CINEMA
Godzilla invade Nova Iorque em show
de computação gráfica
Megaprodução
é a primeira integralmente no padrão Intel com Intergraph
e Viewpoint
Tamanho
é documento. O mote publicitário da megaprodução
Godzilla retrata muito mais do que as proporções do
maior de todos os monstros da história do cinema. O filme consumiu
US$ 125 milhões em produção e promoção,
e US$ 50 milhões em distribuição. A campanha
de marketing pilotada pela Sony Corporation, proprietária
da Columbia Pictures, foi inédita no meio cinematográfico,
pois nenhum de seus parceiros poderia divulgar imagens do novo Godzilla
até a estréia norte-americana. O máximo que se viu
foi uma cena de rua com uma pata do réptil gigantesco.
O ineditismo continua no fato de
ser o primeiro longa-metragem a ser feito totalmente em hardware
padrão Intel para animação e modelagem: o show
de computação gráfica ficou por conta da workstation
TDZ 2000, produzida pela Intergraph, e do software Softimage 3D
e da biblioteca de modelos 3D da Viewpoint Datalabs, todos distribuídos
no Brasil pela Sisgraph.
Godzilla foi o que abriu a
frente de produção de filmes e teleséries envolvendo
monstros com Ultraman, Ultra Seven e Robô Gigante.
O sucesso foi constante nos 22 filmes rodados desde 1954, no Japão.
A nova versão foi realizada pela mesma equipe do Independence
Day. Além de sua tradição cult, Godzilla
volta às telas na onda que domina os estúdios de Hollywood:
os blockbusters, megafilmes milionários em cachês e
efeitos especiais em computação gráfica. Os softwares
e hardwares de última geração em 3D efetivaram
o seu espaço na Sétima Arte.
TDZ 2000 – A linha de estações
de trabalho TDZ 2000 apresenta modelos de até 400 MHz, e atingem
ganhos de performance de 33% em função de sua arquitetura
e novos chips. Os modelos Pentium II dessa linha trazem placas e
subsistemas gráficos para criação em realidade virtual,
em 3D, em edição de vídeos, animações
e outras, que as colocam nos patamares de mercado de sistemas Unix/Risc.
Porém, as workstations baseadas no Pentium II se situam em
um novo nível de preço-performance, ou aproximadamente um
quarto do custo dos similares Risc/Unix, sendo desenvolvidas de forma a
extrair o máximo de performance do ambiente Windows NT.
A maior rapidez é obtida não
apenas pela nova geração de microprocessadores Intel, mas
também pela capacidade de processamento de imagens (fundamental
para rotinas como renderização de imagens em três dimensões
e criação de projetos em CAD, por exemplo), que repousa sobre
o padrão Open GL RealiZm 3D (que garante o trabalho em tempo real
– performance interativa – com imagens complexas e texturas variadas de
objetos constantes no desenho ou projeto). Os recursos gráficos
do padrão RealiZm 3D viabilizam a criação de animações
e edição de imagens com recursos para sombras, névoas,
imagens translúcidas etc.
Softwares – O Softimage/3D
é uma solução de animação e modelagem
tridimensional flexível, de alto desempenho e recursos avançados.
Entre eles, vale destacar modelagem aperfeiçoada, cinemática
inversa – animação de objetos de acordo com as leis da natureza
(gravidade, densidade e elasticidade), para que se comportem como no mundo
real -, simulações dinâmicas e captura de imagem em
movimento. É fácil aprender e usar o produto, que oferece
um ambiente natural e trabalha da mesma forma que os criadores, permitindo
que testem suas idéias de modo interativo e intuitivo, com resposta
imediata do sistema.
Já a empresa norte-americana
Viewpoint desenvolve e disponibiliza modelos 3D, imaginários ou
existentes, independentemente de sua complexidade, podendo desenvolvê-los
em Nurbs ou polígonos. Os modelos criados por essa empresa foram
utilizados também para os filmes Titanic, Indepedence
Day, Space Jam, True Lies e outros. No Brasil, foi essa
empresa que disponibilizou as imagens da vinheta de abertura da novela
Torre de Babel, da Rede Globo de Televisão.
Além de desenvolver modelos
de acordo com a solicitação do cliente, a Viewpoint ainda
disponibiliza uma biblioteca com mais de dez mil imagens, distribuídas
em coleções como animais, veículos, anatomia, arquitetura,
utensílios, imagens de satélite, texturas, mapas, monumentos
etc., que estão disponíveis para os principais formatos usados
em computação gráfica. |