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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 8/9/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:37:30
IMAGEM
Sensores transformam movimentos de ator em animação 

Produto da Sisgraph foi lançado em agosto na mostra BroadCast & Cable

Um pacote de alto nível para captura de imagens virtuais em movimento, em tempo real, para animar personagens virtuais, foi lançado pela Sisgraph durante a feira BroadCast & Cable realizada em agosto (N.E.: de 1998) na capital paulista. Composto pelo hardware Polhemus e pelo software FilmBox, desenvolvido pela canadense Kaydara, o conjunto proporciona abatimento de custo e de tempo entre três e quatro vezes em relação ao procedimento usual no mercado e conforme a complexidade das imagens geradas.

O sistema consiste em sensores ligados ao hardware Polhemus, que converte os movimentos em informações para um microcomputador de tecnologia Pentium II. O software FilmBox, rodando em plataforma NT ou Irix, converte estes dados em movimentos para o personagem virtual. Na feira paulistana, a demonstração foi feita por um ator vestindo duas luvas ligadas aos sensores, enquanto o personagem virtual seria uma cabeça. Os movimentos dos dedos do ator acionariam a movimentação dos olhos e da face em geral dessa cabeça virtual.

Automático – Quando se faz leituras de captura de movimentos, é normal ocorrerem impurezas na imagem – como pequenos trancos ou descontinuidade – e é necessário limpá-las em cada frame envolvido. O pacote representado no Brasil pela Sisgraph tem a capacidade de gerenciar e erradicar essas imprecisões automaticamente, emitindo o sinal mais puro possível e compondo o personagem em tempo real. O usual em software 3D é limpar essas impurezas frame a frame manualmente.

Além da aplicação direta em software 3D, pode ser utilizado em eventos como shows e feiras, promovendo um palco virtual na interação imediata com o público ou o ator que manipula o personagem. Mesmo em programas de TV, com a composição do personagem em tempo real, abre espaço para a integração com os atores, permitindo partir para a edição final do programa, sem a necessidade de maquiar as eventuais imperfeições manualmente.