Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano97/9710ccha.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 21/10/1997.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 22:39:24
CYBER-BABÁ
Bichinhos virtuais ganham o prêmio... 
Ig Nobel! 

Mania no Japão que se espalha pelo mundo, a moda dos Tamagotchis chega ao PC

Lembra do Neko, aquele gatinho virtual que ficava correndo atrás do seu mouse na tela do computador? Muitos programas já rolaram depois disso, e recentemente, no Japão, surgiram os Tamagotchis, pequenos brinquedos em que o usuário deve acompanhar dia e noite a vida de um bichinho de estimação virtual desde o nascimento, procurando fazer com que ele se alimente, estude, brinque nas horas certas, de forma a crescer e viver o máximo possível (uns 23 dias...). Nas ruas, crianças e adultos andam com o brinquedo no pescoço, prontas a largar tudo o que estiverem fazendo assim que o apito soar, indicando que o bebê virtual está com fome ou – manhoso - se sentindo muito sozinho...

Neste mês (N.E.: 10/1997), os criadores do Tamagotchi – Akihiro Yokoi, da empresa Wiz (de Chiba, Japão), e Aki Maita, da empresa Bandai (de Tóquio) – ganharam o prêmio Ig Nobel de 97 na área de Economia, por terem "desviado milhões de horas de trabalho para o cuidado de bichinhos virtuais". 

Concedido em diversas áreas desde 1991, na mesma época em que são anunciados os ganhadores do prêmio Nobel, o Ig Nobel é uma iniciativa de Marc Abrahams, editor dos "Anais da Pesquisa Improvável", e de pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Quem quiser conhecer o curioso prêmio, o site é http://www.eecs.harvard.edu/ig_nobel. O nome Ig Nobel forma um trocadilho com a palavra ignóbil (o  mesmo que desprezível), pois o prêmio é entregue a pesquisas que "não podem ou não devem ser reproduzidas". Por exemplo, na área de Meteorologia, foi premiado o falecido autor de um artigo sobre galinhas depenadas como medida da velocidade de vento dos tornados, publicado em outubro de 1995 na publicação especializada Weatherwise.

Polêmicas e premiações à parte, a mania Tamagotchi já está entrando em segunda e terceira gerações, tanto pelo lançamento de novos produtos como pela criação de bichinhos virtuais na forma de programas para uso em PC, que podem ser obtidos até pela Internet ou em CD-ROMs de revista (a revista nacional CD-ROMania deste mês, por exemplo, inclui a versão para micro do bichinho virtual Nestocchi – que pode até ser batizado com um nome escolhido pelo usuário, ao contrário dos demais. Além disso, o ciclo diário pode ter sua velocidade aumentada, como se o tempo andasse mais rápido. E, como nos demais, caso o bichinho morra, é só clicar em New Game para reiniciar o processo com outro ovo...

Internet – O primeiro site brasileiro da Internet sobre esses bichinhos pode ser visto no endereço Cyberpets (pet significa animal de estimação, em inglês). Ali são explicados, em nosso idioma, detalhes como as novas denominações que estão surgindo (RakuRaku, DinoKun, Gyaoppi...) e outras curiosidades,  havendo também ampla lista de endereços sobre o assunto na Net.

Já em outra página Web, o aficcionado Kristen McGregor mostra imagens dos Tamagotchi de primeira e segunda geração, apresenta links para outros sites desse hobby e para seu fanzine.

O site Tamagotchi Trading Center Features, da empresa Tripod, também apresenta os bichos virtuais, dá detalhes e dicas, reúne os fãs, apresenta acessórios e muitas dicas, inclusive detalhes como cartas de crescimento e o programa Adote Um Bichinho. Tamagotchis especiais, como o comemorativo à entrega de Hong-Kong aos chineses pelos britânicos (ocorrida dia 1º de julho de 1997), são também apresentados nessa página. E, procurando um pouco, encontra-se na Internet até cemitérios (virtuais, lógico!) onde você pode enterrar seus falecidos Tamagotchis...
Na página Welcome to Tamagotchi on Earth, além dos links com outros sites, o The Tamagotchi Club e o The Java CD-ROM, há também a possibilidade de se fazer download (cópia) do Tamagotchi virtual, aquele que vive no computador PC.
Pode-se também visitar o site da produtora de Tamagotchis Bandai America, com mais detalhes sobre os bichinhos de primeira e segunda gerações, incluindo a biografia de cada um dos bichinhos e mostrando a nova geração de Tamagotchis.