Publicações
Exame – "O fenômeno
SAP – por que as empresas brasileiras estão fascinadas pelo colosso
alemão do software" é o tema de capa da edição
do dia 15/7/1998, mostrando como o Systemanalyse und Programmentwicklung
(análise de sistemas e desenvolvimento de programas) conquistou
o mundo corporativo, apesar de promover uma revolução completa
em todos os procedimentos de gestão interna das empresas.
Computer Gaming World – Em
seu segundo número, a publicação de 7/1998 da Quark
Editora destaca uma super-prévia com oito páginas do jogo
Age
of Empires II, além de analisar 14 jogos, o Grim Fandango,
o Arquivo-X e o Prince 3D, e uma nova geração
de games, pela série Star Trek.
CD Expert Kids – Com o CD-ROM
de brinde Aventuras na Ilha X e um caderno de atividades, a revista
de 7/1998 apresenta o primeiro CD da apresentadora Xuxa, reunindo conceitos
pedagógicos em divertidas atividades para testar a atenção
e concentração das crianças.
Windows Computing – Incluindo
um CD-ROM de brinde com os browsers Communicator (em inglês)
e Navigator Gold (em português e espanhol) da Netscape, a edição
de 7/1998 apresenta uma reportagem especial de 17 páginas, feita
em conjunto com a revista norte-americana PC Computing, apresentando
indicações e ofertas de hardware e software,
inclusive as análises em laboratório. A revista apresenta
ainda a análise da versão beta do MS Internet Explorer 5.0
e dicas para acelerar o Windows-98, além de ampla cobertura do evento
Tech-Ed’98, em que a Microsoft apresentou tendências tecnológicas
e produtos em fase de desenvolvimento.
IT – Na quarta edição
dessa revista da Editora Europa sobre Informação e Tecnologia,
destaque para o teste do consumidor, com telefones sem fio. A publicação
apresenta ainda TV Digital, o novo DVD, minisystems 5 caixas, câmeras
digitais e oito supermotos.
Byte Brasil – A revista
de 7/1998 destaca na capa o bug do ano 2000, num Manual de Sobrevivência
para as empresas. No Lab Report, compara monitores de tela plana. Também
apresenta as novidades da Fenasoft, soluções para negócios
eletrônicos e analisa bancos de dados relacionais.
Fine Art Photoshop – Lições
de Desenho e Pinturas Digitais – Obra da Editora Quark sob medida para
quem quer fazer arte na era digital, o livro de 240 páginas dos
renomados designers norte-americanos Michael J.Nolan e Renée
LeWinter é mais que um simples manual de uso do software
gráfico da Adobe, mostrando como aplicar as técnicas tradicionais
de pintura no computador, produzindo imagens de alta qualidade.
É indicado tanto para usuários
de computador que nunca tiveram contato com técnicas de pintura,
quanto para os artistas plásticos leigos no mundo dos bits, oferecendo
a ambos dicas valiosas, inclusive um glossário de termos artísticos
e uma seção dedicada ao funcionamento do Photoshop. O prefácio
é de Mary Ann Kearns, historiadora da arte e fundadora da 911 Gallery,
uma das primeiras galerias exclusivamente digitais dos Estados Unidos e
uma das primeiras na Internet.
O livro é dividido em quatro
partes, começando pelos primeiros contatos com as técnicas
artísticas, onde o leitor aprende a fazer desenhos e esboços
a lápis, em carvão ou usando o aerógrafo. Em seguida,
é abordada a paleta digital, explicando como criar paletas pessoais
e pintar em estilo aquarela ou pastel. Nas oito lições restantes,
o artista digital aprende a manipular efeitos especiais, como formas negativas,
reflexividade e texturas arquitetônicas.
Active X – Biblioteca do Programador
– Neste livro de 484 páginas da Makron Books, os autores Suleiman
"Sam" Lalani e Ramesh Chamdak ensinam a criar sites na Internet com a tecnologia
ActiveX e suas associações com as linguagens de desenvolvimento.
A obra explica que ActiveX é a vinculação e a incorporação
de objetos redefinidas pela Microsoft para uso na Internet. Usando ferramentas
como Visual Basic, Java, Visual C++, Borland C++ e Borland Delphi, o usuário
pode criar controles ActiveX para dar vida a seu site na Internet. Inclui
disquete com exemplos.
Manual Prático para Secretárias,
Comissárias e Modelos – Da Editora Érica, escrito por
Laurinda da Silva Grion e Sebastião Paz, o livro aborda os novos
conhecimentos exigidos desses profissionais, como atitudes no trabalho,
dicas de sugestões de vestuário e saúde, tipos e organizações
de arquivos, cuidados com a apresentação pessoal, modelos
de documentos, vantagens e possibilidades que a Internet oferece e agilidade
dos correios eletrônicos.
Internet com MS Explorer 4.0
– A obra de Gorki Starlin apresenta o programa para Internet da Microsoft
de forma simples e prática, abrangendo o Explorer, e-mail,
News e NetMeeting (conferência on-line). O autor é
também o criador da série Aprenda Praticando, da Editora
Érica, pela qual é publicado esse livro.
Spice – Simulando Projetos Eletrônicos
no Computador – Publicado pela Editora Érica, o livro de José
Altino T.Melo é o primeiro em nosso idioma sobre simulação
elétrica, que no contexto Electronic Design Automation (EDA)
traz referências à linguagem Spice e modelos de dispositivos.
Por não se tratar de um trabalho de abordagem profunda sobre essa
linguagem, é um livro prático que atende às necessidades
dos profissionais da área e estudantes, em texto objetivo e simples.
Pela facilidade de uso, foi escolhido o programa simulador CircuitMaker,
que apresenta resultados rápidos e precisos e possui interessante
característica de animação, além de poder gerar
dados para o programa de lay-out da placa de circuito impresso.
Descobrindo o Windows-98 –
Escrito por José Antonio Ramalho e publicado pela Makron Books,
com 248 páginas, o livro percorre, de forma prática e direta,
todas as etapas de instalação e uso do Windows-98, comparando
as principais mudanças da interface com o usuário em relação
às versões anteriores, e mostra como usar os novos recursos,
destacando o Active Desktop. |