INFORMÁTICA
Profissões: 3 - Suporte Técnico
O maior problema desses profissionais
é com o BIOS...
Raquel de Almeida Marques (*)
Colaboradora
O dia-a-dia
da Informática em uma empresa é muito tumultuado. São
impressoras travando, monitores queimando, drives engolindo disquetes,
estações que não acessam o servidor e usuários
muito, mas muito bravos. Às vezes, são problemas realmente
técnicos. Às vezes, é o que nós da área
de Informática chamamos de problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando
o Sistema). De qualquer forma, o suporte será sempre acionado.
Se você gosta de desafios e
não se incomoda de ser chamado nas horas de descanso, esta profissão
foi feita para você. Em algumas empresas são chamados de Técnicos
em Suporte e em outras, Analistas de Suporte. De maneira geral, estes profissionais
são os responsáveis pela manutenção de toda
a informática de uma empresa, atuando basicamente nas áreas
de hardware, redes e resolução de dúvidas dos
usuários.
Perfil – E o que é
necessário saber? Na verdade, o técnico em suporte deve possuir
uma experiência bastante abrangente. Conhecimentos de manutenção
de computadores, instalação e configuração
de softwares e montagem, instalação e manutenção
de redes devem ser profundos. Para quem está pensando em começar
agora, a sugestão seria se aprofundar em rede NT e fazer algum curso
de administração de rede Novell (que não morreu) e
Unix (de grande utilidade ainda na Internet).
Para valorizar o passe, não
dispense as certificações. Possuem um peso incrível
e ajudam uma pessoa sem experiência a entrar no mercado. Além
disso, ser dinâmico e possuir inglês fluente ajudam, pois muitas
vezes os problemas tornam-se complicados e o jeito é procurar auxílio
na Internet, nos sites dos fornecedores que são, em sua maioria,
em inglês.
Se você gostou desta profissão,
aposte nela. O mercado é muito abrangente e tende a crescer, afinal,
qualquer empresa que possua um computador precisa de alguém para
dar suporte. Quanto à remuneração? Na Baixada Santista,
varia de 500 a 1.500 reais. Em São Paulo, de 700 a 2.500. Vale a
pena para você?
(*) Raquel
de Almeida Marques é consultora de Informática, especializada
em problemas e soluções para pequenas e médias empresas,
ministrando treinamentos nessa área. |