Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9810buni.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 13/10/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:40:37
Estudantes criam projetos para agências marítimas, locadoras e até bingo na Internet 

Alunos de Ciências da Computação apresentaram trabalhos de conclusão de curso

Permitir às agências marítimas enviar documentos à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) via Internet, agilizando os processos de importação; proporcionar recursos informativos sobre opções de entretenimento na região; controlar locações de veículos e até possibilitar o jogo de bingo via Internet, em tempo real, são as possibilidades abertas por alguns dos sistemas apresentados dia 7 (N.E.: de 10/1998) no Anfiteatro II da Unisanta, para avaliação de conclusão de curso.

Os sistemas foram criados pelos alunos do 4º ano do Curso de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unisanta, e também incluem projetos para informatização dos estabelecimentos comerciais que trabalho com alimentação, venda de medicamentos e controle de horário de funcionários.

Projeto Mercúrio – Esse é o nome do projeto destinado às agências marítimas, que visa sanar uma necessidade da área, no tocante ao envio de documentação (informações sobre conteineres) pelo ciberespaço, especialmente para a Codesp. Mercúrio, aliás, é o nome do deus grego responsável por levar mensagens de Zeus para outros deuses...

Web Rent a Car – É um sistema que tem por objetivo o controle de locações de veículos de uma determinada locadora. O aluguel só poderá ser feito na firma, mas uma home-page estará disponível na Internet, para consultas e reservas de locação, o que poderá ser feito, inclusive, de outra localidade do Brasil, através de filiais da locadora, nas quais as devoluções também serão permitidas.

Telecidade – Este projeto visa proporcionar recursos informativos sobre os mais diversos setores de entretenimento disponíveis para a população (no caso, da Baixada Santista). O Telecidade abre espaço para que toda a atividade ligada a esse fim possa ser divulgada de forma clara e organizada, em um espaço próprio, na rede Internet. Os anunciantes poderão deixar em um site próprio e organizado, textos, fotos ou imagens captadas no ambiente através de web-câmeras. O Tool City, outro sistema criado pelos alunos, permite disponibilizar uma ferramenta para cadastrar informações sobre a cidade, para posteriormente fornecê-las ao usuário final, através da Internet.

Medicamentos – Esse trabalho tem por finalidade efetuar a entrega de medicamentos para todos os clientes com maior agilidade e controle por parte da empresa. Oferece um acompanhamento geral da parte financeira dos pedidos efetuados. Controla o estoque dos produtos, possibilita o uso em ambiente multiusuário, fornece um cadastro de produtos e medicamentos incorporados diretamente ao sistema. Nesses mesmos moldes se enquadra o Projeto Sabor, voltado ao auto-atendimento (solicitação de pedidos e fechamento de conta) informatizado.

Vegas Bingo Internet – Trata-se de um sistema de automação via Internet. Através de um site, o usuário poderá se conectar, comprar cartelas e concorrer com pessoas de qualquer lugar, em tempo real, a prêmios em dinheiro. O jogador contará com a ajuda do Serviço de Atendimento do Jogador, em que as dúvidas do usuário serão sanadas por telefonia (voz).

No dia 30 – A Unisanta vai realizar dia 30, a partir das 8h30, em seu Consistório (Rua Oswaldo Cruz, 266) o "Projeto Informática e Educação", com a apresentação de dois programas didático-pedagógicos desenvolvidos por alunos do Curso de Ciências da Computação: Bingo dos Números Naturais (trabalho coordenado pelo professor Marco Antonio de Jesus) e Alfabetizando (coordenado pelo professor Maurício Neves Asenjo). Os interessados podem se inscrever gratuitamente para o evento pelo telefone 220.7100, ramal 128, das 9 às 13 horas.