Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9807ccur.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 28/7/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:34:17
BANDA B
Impacta treina profissionais para a telefonia digital 

Curso ensina operação, manutenção e assistência técnica de estações rádio-base e centrais

Especializada em treinamento e serviços de informática e telecomunicações, a Impacta Tecnologia está lançando o primeiro pacote de cursos de capacitação em infra-estrutura para a Banda B. Destinado a engenheiros e técnicos, o treinamento prepara profissionais para os serviços de manutençào, assistência técnica e operação de equipamentos que compõem as estações de transmissão (rádio-base) e comutação (central de comutação e controle) do sistema de telefonia móvel digital. Os treinamentos foram desenvolvidos em parceria com a MaySat, empresa dedicada a infra-estrutura de telecomunicações, representante no Brasil das mais importantes marcas mundiais do segmento, entre elas a AirFlow, Sun Manufacturing, Mitsubishi etc.

Conforme Célio Antunes, diretor da Impacta, o pacote de treinamentos tem por objetivo atender a demanda de 2.000 profissionais/ano, nos próximos dez anos, capacitados a instalar e monitorar os equipamentos que vão garantir o funcionamento da Banda B. "É uma mão-de-obra estratégica, ainda não disponível.
As empresas concessionárias da Banda B, empreiteiras, bancos e a própria MaySat vão ocupar rapidamente os especialistas", informa. Entre os módulos previstos no pacote estão Sistemas de Ar Condicionado, PLCs – Monitoração dos Equipamentos da Estação, Supressores de Surtos e Motogerador.

Parceria – Pelo acordo firmado entre as duas empresas, a MaySat estará selecionando diretamente na Impacta os profissionais que irão compor sua equipe. "É um trabalho de parceria, através do qual vamos auxiliar a Impacta no desenvolvimento dos treinamentos, de forma a garantir qualidade homogênea entre os alunos", explica Francesco Querini, diretor comercial da MaySat (que tem fábrica em Guarulhos e fornece ao mercado serviços de integração de shelters para telecomunicações e energia). Para ele, o segmento de estações rádio-base e centrais de comutação e controle é bastante promissor, com demanda crescente em função da demanda de telecomunicações até aqui reprimida.

Para o mercado de telecomunicações, a Impacta já tem em seu calendário o treinamento Telecomunications Engineer, em 120 horas/aula, dividido em três módulos (básico, intermediário e avançado), incluindo aulas práticas, que capacita o aluno a ingressar no mercado de trabalho e seguir qualquer especialização. O aluno aprende desde conceitos básicos, como teleprocessamento, modulação, LAN e Frame Relays, até as tecnologias mais avançadas no momento, como internetworking, ATM, backbones ópticos, RDSI etc.