INTERNET
Digiweb Brasil inova, registrando
domínios de empresas brasileiras no exterior
Serviço Idnames permite
registrá-los em até 180 países
Para
aumentar ainda mais o potencial de negócios disponíveis na
Web, companhias de todo o mundo estão na corrida por domínios
que relacionem o endereço ao nome da empresa ou ramo de atividade.
Nesta maratona, quem sair na frente com certeza terá vantagens.
Pensando nisso, a Digiweb Brasil - representante da empresa norte-americana
de hospedagem Web e soluções para Internet - está
lançando o Idnames, um serviço inédito que permite
às empresas brasileiras registrarem seus domínios também
em outros países.
Afinal, até 2002 o comércio
eletrônico via Internet atingirá a cifra de US$ 327 bilhões,
segundo pesquisa realizada pelo Forrester Research Cambridge, dos EUA.
Antecipando este breve futuro, empresários brasileiros que desejam
expandir seus negócios para outras localidades já podem garantir
um espaço na Internet através do Idnames e cadastrar seus
domínios em até 180 países.
Através deste novo serviço,
as empresas têm várias possibilidades: podem optar pela obtenção
do registro em todas as regiões ou por um pacote com 71 países,
classificados como os mais importantes e participativos na Internet. Podem
ainda formular seu próprio pacote, com os países de maior
interesse para a área de atuação nos negócios.
Por exemplo, para as empresas participantes do Mercosul é importante
registrar o domínio em todos os países envolvidos no acordo.
Assim, é provável idealizar uma página no idioma local
para esclarecer dúvidas ou apresentar produtos.
Paralelo – Segundo Jean Andreadis,
diretor da Digiweb Brasil, o novo serviço evita problemas futuros.
Ele alerta, por exemplo, que os empresários devem ter a preocupação
com o mercado paralelo de compra e venda de domínios. "A perspicácia
no momento de registrar um endereço eletrônico é essencial",
avisa. Quanto antes o registro de domínio acontecer, melhor, desta
forma as empresas se protegem de uma futura dor de cabeça, na hora
de tentar registrar um domínio já existente.
Andreadis explica que muitas empresas
estão perdendo os seus domínios, pois o mercado paralelo
de venda e compra destes endereços é muito grande. "Para
se ter uma idéia da gravidade do problema, nos EUA o domínio
http://www.business.com foi vendido
por US$ 150 mil. Boatos indicam que o http://www.television.com
está sendo negociado na casa de US$ 1 milhão", comenta ele.
Imagem – Um site com o domínio
igual ao nome de uma emprsa pode comprometer a imagem da corporação,
dependendo das informações contidas na home-page. Por exemplo,
quem estiver navegando pela Internet e quiser encontrar informações
sobre a Casa Branca e o presidente americano, imediatamente vai direcionar
o seu browser para http://www.whitehouse.com.
A surpresa será grande quando se deparar com um site pornográfico,
que contém, inclusive, sátiras com o presidente Bill Clinton
e a Monica Lewinsky (o endereço correto da Casa Branca é
http://www.whitehouse.gov, com
sufixo indicativo de entidade governamental).
Andreadis ressalta a importância
de possuir um domínio que imediatamente associe o endereço
eletrônico aos produtos ou serviços da empresa e fácil
de ser lembrado. O domínio é comparável a uma trademark,
deve ter uma ligação direta com a imagem da empresa, pois,
além de um excelente canal de venda, a Internet é uma mídia
que oferece exposição contínua, abrangência
global e baixo custo.
Fundada há três anos
nos Estados Unidos, a Digiweb hospeda mais de 15 mil Websites de 100 países,
em mais de 720 servidores, tendo 15 mil clientes espalhados no mundo. No
Brasil, a empresa possui atualmente mais de 1,7 mil clientes e pretende
chegar a três mil ainda este ano, captando profissionais liberais,
pessoas físicas, pequenas, médias empresas e desenvolvedores. |