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Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 3/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:41:56
Escola debate o trabalho de informática na Educação 

Verde Que Te Quero Verde fará as reuniões no dia 5

"O Trabalho de Informática na Escola" é o tema que o professor Joacir Carvalho Leite vai apresentar quinta-feira (N.E.: 5/11/1998), às 10 e às 14 horas, na escola vicentina Verde Que Te Quero Verde (Rua Pero Correa, 533, bairro do Itararé). A explanação é dirigida aos pais de alunos e demais interessados no assunto, já que um dos maiores desafios da Educação neste final de século é incorporar as novas tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem.

O objetivo das apresentações é mostrar como a informática tem papel importante na escola, à medida que oferece perspectivas de mudanças e de expansão da realidade social, principalmente se tiver a escola como aliada e local de atuação. Isto, segundo o professor, pode constituir o principal veículo condutor e dinamizador do saber científico nos tempos atuais.

"Isto significa que a revolução tecnológica exige de nós, não só como educadores, mas como cidadãos participantes ativos ou passivos deste processo, uma nova visão do saber, um novo modelo de vida", alerta Carvalho Leite, para quem é essencial que a construção do conhecimento se transforme numa atividade não só individual, mas, acima de tudo, social e plenamente integrada.

Para reforçar sua tese, o profissional cita a opinião de Vítor Duarte Teodoro, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Segundo ele, a introdução das tecnologias da informação na Educação não pode, portanto, ser considerada apenas como uma mudança tecnológica, uma vez que não se trata simplesmente de substituir o quadro-negro ou o livro didático pelo computador.

"A introdução dos recursos tecnológicos da informação na Educação pode estar associada à mudança do modo como se aprende, à mudança da maneira como se reflete sobre a natureza do conhecimento", afirma Teodoro.

Proposta pedagógica – Na proposta pedagógica da escola vicentina, Joacir explica que foram incorporadas as novas tecnologias inicialmente fundamentadas na linguagem Logo. No entanto, ao longo do percurso, percebeu-se a necessidade de se adicionar novos componentes e outras estratégias, a fim de se adequar a informática à realidade dos alunos.

Assim, o docente explica que os jogos, por exemplo - muitas vezes encarados como futilidades eletrônicas -, serviram de agente disparador para o contato inicial com o computador. A seleção destes jogos, explica, levou em consideração a ação, o conteúdo e o grau de dificuldade de cada um deles. 

"Quando falamos em jogos, não nos referimos a softwares didáticos que, salvo raríssimas exceções, ainda estão buscando um caminho para a integração plena com a Educação", afirma Carvalho Leite, tomando como base o trabalho desenvolvido na pré-escola, onde foi utilizado um jogo de simulação de vôo, em que todos os comandos são realizados através de teclado e mouse. Isto, conforme o professor do Verde Que Te Quero Verde, possibilita ao aluno um contato inicial com os dispositivos de interface básicos em informática.

Deste ponto em diante, segundo ele, os conteúdos dos ciclos subseqüentes são agrupados em projetos semestrais que possibilitam a completa interação entre a sala de aula e o laboratório de informática. "A pesquisa, organização de idéias e edição de textos e documentos são elementos fundamentais durante o processo de realização de projetos".

O professor salienta, ainda, que é imprescindível que o aluno perceba a necessidade das relações das diversas possibilidades que o computador oferece, o que pode ocorrer em uma pesquisa efetuada em CD-ROM ou na Internet, e complementada em um editor de texto. Em função disso, a escola também desenvolve projetos mais complexos que englobam edições de som e imagens, planilhas eletrônicas, textos e manipulação de informações.