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Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 4/8/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:35:38
INFORMÁTICA
Profissões: 3 - Suporte Técnico 

O maior problema desses profissionais é com o BIOS...

Raquel de Almeida Marques (*)
Colaboradora

O dia-a-dia da Informática em uma empresa é muito tumultuado. São impressoras travando, monitores queimando, drives engolindo disquetes, estações que não acessam o servidor e usuários muito, mas muito bravos. Às vezes, são problemas realmente técnicos. Às vezes, é o que nós da área de Informática chamamos de problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema). De qualquer forma, o suporte será sempre acionado.

Se você gosta de desafios e não se incomoda de ser chamado nas horas de descanso, esta profissão foi feita para você. Em algumas empresas são chamados de Técnicos em Suporte e em outras, Analistas de Suporte. De maneira geral, estes profissionais são os responsáveis pela manutenção de toda a informática de uma empresa, atuando basicamente nas áreas de hardware, redes e resolução de dúvidas dos usuários.

Perfil – E o que é necessário saber? Na verdade, o técnico em suporte deve possuir uma experiência bastante abrangente. Conhecimentos de manutenção de computadores, instalação e configuração de softwares e montagem, instalação e manutenção de redes devem ser profundos. Para quem está pensando em começar agora, a sugestão seria se aprofundar em rede NT e fazer algum curso de administração de rede Novell (que não morreu) e Unix (de grande utilidade ainda na Internet). 

Para valorizar o passe, não dispense as certificações. Possuem um peso incrível e ajudam uma pessoa sem experiência a entrar no mercado. Além disso, ser dinâmico e possuir inglês fluente ajudam, pois muitas vezes os problemas tornam-se complicados e o jeito é procurar auxílio na Internet, nos sites dos fornecedores que são, em sua maioria, em inglês.

Se você gostou desta profissão, aposte nela. O mercado é muito abrangente e tende a crescer, afinal, qualquer empresa que possua um computador precisa de alguém para dar suporte. Quanto à remuneração? Na Baixada Santista, varia de 500 a 1.500 reais. Em São Paulo, de 700 a 2.500. Vale a pena para você?

(*) Raquel de Almeida Marques é consultora de Informática, especializada em problemas e soluções para pequenas e médias empresas, ministrando treinamentos nessa área.