Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9810bpub.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 13/10/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 09:17:36
Publicações

Ação Games – A publicação da Abril Jovem apresenta em 10/1998 mais vinte páginas como brinde, com novas seções e dicas de jogos; analisa como os games falsificados destróem o console de seu videogame; apresenta o game Batman & Robin para PlayStation, mostra o Phantasy Star 3, um role playing game (RPG) em Português (para Megadrive) que muda conforme a esposa, os filhos e netos que o jogador tiver; inclui ainda 14 páginas com mapas completos da aventura Banjo-Kazooie para Nintendo 64, permitindo ir até o final, além de oferecer como brinde uma revista em quadrinhos de super-heróis.

Super GamePower – Publicada pela Nova Cultural a nova edição da revista inclui como brinde um transfer de camiseta do jogo Mission: Impossible. A publicação, aliás, detona todos os mapas desse jogo, além de apresentar Soul Calibur, as novas feras do arcade; os lançamentos para o Dia das Crianças, Dreamcast e Sonic Adventure, o Duke Nukem da Mega e os games Rival Schools e Brave Fencer (para PlayStation), Gex (Nintendo 64) e Shining Force III (para Saturn).

Princípios de Modelagem de Dados – Escrito pelo americano David C.Hay (diretor do Group R Inc., de Annandale (New Jersey, EUA), especialista em sistemas interativos de bancos de dados, o livro de 286 páginas, agora lançado pela Makron Books, objetiva auxiliar aqueles que conhecem os conceitos básicos da modelagem de dados e querem descobrir as sutilezas desses recursos. A obra deve auxiliar, por exemplo, os analistas que precisam produzir modelos com diagramação de fácil leitura. O autor usa sua experiência, baseando-se na premissa de que as estruturas das empresas possuem componentes semelhantes. Assim, quando alguém compreende essas semelhanças, passa a contar com um modelo inicial que pode ser adaptado para outras situações. O autor analisa as estruturas comuns a diversos tipos de serviços nas áreas de contabilidade, suprimento, manufatura, contratos, laboratórios e documentos.

Colorindo imagens na Web – Com 291 páginas, escritas por Lynda Weinman e Bruce Heavin, e incluindo CD-ROM (compatível com PC/Mac) com cliparts, paletas e amostras de cores, o novo livro da Editora Quark tem como subtítulo "O recurso definitivo para colorir na Web". A obra considera que para os programas de navegação na Internet, cor é apenas uma seqüência numérica, algo bem diferente de constatações sensoriais tipo "esta camisa azul combina com aquela gravata cinza-chumbo". Quem está interessado em criar sites visualmente atraentes, portanto, tem que unir técnica e intuição, e este é o objetivo do livro. 

Entre os conceitos abordados na obra, estão os cubos de cores e profundidade de bits, cores hexadecimais, pontilhamento e paletas. Os autores mostram ainda como as cores são processadas de maneira diferente elas diversas plataformas e browsers, o que é fundamental para que o designer de sites web tenha controle sobre o que será exibido pelo monitor do internauta. Os cinco primeiros capítulos explicam detalhadamente a teoria das cores, os formatos de arquivo na Internet e as técnicas de criação de imagens, com direito a dicas sobre o uso, as ferramentas e os recursos dos softwares Photoshop, Paint Shop Pro e Photo-Paint. Segue-se um guia dos arquivos disponíveis no CD-ROM, sobre agrupamentos de cores, amostras e diretórios, enquanto Marcas de HTML Relacionadas a Cores traz uma introdução à linguagem de programação usada na Internet. Há ainda um glossário dos principais termos técnicos encontrados no texto.