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Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 29/9/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:37:53
EMPRESAS
Microsoft anuncia estratégia Digital Nervous System no Brasil 

Objetivo é usar intensivamente a tecnologia para alcançar objetivos corporativos

Um novo conceito tecnológico está sendo anunciado pela Microsoft: o Digital Nervous System (DNS – Sistema Nervoso Digital), uma estratégia que permite às empresas ampliarem suas vantagens competitivas, mantendo a liderança no mundo da economia digital. O objetivo do novo conceito é proporcionar condições para que as corporações possam reagir a problemas inesperados de forma rápida, diminuir a distância com seus clientes e focar os seus objetivos nos negócios que desenvolvem e não na tecnologia. Na prática, assim como o sistema nervoso do corpo humano, que sempre possui a informação necessária para agir e reagir aos acontecimentos, o DNS consiste na integração de PCs e da plataforma de software da empresa, proporcionando um fluxo de informações rápido e eficiente.

Na opinião de Jeff Raikes, vice-presidente de vendas e suporte da Microsoft Corporation e um dos responsáveis pela processo de divulgação do novo conceito, a integração é um fator preponderante dentro do DNS: "O sistema é implantado de acordo com seis princípios básicos – arquitetura do PC, informações em modo digital, e-mail universal, conexão permanente, ferramentas de produtividade para usuário final e aplicações integradas de negócios". Através da integração do sistema operacional Windows, do pacote de aplicativos Office e dos servidores BackOffice, a empresa pode implantar o novo conceito obtendo interação nas soluções disponibilizadas em cada um desses sistemas.

Pontos básicos – As áreas de atuação ou cenários de negócios de uma empresa são pontos chaves no emprego do DNS. Dentro das empresas, a informação flui de várias maneiras: orçamentos, dados de vendas, transações on-line, planejamento de produção, reuniões e e-mails. Apesar das diferentes formas, tudo se resume em conhecimento que é capturado, armazenado e transmitido entre os funcionários para o desenvolvimento e uso da empresa.

A utilização do conceito no gerenciamento de conhecimento e também no planejamento e nas operações de negócios permite às empresas, por exemplo, agilizar o seu processo de comunicação e de gerenciamento dos negócios, o que viabiliza a tomada de decisões rápidas e de forma inteligente e, ainda, uma redução do custo total de propriedade (TCO).

"Com a implementação do DNS, as empresas têm condições de ter à disposição dados operacionais em todos os níveis da organização, pois os aplicativos internos podem ser adaptados rapidamente, de acordo com as necessidades de mudanças", explica Raikes.

O gerenciamento da rede e de seus recursos também exige uma estrutura robusta, que colabora com a implantação de novos produtos ou permite que a manutenção dos existentes seja realizada adequadamente. Os recursos presentes na rede, tais como hardware, software, usuários e dados, devem ser gerenciados de forma simples, integrada e com mecanismos que auxiliem a sua manutenção e garantam a redução de custos.

Clientes e parceiros – A atuação do DNS se estende ao relacionamento da empresa com seus clientes e parceiros. Por meio da utilização do novo conceito é possível conhecer melhores clientes e desenvolver um atendimento personalizado, que resolva as necessidades mais simples. Com um fluxo de informações disponível a todos na empresa é possível, por exemplo, tornar acessíveis de maneira eficiente os dados relacionados ao usuário dos serviços da companhia. 

"Desta forma, a empresa pode oferecer serviços adicionais que proporcionarão maior bem estar ao seu cliente e, consequentemente, maior satisfação', diz o vice-presidente da Microsoft.

Outra possibilidade nessa área é a de trabalhar diretamente e on-line com clientes e parceiros através do comércio eletrônico, aumentando receitas e diminuindo os custos e ciclo de vendas. Além disso, as empresas têm condições de viabilizar um acesso mais rápido e fácil aos seus parceiros, o que garante um relacionamento dinâmico e produtivo. 

Imagine que a empresa concorrente reduziu os preços em 10%. Para descobrir qual é a melhor resposta, é possível iniciar uma discussão on-line com as equipes de vendas, produção e finanças e, ainda, com fornecedores de matéria-prima, revisando os custos e chegando à conclusão de que, em vez de reduzir o preço do seu produto, a empresa pode oferecê-lo acompanhado de serviços, pelo mesmo preço.