MÍDIA
Explodem as vendas de CD-ROMs para
propaganda
Apenas dois contratos já
levaram à prensagem de um milhão de discos
Depois
de sofrer baixa nas vendas, por conta da popularização da
Internet, o segmento de CD-ROMs começa a experimentar um inusitado
sucesso no meio publicitário que lhe garante negócios até
muito superiores aos registrados no pico de vendas dos CDs de entretenimento.
Pelas estimativas da Sonopress, maior
fabricante de CDs da América Latina, se houve de fato um recuo nas
vendas de CD-ROMs contendo jogos de computador ou publicações
multimídia, a exploração dessa nova mídia pelos
profissionais de publicidade se encontra em ascensão direta desde
1997.
Responsável por uma produção
anual de 70 milhões de CDs - entre discos musicais, mídia
para software, games e CDs educativos -, a Sonopress está apostando
numa tiragem de 1,8 milhão de CD-ROMs como mídia publicitária
até o final deste ano (N.E.: 1998).
Só para atender dois recentes
contratos, com as agências Agnelo Pacheco e Leo Burnet, a empresa
superou a fabricação de um milhão de unidades, patamar
só anteriormente atingido por CDs de grandes ídolos da música
popular. "Uma vantagem desta mídia está na rapidez de resposta
que ela proporciona", afirma José Carlos de Souza Lima, produtor
gráfico da agência Leo Burnet.
De acordo com Eliane Bandeira, gerente
de marketing da Sonopress, o CD-ROM que sua empresa entregou à Leo
Burnet para o lançamento do automóvel Fiat Marea chegou a
superar em tiragem até mesmo algumas revistas semanais de grande
impacto, com 600 mil unidades fabricadas.
Motivos – Segundo a executiva,
a atração que o CD-ROM vem exercendo sobre o mercado publicitário
se justifica, entre outras coisas, pelo fato de o usuário de computadores
multimídia constituir um extrato de público altamente qualificado
para certos produtos.
"Mas há casos, como o da campanha
Telemig, em que se explora também a flexibilidade desta mídia",
comenta a gerente. Para o CD-ROM da Telemig, a Agnelo Pacheco optou por
um sistema híbrido, com discos próprios para serem lidos
pelo computador, mas também com trilha sonora para leitores de CDs
musicais.
Na expectativa da Sonopress, os negócios
com CD-ROM para suporte a propaganda irão conquistar uma fatia de
5% do mercado de CDs não musicais até o fim de 1999. A Sonopress
possui hoje capacidade de produção de 200 mil CDs/dia. Até
o final deste ano, a empresa espera incrementar em 50% este volume.
Empresa integrante do Beltersman
Group (da Alemanha), a Sonopress produz discos no Brasil há dez
anos (antes, fabricava LPs de vinil e fitas cassete) e há seis anos
mantém duas unidades fabris em São Paulo e outra em Manaus
para a produção de CDs. Há cerca de um ano, abriu
subsidiária na Argentina - com total controle a partir da diretoria
brasileira - e passou a atuar também em países do Mercosul. |