EMPRESAS
Microsoft anuncia estratégia
Digital Nervous System no Brasil
Objetivo é usar intensivamente
a tecnologia para alcançar objetivos corporativos
Um novo
conceito tecnológico está sendo anunciado pela Microsoft:
o Digital Nervous System (DNS – Sistema Nervoso Digital), uma estratégia
que permite às empresas ampliarem suas vantagens competitivas, mantendo
a liderança no mundo da economia digital. O objetivo do novo conceito
é proporcionar condições para que as corporações
possam reagir a problemas inesperados de forma rápida, diminuir
a distância com seus clientes e focar os seus objetivos nos negócios
que desenvolvem e não na tecnologia. Na prática, assim como
o sistema nervoso do corpo humano, que sempre possui a informação
necessária para agir e reagir aos acontecimentos, o DNS consiste
na integração de PCs e da plataforma de software da
empresa, proporcionando um fluxo de informações rápido
e eficiente.
Na opinião de Jeff Raikes,
vice-presidente de vendas e suporte da Microsoft Corporation e um dos responsáveis
pela processo de divulgação do novo conceito, a integração
é um fator preponderante dentro do DNS: "O sistema é implantado
de acordo com seis princípios básicos – arquitetura do PC,
informações em modo digital, e-mail universal, conexão
permanente, ferramentas de produtividade para usuário final e aplicações
integradas de negócios". Através da integração
do sistema operacional Windows, do pacote de aplicativos Office e dos servidores
BackOffice, a empresa pode implantar o novo conceito obtendo interação
nas soluções disponibilizadas em cada um desses sistemas.
Pontos básicos – As
áreas de atuação ou cenários de negócios
de uma empresa são pontos chaves no emprego do DNS. Dentro das empresas,
a informação flui de várias maneiras: orçamentos,
dados de vendas, transações on-line, planejamento
de produção, reuniões e e-mails. Apesar das
diferentes formas, tudo se resume em conhecimento que é capturado,
armazenado e transmitido entre os funcionários para o desenvolvimento
e uso da empresa.
A utilização do conceito
no gerenciamento de conhecimento e também no planejamento e nas
operações de negócios permite às empresas,
por exemplo, agilizar o seu processo de comunicação e de
gerenciamento dos negócios, o que viabiliza a tomada de decisões
rápidas e de forma inteligente e, ainda, uma redução
do custo total de propriedade (TCO).
"Com a implementação
do DNS, as empresas têm condições de ter à disposição
dados operacionais em todos os níveis da organização,
pois os aplicativos internos podem ser adaptados rapidamente, de acordo
com as necessidades de mudanças", explica Raikes.
O gerenciamento da rede e de seus
recursos também exige uma estrutura robusta, que colabora com a
implantação de novos produtos ou permite que a manutenção
dos existentes seja realizada adequadamente. Os recursos presentes na rede,
tais como hardware, software, usuários e dados, devem
ser gerenciados de forma simples, integrada e com mecanismos que auxiliem
a sua manutenção e garantam a redução de custos.
Clientes e parceiros – A atuação
do DNS se estende ao relacionamento da empresa com seus clientes e parceiros.
Por meio da utilização do novo conceito é possível
conhecer melhores clientes e desenvolver um atendimento personalizado,
que resolva as necessidades mais simples. Com um fluxo de informações
disponível a todos na empresa é possível, por exemplo,
tornar acessíveis de maneira eficiente os dados relacionados ao
usuário dos serviços da companhia.
"Desta forma, a empresa pode oferecer
serviços adicionais que proporcionarão maior bem estar ao
seu cliente e, consequentemente, maior satisfação', diz o
vice-presidente da Microsoft.
Outra possibilidade nessa área
é a de trabalhar diretamente e on-line com clientes e parceiros
através do comércio eletrônico, aumentando receitas
e diminuindo os custos e ciclo de vendas. Além disso, as empresas
têm condições de viabilizar um acesso mais rápido
e fácil aos seus parceiros, o que garante um relacionamento dinâmico
e produtivo.
Imagine que a empresa concorrente
reduziu os preços em 10%. Para descobrir qual é a melhor
resposta, é possível iniciar uma discussão on-line
com as equipes de vendas, produção e finanças e, ainda,
com fornecedores de matéria-prima, revisando os custos e chegando
à conclusão de que, em vez de reduzir o preço do seu
produto, a empresa pode oferecê-lo acompanhado de serviços,
pelo mesmo preço. |