OLHAR
Arte do impossível festeja
centenário na Net
Escher fez a água desafiar
a gravidade, e casas em que o teto fica embaixo
Diversos
endereços na Internet estão comemorando este ano (N.E.:
1998) o centenário de Maurits Cornelis Escher, que nasceu
em Leeuwrden, na Holanda, em 17 de junho de 1898, e faleceu em 27 de março
de 1972. Mas, e daí? Quem é esse ilustre desconhecido? O
nome pode nada significar para o leitor, mas quem já viu uma das
célebres imagens que ele criou não esquece mais. Como aquela
em que a água cai, move as pás de um moinho e vai embora
por uma canaleta... para o mesmo lugar de onde volta a cair! E, mesmo conhecendo
os fundamentos da Lei da Gravidade, é preciso olhar muito a imagem
para descobrir por que tal cena é impossível.
O olhar também é traído
em imagens de outras construções impossíveis, como
uma estranha construção ("Belvedere") em que uma escada de
mão começa no interior de um andar e termina apoiada na parte
externa do andar superior, ou na célebre escadaria que termina no
mesmo ponto em que começa, ou naquela ("Convexo e Côncavo")
em que uma escadaria com uma mulher descendo pode ser vista pelo avesso,
se focarmos o olhar na parte inferior do quadro.
Em outro trabalho, ele se retrata
segurando com uma das mãos uma polida esfera que mostra seu reflexo.
Só num segundo olhar, e possivelmente se alguém der a dica,
é que se perceberá que a imagem ("Mão com Esfera Refletindo")
também é impossível: como o reflexo mostra o artista
segurando a esfera com a mão direita, a mão que de fato segura
essa bola teria de estar ao contrário...
Estilos – Escher praticou
também a chamada arte da tessitura: imagens diferentes são
encaixadas entre si de forma a que não sobre qualquer vão
entre elas. Ou melhor: o vão se transforma numa nova imagem. Assim,
uma vista aérea de um campo arado (em "Dia e Noite") mostra - de
forma totalmente realista para o nosso olhar - os campos se transformando
em um bando de pássaros. Com o detalhe: o lado direito do quadro
é a reprodução de como ficaria à noite a paisagem
diurna desenhada na parte esquerda, incluindo o bando de pássaros
negros, agora vistos em cor branca.
Outras imagens, de que o leitor possivelmente
se lembrará: a mão que sai do papel para desenhar a mão
que por sua vez a desenha no papel ("Desenhando Mãos"); a célebre
litografia "Encontro", em que homens curvados saem de um painel ao fundo
e, percorrendo um círculo, vão encontrar seres entre parecidos
com macacos ou demônios, que fazem o circuito no sentido contrário.
Detalhe: os animais são formados pelos espaços vazios entre
os homens, e vice-versa, ambos ganhando consistência 3D ao saírem
do painel.
Em "Horsemen", os espaços
entre os cavaleiros formam uma nova série de cavaleiros em posição
contrária. Em "Metamorphosis 2", um tabuleiro de xadrez se transforma
em lagartos que se transformam numa colmeia, que vira um grupo de abelhas,
que se transformam em borboletas, peixes, aves, blocos e casas, que voltam
a ser um tabuleiro de xadrez.
A imagem dos peixes apresentada em
"Limite Circular III" já foi utilizada como padrão para gravatas.
Também conhecida é a imagem ("Möbius Strip 2") das formigas
vermelhas percorrendo uma faixa contínua com o formato do número
oito. Olhando melhor e acompanhando o percurso das formigas com o dedo
é que se percebe: ao contrário do que parece, as formigas
estão sempre do mesmo lado da faixa, numa imagem impossível
de reproduzir de forma tridimensional: ela simplesmente
não tem
o lado avesso.
Computação –
E o que tem isso a ver com a informática? Muito. A metamorfose gradativa
é a base do funcionamento de programas como Morph, usado do clipe
de vídeo "Black and White", do cantor Michael Jackson, em que as
pessoas se transformam umas nas outras. As tessituras são uma arte
bastante explorada nas imagens usadas como fundo (background) nas
telas da Internet, em que se busca, com o menor segmento de imagem reproduzido
infinitamente, formar fundos de tela atrativos.
Aliás, também os azulejos
e pisos cerâmicos usados nas casas utilizam imagens de mosaico que
se formam assim, e por vezes até utilizam alguns dos motivos criados
ou aproveitados por Escher. Um dos papéis-de-parede do Windows,
o dos cisnes, utiliza desenho semelhante ao das aves desenhadas na litografia
"Swans".
Os programas de tratamento de imagens
possuem por vezes um recurso inspirado na tela "Rind", também desse
artista, que mostra uma cabeça feminina descascada do mesmo jeito
como se descasca uma laranja, produzindo uma tira contínua de casca.
Os estereogramas que já fizeram muita gente revirar os olhos também
utilizam os mesmos princípios matemáticos que Escher intuitivamente
utilizou em suas obras.
Veja mais:
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