Estudantes criam projetos para agências
marítimas, locadoras e até bingo na Internet
Alunos de Ciências da
Computação apresentaram trabalhos de conclusão de
curso
Permitir
às agências marítimas enviar documentos à Companhia
Docas do Estado de São Paulo (Codesp) via Internet, agilizando os
processos de importação; proporcionar recursos informativos
sobre opções de entretenimento na região; controlar
locações de veículos e até possibilitar o jogo
de bingo via Internet, em tempo real, são as possibilidades abertas
por alguns dos sistemas apresentados dia 7 (N.E.:
de 10/1998) no Anfiteatro II da Unisanta, para avaliação
de conclusão de curso.
Os sistemas foram criados pelos alunos
do 4º ano do Curso de Ciências da Computação da
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unisanta, e também incluem
projetos para informatização dos estabelecimentos comerciais
que trabalho com alimentação, venda de medicamentos e controle
de horário de funcionários.
Projeto Mercúrio
– Esse é o nome do projeto destinado às agências marítimas,
que visa sanar uma necessidade da área, no tocante ao envio de documentação
(informações sobre conteineres) pelo ciberespaço,
especialmente para a Codesp. Mercúrio, aliás, é o
nome do deus grego responsável por levar mensagens de Zeus para
outros deuses...
Web Rent a
Car – É um sistema que tem por objetivo o controle de locações
de veículos de uma determinada locadora. O aluguel só poderá
ser feito na firma, mas uma home-page estará disponível na
Internet, para consultas e reservas de locação, o que poderá
ser feito, inclusive, de outra localidade do Brasil, através de
filiais da locadora, nas quais as devoluções também
serão permitidas.
Telecidade
– Este projeto visa proporcionar recursos informativos sobre os mais diversos
setores de entretenimento disponíveis para a população
(no caso, da Baixada Santista). O Telecidade abre espaço para que
toda a atividade ligada a esse fim possa ser divulgada de forma clara e
organizada, em um espaço próprio, na rede Internet. Os anunciantes
poderão deixar em um site próprio e organizado, textos, fotos
ou imagens captadas no ambiente através de web-câmeras. O
Tool City, outro sistema criado pelos alunos, permite disponibilizar uma
ferramenta para cadastrar informações sobre a cidade, para
posteriormente fornecê-las ao usuário final, através
da Internet.
Medicamentos
– Esse trabalho tem por finalidade efetuar a entrega de medicamentos para
todos os clientes com maior agilidade e controle por parte da empresa.
Oferece um acompanhamento geral da parte financeira dos pedidos efetuados.
Controla o estoque dos produtos, possibilita o uso em ambiente multiusuário,
fornece um cadastro de produtos e medicamentos incorporados diretamente
ao sistema. Nesses mesmos moldes se enquadra o Projeto Sabor, voltado ao
auto-atendimento (solicitação de pedidos e fechamento de
conta) informatizado.
Vegas Bingo
Internet – Trata-se de um sistema de automação via
Internet. Através de um site, o usuário poderá se
conectar, comprar cartelas e concorrer com pessoas de qualquer lugar, em
tempo real, a prêmios em dinheiro. O jogador contará com a
ajuda do Serviço de Atendimento do Jogador, em que as dúvidas
do usuário serão sanadas por telefonia (voz).
No dia 30 – A Unisanta vai
realizar dia 30, a partir das 8h30, em seu Consistório (Rua Oswaldo
Cruz, 266) o "Projeto Informática e Educação", com
a apresentação de dois programas didático-pedagógicos
desenvolvidos por alunos do Curso de Ciências da Computação:
Bingo dos Números Naturais (trabalho coordenado pelo professor Marco
Antonio de Jesus) e Alfabetizando (coordenado pelo professor Maurício
Neves Asenjo). Os interessados podem se inscrever gratuitamente para o
evento pelo telefone 220.7100, ramal 128, das 9 às 13 horas. |