INFORMÁTICA FÁCIL:
Ligue
seu micro com o mundo... (30)
A solução Intranet
Seu uso é cada vez
maior nas redes internas das empresas
Fernando Escobar (*)
colaborador
Uma intranet
é uma rede corporativa, baseada nos conceitos que emergiram junto
com a Internet e que permitiram que ela se expandisse rapidamente. Podemos
dizer que se trata de uma Internet particular.
Com as novas ferramentas disponíveis
para a programação e manutenção das páginas
da World Wide Web, estes documentos deixaram de exibir apenas textos e
imagens, para disponibilizar ao usuário aplicações
interativas, ricas em informações que também podem
ser utilizadas numa Intranet.
Em uma Intranet, todos os aplicativos
são executados sob um browser (N.E.: programa de “navegação”),
o mesmo utilizado para visualizar as páginas Web da Internet, podendo
ser colocados à disposição dos usuários informações
como boletins, notícias, relatórios, manuais e outras informações
que circulem pela empresa.
Uma das vantagens neste caso, é
a disponibilidade destes dados a todos os usuários instantaneamente
e padronizados através dessa forma de comunicação
e transmissão, uma vez que todos eles serão exibidos sempre
através do browser. Outra vantagem indireta é a redução
do tempo e dos custos de treinamento dos usuários na operação
e utilização deste tipo de Sistema de Informação.
Flexibilidade - Por ser uma
solução aberta, independente de plataforma de hardware ou
sistema operacional, uma Intranet permite à empresa escolher livremente
as soluções adequadas a cada finalidade, podendo interligar
microcomputadores do padrão IBM-PC a micros padrão Macintosh
e até estações Unix de forma harmoniosa, uma vez que
todos “falam” TCP-IP - o mesmo protocolo de rede da Internet - e ainda
com a vantagem de se manter as bases de dados existentes. Tudo isso é
feito, respeitando-se regras de controle de acesso, sendo possível
definir senhas e áreas de acesso restrito a certos usuários
como em uma rede “tradicional”.
Vocês podem estar pensando
em quais vantagens, além das descritas acima, a Intranet pode oferecer
a nível de aplicações corporativas. Algumas
surgem decorrentes apenas do uso da própria Intranet, tais como
correio eletrônico, servidor de news, videoconferências e audioconferências.
Outras são preparadas sob medida para uma empresa ou departamento,
sempre visando o fornecimento rápido e atualizado da informação,
independente de onde se encontra o usuário, através do desenvolvimento
de páginas Web, por exemplo.
Entretanto, a principal vantagem
de uma Intranet é a possibilidade de se conectar a esta rede um
usuário remoto, localizado em sua residência, por exemplo,
ou em qualquer outro local do planeta, através de uma linha telefônica
discada normal.
Imaginem um membro da diretoria obtendo
dados através de relatórios padronizados, apresentados dentro
de uma página Web, independente de estar na empresa, em casa ou
até mesmo viajando; ou o analista prestando um suporte remoto no
sistema da empresa e disponibilizando-o instantaneamente aos funcionários
dessa empresa.
Sem dúvida, o “escritório
virtual” não é mais uma utopia...
(*) Fernando
Escobar é técnico em Proc. Dados pela ETFSP-Cubatão,
webmaster da InterMidia - Internet Bureau e publisher
da InterMidia Magazine. |