Trace Disc investe em linha de produção
de CD-ROMs
Empresa aposta na parceria
com os pequenos produtores do setor
Atuando
há nove anos no mercado de duplicação de disquetes,
a Trace Disc Multimídia agora está concentrando seu foco
de atuação na produção de CD-ROMs. Para que
isso fosse possível, a empresa investiu mais de 4 milhões
de dólares para instalar um parque industrial que atualmente pode
duplicar 1,5 milhão de CDs/mês.
As máquinas instaladas são
de alta tecnologia, e fazem parte do projeto da empresa de ter um pólo
industrial que, até o segundo semestre de 99, deverá estar
produzindo mais de 4 milhões de CDs ao mês. Serão instaladas
na indústria mais três linhas de produção de
discos e uma linha de masterização, com investimentos previstos
na ordem de 5 a 8 milhões de dólares até junho do
ano que vem (N.E.:1999).
Ao contrário da maioria das
empresas do setor, a Trace está concentrando sua produção
no mercado de duplicação de softwares. A opção
por este setor veio naturalmente como continuidade do processo histórico
da empresa, que sempre atuou na prestação de serviços
de reprodução de disquetes.
Parcerias – O objetivo principal
da empresa é obter parcerias com o mercado de CD-ROM e priorizar
o atendimento a esse setor, uma vez que este apresenta-se deficitário,
e muitas vezes é prejudicado nos itens disponibilidade e preço,
em função dos grandes volumes encomendados pela indústria
fonográfica.
Por isso, preço e quantidade
também fazem parte da estratégia comercial da empresa. Pequenos
produtores nacionais de software têm necessidade de duplicar
pequenas quantidades de seus produtos, já que seu mercado é
muitas vezes restrito a segmentos onde a venda não é tão
expressiva. A Trace pretende formar parcerias com esses produtores e atendê-los
mesmo em quantidades mínimas de CDs, sem deixar de oferecer o benefício
do custo que de modo geral só existia para grandes tiragens. Dessa
forma, a empresa quer atrair e formar um pool de pequenos desenvolvedores
nacionais, que utilizem sempre os serviços da indústria,
absorvendo parte da produção das máquinas instaladas.
A falta de atendimento ao segmento
de CD-ROM no final de ano também é outro nicho que a Trace
pretende atender. Como seu foco principal não está no mercado
de áudio, normalmente sobrecarregado com a produção
de discos nessa época, a empresa aposta nas parcerias com o setor
de software para atender e conquistar esses produtores no segundo
semestre.
Equipamentos – Entre suas
atividades, a empresa inclui uma central de manipulação de
embalagens e kits que, com o uso de instrumentos de alta tecnologia,
possibilita a execução dessas atividades, atendendo, assim,
uma fatia de mercado que apresentava carência desses serviços.
A Trace conta ainda com uma gráfica
expressa, e equipamentos de duplicação de disquetes com capacidade
de produção de 4 milhões de cópias/mês,
que atende principalmente aos grandes bancos (na produção
de seus kits de home banking) e editoras (que usam esse tipo
de mídia para acompanhar livros especializados).
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