desenhar a mão que por sua vez a desenha no papel ("Desenhando Mãos"); a célebre litografia "Encontro", em que homens curvados saem de um painel ao fundo e, percorrendo um círculo, vão encontrar seres entre parecidos com macacos ou demônios, que fazem o circuito no sentido contrário. Detalhe: os animais são formados pelos espaços vazios entre os homens, e vice-versa, ambos ganhando consistência 3D ao saírem do painel. 

Em "Horsemen", os espaços entre os cavaleiros formam uma nova série de cavaleiros em posição contrária. Em "Metamorphosis 2", um tabuleiro de xadrez se transforma em lagartos que se transformam numa colmeia, que vira um grupo de abelhas, que se transformam em borboletas, peixes, aves, blocos e casas, que voltam a ser um tabuleiro de xadrez. 

A imagem dos peixes apresentada em "Limite Circular III" já foi utilizada como padrão para gravatas. Também conhecida é a imagem ("Möbius Strip 2") das formigas vermelhas percorrendo uma faixa contínua com o formato do número oito. Olhando melhor e acompanhando o percurso das formigas com o dedo é que se percebe: ao contrário do que parece, as formigas estão sempre do mesmo lado da faixa, numa imagem impossível de reproduzir de forma tridimensional: ela simplesmente não tem o lado avesso. 

Computação – E o que tem isso a ver com a informática? Muito. A metamorfose gradativa é a base do funcionamento de programas como Morph, usado do clipe de vídeo "Black and White", do cantor Michael Jackson, em que as pessoas se transformam umas nas outras. As tessituras são uma arte bastante explorada nas imagens usadas como fundo (background) nas telas da Internet, em que se busca, com o menor segmento de imagem reproduzido infinitamente, formar fundos de tela atrativos. 

Aliás, também os azulejos e pisos cerâmicos usados nas casas utilizam imagens de mosaico que se formam assim, e por vezes até utilizam alguns dos motivos criados ou aproveitados por Escher. Um dos papéis-de-parede do Windows, o dos cisnes, utiliza desenho semelhante ao das aves desenhadas na litografia "Swans".

Os programas de tratamento de imagens possuem por vezes um recurso inspirado na tela "Rind", também desse artista, que mostra uma cabeça feminina descascada do mesmo jeito como se descasca uma laranja, produzindo uma tira contínua de casca. Os estereogramas que já fizeram muita gente revirar os olhos também utilizam os mesmos princípios matemáticos que Escher intuitivamente utilizou em suas obras.

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Web mostra as obras do artista