Escola debate o trabalho de informática
na Educação
Verde Que Te Quero Verde fará
as reuniões no dia 5
"O Trabalho
de Informática na Escola" é o tema que o professor Joacir
Carvalho Leite vai apresentar quinta-feira (N.E.:
5/11/1998), às 10 e às 14 horas, na escola vicentina
Verde Que Te Quero Verde (Rua Pero Correa, 533, bairro do Itararé).
A explanação é dirigida aos pais de alunos e demais
interessados no assunto, já que um dos maiores desafios da Educação
neste final de século é incorporar as novas tecnologias ao
processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo das apresentações
é mostrar como a informática tem papel importante na escola,
à medida que oferece perspectivas de mudanças e de expansão
da realidade social, principalmente se tiver a escola como aliada e local
de atuação. Isto, segundo o professor, pode constituir o
principal veículo condutor e dinamizador do saber científico
nos tempos atuais.
"Isto significa que a revolução
tecnológica exige de nós, não só como educadores,
mas como cidadãos participantes ativos ou passivos deste processo,
uma nova visão do saber, um novo modelo de vida", alerta Carvalho
Leite, para quem é essencial que a construção do conhecimento
se transforme numa atividade não só individual, mas, acima
de tudo, social e plenamente integrada.
Para reforçar sua tese, o
profissional cita a opinião de Vítor Duarte Teodoro, professor
da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Segundo ele, a introdução das tecnologias da informação
na Educação não pode, portanto, ser considerada apenas
como uma mudança tecnológica, uma vez que não se trata
simplesmente de substituir o quadro-negro ou o livro didático pelo
computador.
"A introdução dos recursos
tecnológicos da informação na Educação
pode estar associada à mudança do modo como se aprende, à
mudança da maneira como se reflete sobre a natureza do conhecimento",
afirma Teodoro.
Proposta pedagógica
– Na proposta pedagógica da escola vicentina, Joacir explica que
foram incorporadas as novas tecnologias inicialmente fundamentadas na linguagem
Logo. No entanto, ao longo do percurso, percebeu-se a necessidade de se
adicionar novos componentes e outras estratégias, a fim de se adequar
a informática à realidade dos alunos.
Assim, o docente explica que os jogos,
por exemplo - muitas vezes encarados como futilidades eletrônicas
-, serviram de agente disparador para o contato inicial com o computador.
A seleção destes jogos, explica, levou em consideração
a ação, o conteúdo e o grau de dificuldade de cada
um deles.
"Quando falamos em jogos, não
nos referimos a softwares didáticos que, salvo raríssimas
exceções, ainda estão buscando um caminho para a integração
plena com a Educação", afirma Carvalho Leite, tomando como
base o trabalho desenvolvido na pré-escola, onde foi utilizado um
jogo de simulação de vôo, em que todos os comandos
são realizados através de teclado e mouse. Isto, conforme
o professor do Verde Que Te Quero Verde, possibilita ao aluno um contato
inicial com os dispositivos de interface básicos em informática.
Deste ponto em diante, segundo ele,
os conteúdos dos ciclos subseqüentes são agrupados em
projetos semestrais que possibilitam a completa interação
entre a sala de aula e o laboratório de informática. "A pesquisa,
organização de idéias e edição de textos
e documentos são elementos fundamentais durante o processo de realização
de projetos".
O professor salienta, ainda, que
é imprescindível que o aluno perceba a necessidade das relações
das diversas possibilidades que o computador oferece, o que pode ocorrer
em uma pesquisa efetuada em CD-ROM ou na Internet, e complementada em um
editor de texto. Em função disso, a escola também
desenvolve projetos mais complexos que englobam edições de
som e imagens, planilhas eletrônicas, textos e manipulação
de informações. |