Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano96/9610aifl.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP, em 1 de outubro de 1996
Publicado em Novo Milênio em (mês/dia/ano/horário): 11/27/00 03:29:16
INFORMÁTICA FÁCIL: Ligue seu micro com o mundo... (30)
A solução Intranet

Seu uso é cada vez maior nas redes internas das empresas

Fernando Escobar (*)
colaborador

Uma intranet é uma rede corporativa, baseada nos conceitos que emergiram junto com a Internet e que permitiram que ela se expandisse rapidamente. Podemos dizer que se trata de uma Internet particular.

Com as novas ferramentas disponíveis para a programação e manutenção das páginas da World Wide Web, estes documentos deixaram de exibir apenas textos e imagens, para disponibilizar ao usuário aplicações interativas, ricas em informações que também podem ser utilizadas numa Intranet.

Em uma Intranet, todos os aplicativos são executados sob um browser (N.E.: programa de “navegação”),  o mesmo utilizado para visualizar as páginas Web da Internet, podendo ser colocados à disposição dos usuários informações como boletins, notícias, relatórios, manuais e outras informações que circulem pela empresa. 

Uma das vantagens neste caso, é a disponibilidade destes dados a todos os usuários instantaneamente e padronizados através dessa forma de comunicação e transmissão, uma vez que todos eles serão exibidos sempre através do browser. Outra vantagem indireta é a redução do tempo e dos custos de treinamento dos usuários na operação e utilização deste tipo de Sistema de Informação.

Flexibilidade - Por ser uma solução aberta, independente de plataforma de hardware ou sistema operacional, uma Intranet permite à empresa escolher livremente as soluções adequadas a cada finalidade, podendo interligar microcomputadores do padrão IBM-PC a micros padrão Macintosh e até estações Unix de forma harmoniosa, uma vez que todos “falam” TCP-IP - o mesmo protocolo de rede da Internet - e ainda com a vantagem de se manter as bases de dados existentes. Tudo isso é feito, respeitando-se regras de controle de acesso, sendo possível definir senhas e áreas de acesso restrito a certos usuários como em uma rede “tradicional”.

Vocês podem estar pensando em quais vantagens, além das descritas acima, a Intranet pode oferecer a nível de aplicações corporativas.  Algumas surgem decorrentes apenas do uso da própria Intranet, tais como correio eletrônico, servidor de news, videoconferências e audioconferências. Outras são preparadas sob medida para uma empresa ou departamento, sempre visando o fornecimento rápido e atualizado da informação, independente de onde se encontra o usuário, através do desenvolvimento de páginas Web, por exemplo.

Entretanto, a principal vantagem de uma Intranet é a possibilidade de se conectar a esta rede um usuário remoto, localizado em sua residência, por exemplo, ou em qualquer outro local do planeta, através de uma linha telefônica discada normal.

Imaginem um membro da diretoria obtendo dados através de relatórios padronizados, apresentados dentro de uma página Web, independente de estar na empresa, em casa ou até mesmo viajando; ou o analista prestando um suporte remoto no sistema da empresa e disponibilizando-o instantaneamente aos funcionários dessa empresa.
Sem dúvida, o “escritório virtual” não é mais uma utopia...

(*) Fernando Escobar é técnico em Proc. Dados pela ETFSP-Cubatão, webmaster da InterMidia - Internet Bureau e publisher da InterMidia Magazine.