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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 18/8/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:36:20
CINEMA
Godzilla invade Nova Iorque em show de computação gráfica 

Megaprodução é a primeira integralmente no padrão Intel com Intergraph e Viewpoint

Tamanho é documento. O mote publicitário da megaprodução Godzilla retrata muito mais do que as proporções do maior de todos os monstros da história do cinema. O filme consumiu US$ 125 milhões em produção e promoção, e US$ 50  milhões em distribuição. A campanha de marketing pilotada pela Sony Corporation, proprietária da Columbia Pictures, foi inédita no meio cinematográfico, pois nenhum de seus parceiros poderia divulgar imagens do novo Godzilla até a estréia norte-americana. O máximo que se viu foi uma cena de rua com uma pata do réptil gigantesco. 

O ineditismo continua no fato de ser o primeiro longa-metragem a ser feito totalmente em hardware padrão Intel para animação e modelagem: o show de computação gráfica ficou por conta da workstation TDZ 2000, produzida pela Intergraph, e do software Softimage 3D e da biblioteca de modelos 3D da Viewpoint Datalabs, todos distribuídos no Brasil pela Sisgraph.

Godzilla foi o que abriu a frente de produção de filmes e teleséries envolvendo monstros com Ultraman, Ultra Seven e Robô Gigante. O sucesso foi constante nos 22 filmes rodados desde 1954, no Japão. A nova versão foi realizada pela mesma equipe do Independence Day. Além de sua tradição cult, Godzilla volta às telas na onda que domina os estúdios de Hollywood: os blockbusters, megafilmes milionários em cachês e efeitos especiais em computação gráfica. Os softwares e hardwares de última geração em 3D efetivaram o seu espaço na Sétima Arte.

TDZ 2000 – A linha de estações de trabalho TDZ 2000 apresenta modelos de até 400 MHz, e atingem ganhos de performance de 33% em função de sua arquitetura e novos chips. Os modelos Pentium II dessa linha trazem placas e subsistemas gráficos para criação em realidade virtual, em 3D, em edição de vídeos, animações e outras, que as colocam nos patamares de mercado de sistemas Unix/Risc. Porém, as workstations baseadas no Pentium II se situam em um novo nível de preço-performance, ou aproximadamente um quarto do custo dos similares Risc/Unix, sendo desenvolvidas de forma a extrair o máximo de performance do ambiente Windows NT.

A maior rapidez é obtida não apenas pela nova geração de microprocessadores Intel, mas também pela capacidade de processamento de imagens (fundamental para rotinas como renderização de imagens em três dimensões e criação de projetos em CAD, por exemplo), que repousa sobre o padrão Open GL RealiZm 3D (que garante o trabalho em tempo real – performance interativa – com imagens complexas e texturas variadas de objetos constantes no desenho ou projeto). Os recursos gráficos do padrão RealiZm 3D viabilizam a criação de animações e edição de imagens com recursos para sombras, névoas, imagens translúcidas etc.

Softwares – O Softimage/3D é uma solução de animação e modelagem tridimensional flexível, de alto desempenho e recursos avançados. Entre eles, vale destacar modelagem aperfeiçoada, cinemática inversa – animação de objetos de acordo com as leis da natureza (gravidade, densidade e elasticidade), para que se comportem como no mundo real -, simulações dinâmicas e captura de imagem em movimento. É fácil aprender e usar o produto, que oferece um ambiente natural e trabalha da mesma forma que os criadores, permitindo que testem suas idéias de modo interativo e intuitivo, com resposta imediata do sistema.

Já a empresa norte-americana Viewpoint desenvolve e disponibiliza modelos 3D, imaginários ou existentes, independentemente de sua complexidade, podendo desenvolvê-los em Nurbs ou polígonos. Os modelos criados por essa empresa foram utilizados também para os filmes Titanic, Indepedence Day, Space Jam, True Lies e outros. No Brasil, foi essa empresa que disponibilizou as imagens da vinheta de abertura da novela Torre de Babel, da Rede Globo de Televisão.

Além de desenvolver modelos de acordo com a solicitação do cliente, a Viewpoint ainda disponibiliza uma biblioteca com mais de dez mil imagens, distribuídas em coleções como animais, veículos, anatomia, arquitetura, utensílios, imagens de satélite, texturas, mapas, monumentos etc., que estão disponíveis para os principais formatos usados em computação gráfica.