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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 24/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:42:26
MÍDIA
Explodem as vendas de CD-ROMs para propaganda 

Apenas dois contratos já levaram à prensagem de um milhão de discos

Depois de sofrer baixa nas vendas, por conta da popularização da Internet, o segmento de CD-ROMs começa a experimentar um inusitado sucesso no meio publicitário que lhe garante negócios até muito superiores aos registrados no pico de vendas dos CDs de entretenimento.

Pelas estimativas da Sonopress, maior fabricante de CDs da América Latina, se houve de fato um recuo nas vendas de CD-ROMs contendo jogos de computador ou publicações multimídia, a exploração dessa nova mídia pelos profissionais de publicidade se encontra em ascensão direta desde 1997.

Responsável por uma produção anual de 70 milhões de CDs - entre discos musicais, mídia para software, games e CDs educativos -, a Sonopress está apostando numa tiragem de 1,8 milhão de CD-ROMs como mídia publicitária até o final deste ano (N.E.: 1998).

Só para atender dois recentes contratos, com as agências Agnelo Pacheco e Leo Burnet, a empresa superou a fabricação de um milhão de unidades, patamar só anteriormente atingido por CDs de grandes ídolos da música popular. "Uma vantagem desta mídia está na rapidez de resposta que ela proporciona", afirma José Carlos de Souza Lima, produtor gráfico da agência Leo Burnet.

De acordo com Eliane Bandeira, gerente de marketing da Sonopress, o CD-ROM que sua empresa entregou à Leo Burnet para o lançamento do automóvel Fiat Marea chegou a superar em tiragem até mesmo algumas revistas semanais de grande impacto, com 600 mil unidades fabricadas.

Motivos – Segundo a executiva, a atração que o CD-ROM vem exercendo sobre o mercado publicitário se justifica, entre outras coisas, pelo fato de o usuário de computadores multimídia constituir um extrato de público altamente qualificado para certos produtos.

"Mas há casos, como o da campanha Telemig, em que se explora também a flexibilidade desta mídia", comenta a gerente. Para o CD-ROM da Telemig, a Agnelo Pacheco optou por um sistema híbrido, com discos próprios para serem lidos pelo computador, mas também com trilha sonora para leitores de CDs musicais.

Na expectativa da Sonopress, os negócios com CD-ROM para suporte a propaganda irão conquistar uma fatia de 5% do mercado de CDs não musicais até o fim de 1999. A Sonopress possui hoje capacidade de produção de 200 mil CDs/dia. Até o final deste ano, a empresa espera incrementar em 50% este volume.

Empresa integrante do Beltersman Group (da Alemanha), a Sonopress produz discos no Brasil há dez anos (antes, fabricava LPs de vinil e fitas cassete) e há seis anos mantém duas unidades fabris em São Paulo e outra em Manaus para a produção de CDs. Há cerca de um ano, abriu subsidiária na Argentina - com total controle a partir da diretoria brasileira - e passou a atuar também em países do Mercosul.