IMAGEM
Sensores transformam movimentos
de ator em animação
Produto da Sisgraph foi lançado
em agosto na mostra BroadCast & Cable
Um pacote
de alto nível para captura de imagens virtuais em movimento, em
tempo real, para animar personagens virtuais, foi lançado pela Sisgraph
durante a feira BroadCast & Cable realizada
em agosto (N.E.: de 1998) na capital paulista.
Composto pelo hardware Polhemus e pelo software FilmBox,
desenvolvido pela canadense Kaydara, o conjunto proporciona abatimento
de custo e de tempo entre três e quatro vezes em relação
ao procedimento usual no mercado e conforme a complexidade das imagens
geradas.
O sistema consiste em sensores ligados
ao hardware Polhemus, que converte os movimentos em informações
para um microcomputador de tecnologia Pentium II. O software FilmBox,
rodando em plataforma NT ou Irix, converte estes dados em movimentos para
o personagem virtual. Na feira paulistana, a demonstração
foi feita por um ator vestindo duas luvas ligadas aos sensores, enquanto
o personagem virtual seria uma cabeça. Os movimentos dos dedos do
ator acionariam a movimentação dos olhos e da face em geral
dessa cabeça virtual.
Automático – Quando
se faz leituras de captura de movimentos, é normal ocorrerem impurezas
na imagem – como pequenos trancos ou descontinuidade – e é necessário
limpá-las em cada frame envolvido. O pacote representado
no Brasil pela Sisgraph tem a capacidade de gerenciar e erradicar essas
imprecisões automaticamente, emitindo o sinal mais puro possível
e compondo o personagem em tempo real. O usual em software 3D é
limpar essas impurezas frame a frame manualmente.
Além da aplicação
direta em software 3D, pode ser utilizado em eventos como shows
e feiras, promovendo um palco virtual na interação imediata
com o público ou o ator que manipula o personagem. Mesmo em programas
de TV, com a composição do personagem em tempo real, abre
espaço para a integração com os atores, permitindo
partir para a edição final do programa, sem a necessidade
de maquiar as eventuais imperfeições manualmente. |