Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9809cver.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 15/9/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:38:21
VERDE EM PORTUGAL
Escola de São Vicente promove intercâmbio pela Web 

Neste mês, inicia um fórum de debates internacional

Neste mês (N.E.: 9/1998) em que se inicia o ano letivo português (após as férias escolares do verão setentrional), a escola vicentina Verde Que Te Quero Verde inicia um Fórum de Debates com a participação de escolas portuguesas, em seu site. Através da Internet, os docentes de disciplinas afins estarão em contato constante, discutindo formas didáticas aplicadas, além de pesquisas e conteúdos capazes de incrementar o dia-a-dia em sala de aula.

Deste fórum também farão parte os alunos de todas as escolas participantes, sempre a partir das atividades propostas pelos professores. Afinal, como destaca Silmara Casadei (coordenadora de quinta a oitava séries da escola vicentina), são os alunos os principais protagonistas do intercâmbio: "É ele, o aluno, que vai partir para as pesquisas e fazer com que o intercâmbio se desenrole de forma ativa", observa, anunciando que a seqüência do projeto será a visita dos profissionais portugueses à Baixada Santista, ainda sem data definida. Da mesma forma, está nos planos a possibilidade de intercambiar os próprios alunos, para que eles possam conhecer mais de perto realidades diferentes, vivenciando e experimentando uma outra cultura.

Viagem – Cinco professores de quinta a oitava séries da Verde Que Te Quero Verde retornaram recentemente de Portugal, onde tiveram a oportunidade de conhecer, pessoalmente, professores de escolas portuguesas com os quais só haviam tido contato por meio da Internet, por conta desse Projeto de Intercâmbio Cultural, iniciado em 1997.

Andréa Rossi, Silvia Matheus, Fábio Mello, Rosária Coutinho e Silmara Casadei estiveram em unidades de ensino de Algoz, Sintra, Paços D’Arcos, Seia e Cascais. Em todos os encontros, a palavra de ordem foi Integração, não só entre os profissionais envolvidos como também com os alunos portugueses.

Além da certeza da importância de se tentar extrapolar essa integração para uma maior aproximação dos dois países lusófonos, o grupo voltou convicto da necessidade de dar continuidade à troca de experiências na área educacional, por meio do correio eletrônico.

Durante a estada em Portugal, os professores vicentinos puderam conhecer um pouco da realidade educacional portuguesa, assim como mostrar o trabalho realizado em sua escola, dentro da proposta construtivista fundamentada nas teorias de Piaget e Vigotsk.

Mudança – Segundo Silmara Casadei, Portugal vive um período de mudança nas questões educativas. As escolas de lá, conforme explicou, pretendem inovar as práticas didáticas, buscando assim um ensino mais dinâmico e que desperte no aluno o interesse pela escola e pelos conteúdos trabalhados.

Nos encontros mantidos na Europa, os professores brasileiros e portugueses discutiram a continuidade do projeto cultural entre as escolas e, também, sua possível ampliação a partir do envolvimento das prefeituras locais em projetos de interesse para as comunidades. Isto porque, de acordo com a coordenadora Silmara, muitas das sugestões de temas a serem desenvolvidos partem da importância da multidisplinaridade, sobretudo em relação à Educação Ambiental e ao resgate histórico entre Brasil e Portugal.