Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9807dnes.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 28/7/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:35:12
PESQUISA
Dados econômicos da Baixada Santista estão em site da Unisanta 

Projeto prevê também inclusão de dados pesquisados pela universidade

A partir de agora, está mais fácil pesquisar dados sócio-econômicos sobre a Baixada Santista. O Núcleo de Estudos Sócio-econômicos (Nese) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) criou uma área na home-page da universidade, contendo dados sobre a região, até então isolados em várias fontes de pesquisa. Entre as informações, estão indicadores de inflação mensal, desde 1980, medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos (Dieese).

Quem acessar o endereço eletrônico encontrará ainda um link em conexão direta com as home-pages das prefeituras municipais da Região Metropolitana da Baixada Santista. Uma das facilidades está na consulta on-line do Diário Oficial de Santos. O site contém ainda indicadores econômicos como o dólar e a unidade fiscal de referência (Ufir), endereços de institutos, fundações e associações, além de informações dos governos federal, estadual e municipal.

Projetos – Segundo o professor-doutor Alcindo Gonçalves, um dos coordenadores do Nese, o banco de dados informatizado será sempre atualizado e passará por ampliações. "Futuramente, estaremos adicionando dados coletados pelo próprio núcleo, professores e alunos da Unisanta", afirmou. Entre as propostas do grupo, formado em dezembro de 1997, está a elaboração de pesquisas que mostrem índices de desemprego e do custo de vida na Baixada Santista. Outro objetivo é a promoção de debates, cursos e seminários, além de intercâmbios com instituições nacionais e internacionais.

Os projetos serão encaminhados ao professor Júlio Simões Júnior, diretor da Faculdade de Administração de Empresas da Unisanta, para análise do conselho consultivo e da comissão científica quanto a viabilidade, custos, relevância e prazo de execução. A responsabilidade técnica é do economista Jorge Telésforo, também criador do site. A comunidade poderá participar dos projetos através da cooperação entre o núcleo e as instituições públicas e privadas.

Fazem parte do conselho consultivo o secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Belisário dos Santos Júnior; o jurista Ives Gandra Martins, presidente da Academia Internacional de Direito e Economia; o economista José Pascoal Vaz, os jornalistas Fernando Allende e Francisco La Scala e os professores Rodolfo Amaral e Mônica Sydow Hummel, representante da Anistia Internacional.

A proposta de instalação de Núcleos de Pesquisas e Estudos partiu da reitora, professora-doutora Sílvia Ângela Teixeira Penteado, como parte do compromisso de Gestão Compartilhada e de enfatizar a ligação do ensino e da pesquisa.