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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 24/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:41:06
INTERNET
Digiweb Brasil inova, registrando domínios de empresas brasileiras no exterior 

Serviço Idnames permite registrá-los em até 180 países

Para aumentar ainda mais o potencial de negócios disponíveis na Web, companhias de todo o mundo estão na corrida por domínios que relacionem o endereço ao nome da empresa ou ramo de atividade. Nesta maratona, quem sair na frente com certeza terá vantagens. Pensando nisso, a Digiweb Brasil - representante da empresa norte-americana de hospedagem Web e soluções para Internet - está lançando o Idnames, um serviço inédito que permite às empresas brasileiras registrarem seus domínios também em outros países.

Afinal, até 2002 o comércio eletrônico via Internet atingirá a cifra de US$ 327 bilhões, segundo pesquisa realizada pelo Forrester Research Cambridge, dos EUA. Antecipando este breve futuro, empresários brasileiros que desejam expandir seus negócios para outras localidades já podem garantir um espaço na Internet através do Idnames e cadastrar seus domínios em até 180 países.

Através deste novo serviço, as empresas têm várias possibilidades: podem optar pela obtenção do registro em todas as regiões ou por um pacote com 71 países, classificados como os mais importantes e participativos na Internet. Podem ainda formular seu próprio pacote, com os países de maior interesse para a área de atuação nos negócios. Por exemplo, para as empresas participantes do Mercosul é importante registrar o domínio em todos os países envolvidos no acordo. Assim, é provável idealizar uma página no idioma local para esclarecer dúvidas ou apresentar produtos.

Paralelo – Segundo Jean Andreadis, diretor da Digiweb Brasil, o novo serviço evita problemas futuros. Ele alerta, por exemplo, que os empresários devem ter a preocupação com o mercado paralelo de compra e venda de domínios. "A perspicácia no momento de registrar um endereço eletrônico é essencial", avisa. Quanto antes o registro de domínio acontecer, melhor, desta forma as empresas se protegem de uma futura dor de cabeça, na hora de tentar registrar um domínio já existente.

Andreadis explica que muitas empresas estão perdendo os seus domínios, pois o mercado paralelo de venda e compra destes endereços é muito grande. "Para se ter uma idéia da gravidade do problema, nos EUA o domínio http://www.business.com foi vendido por US$ 150 mil. Boatos indicam que o http://www.television.com está sendo negociado na casa de US$ 1 milhão", comenta ele.

Imagem – Um site com o domínio igual ao nome de uma emprsa pode comprometer a imagem da corporação, dependendo das informações contidas na home-page. Por exemplo, quem estiver navegando pela Internet e quiser encontrar informações sobre a Casa Branca e o presidente americano, imediatamente vai direcionar o seu browser para http://www.whitehouse.com. A surpresa será grande quando se deparar com um site pornográfico, que contém, inclusive, sátiras com o presidente Bill Clinton e a Monica Lewinsky (o endereço correto da Casa Branca é http://www.whitehouse.gov, com sufixo indicativo de entidade governamental).

Andreadis ressalta a importância de possuir um domínio que imediatamente associe o endereço eletrônico aos produtos ou serviços da empresa e fácil de ser lembrado. O domínio é comparável a uma trademark, deve ter uma ligação direta com a imagem da empresa, pois, além de um excelente canal de venda, a Internet é uma mídia que oferece exposição contínua, abrangência global e baixo custo.

Fundada há três anos nos Estados Unidos, a Digiweb hospeda mais de 15 mil Websites de 100 países, em mais de 720 servidores, tendo 15 mil clientes espalhados no mundo. No Brasil, a empresa possui atualmente mais de 1,7 mil clientes e pretende chegar a três mil ainda este ano, captando profissionais liberais, pessoas físicas, pequenas, médias empresas e desenvolvedores.