Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9810atra.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 6/10/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:40:21
Trace Disc investe em linha de produção de CD-ROMs 

Empresa aposta na parceria com os pequenos produtores do setor

Atuando há nove anos no mercado de duplicação de disquetes, a Trace Disc Multimídia agora está concentrando seu foco de atuação na produção de CD-ROMs. Para que isso fosse possível, a empresa investiu mais de 4 milhões de dólares para instalar um parque industrial que atualmente pode duplicar 1,5 milhão de CDs/mês.

As máquinas instaladas são de alta tecnologia, e fazem parte do projeto da empresa de ter um pólo industrial que, até o segundo semestre de 99, deverá estar produzindo mais de 4 milhões de CDs ao mês. Serão instaladas na indústria mais três linhas de produção de discos e uma linha de masterização, com investimentos previstos na ordem de 5 a 8 milhões de dólares até junho do ano que vem (N.E.:1999).

Ao contrário da maioria das empresas do setor, a Trace está concentrando sua produção no mercado de duplicação de softwares. A opção por este setor veio naturalmente como continuidade do processo histórico da empresa, que sempre atuou na prestação de serviços de reprodução de disquetes. 

Parcerias – O objetivo principal da empresa é obter parcerias com o mercado de CD-ROM e priorizar o atendimento a esse setor, uma vez que este apresenta-se deficitário, e muitas vezes é prejudicado nos itens disponibilidade e preço, em função dos grandes volumes encomendados pela indústria fonográfica.

Por isso, preço e quantidade também fazem parte da estratégia comercial da empresa. Pequenos produtores nacionais de software têm necessidade de duplicar pequenas quantidades de seus produtos, já que seu mercado é muitas vezes restrito a segmentos onde a venda não é tão expressiva. A Trace pretende formar parcerias com esses produtores e atendê-los mesmo em quantidades mínimas de CDs, sem deixar de oferecer o benefício do custo que de modo geral só existia para grandes tiragens. Dessa forma, a empresa quer atrair e formar um pool de pequenos desenvolvedores nacionais, que utilizem sempre os serviços da indústria, absorvendo parte da produção das máquinas instaladas.

A falta de atendimento ao segmento de CD-ROM no final de ano também é outro nicho que a Trace pretende atender. Como seu foco principal não está no mercado de áudio, normalmente sobrecarregado com a produção de discos nessa época, a empresa aposta nas parcerias com o setor de software para atender e conquistar esses produtores no segundo semestre.

Equipamentos – Entre suas atividades, a empresa inclui uma central de manipulação de embalagens e kits que, com o uso de instrumentos de alta tecnologia, possibilita a execução dessas atividades, atendendo, assim, uma fatia de mercado que apresentava carência desses serviços.

A Trace conta ainda com uma gráfica expressa, e equipamentos de duplicação de disquetes com capacidade de produção de 4 milhões de cópias/mês, que atende principalmente aos grandes bancos (na produção de seus kits de home banking) e editoras (que usam esse tipo de mídia para acompanhar livros especializados).
****
Trace Disc - Telefone: (011) 7295.6454