Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano96/9603difl.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP, em 26 de março de 1996, data da inauguração oficial do provedor de acesso Internet A Tribuna.
Publicado em Novo Milênio em (mês/dia/ano/horário): 11/27/00 00:47:10
INFORMÁTICA FÁCIL: Ligue seu micro com o mundo...(12)
Como se plugar na Internet

Como se conectar com a Internet A Tribuna é o tema desta matéria especial, onde explicamos os passos principais. Casos específicos podem ser resolvidos com o próprio serviço de suporte do sistema, e as principais dúvidas surgidas serão anotadas para posterior esclarecimento nesta seção.

Caso não tenha feito sua inscrição, o telefone de Internet A Tribuna é 219-7711, ramal 7219 (ou ligue direto para o ramal, em 210-7219). Já existem mais de 400 inscritos que, por ordem de inscrição, já estão sendo chamados para fazerem suas conexões.

A cada usuário é oferecida a possibilidade de comprar um kit de instalação no navegador Netscape Navigator Dial-UP versão 1.2 para computadores compatíveis PC, especialmente configurado (e isento de virus...), a preço de custo: R$ 45,00. Além do preço especial, a maior vantagem está em eliminar os problemas de configuração, mas nada impede que o usuário prefira outro programa, como Air Mosaic, Microsoft Explorer, Internet In a Box etc. Aliás, o Microsoft Explorer pré-configurado está sendo oferecido gratuitamente por Internet A Tribuna, para os usuários do Windows-95.

A versão 2.0 do Netscape será oferecida em breve como upgrade (atualização) aos usuários (assim que estiver oficialmente disponível no mercado o módulo discador Dialer 2.0), mas quem preferir pode fazer o download para teste no próprio endereço Internet da Netscape

Página de abertura do site A Tribuna, captada em 22/3/1996, quatro dias antes da inauguração oficial
Os códigos - São estes os dados básicos para a configuração, caso o usuário prefira outros softwares navegadores: 

Configurações TCP/IP: endereço de DNS: 200.246.27.7; endereço IP da estação: 0.0.0.0; SubNetMask: 255.255.255.0; default gateway: 200.246.27.1; protocolo: PPP. 

O browser terá as seguintes configurações: nome de domínio (domain name): atribuna.com.br; servidor Web: www.atribuna.com.br. E ainda: mail-SMTP: smtp.atribuna.com.br; MailPOP: pop.atribuna .com.br. O número do telefone de dados é (013) 219-1122. 

Vamos explicar esses quesitos mais detalhadamente nesta série, mas no caso de dúvida mais imediata, o mesmo telefone usado para o leitor se inscrever dá acesso ao pessoal de suporte, que auxiliará na instalação dos programas.

Lembre-se: tanto no caso do soft pré-configurado por Internet A Tribuna, como nos demais encontrados no mercado, existirão dois códigos individuais que precisarão ser fornecidos pelo usuário durante a instalação, e são individuais, por isso não puderam ser pre-configurados no soft. São o login (um nome ou apelido que identifique o usuário) e uma senha. Ambos são combinados com o provedor no ato do cadastramento para uso (apenas ele precisa conhecer esses dados para poder conectar o usuário ao sistema) e não devem ser informados a mais ninguém. 

Tenha o mesmo cuidado com esses códigos que costuma ter com sua senha bancária, não os informe a outras pessoas. Se suspeitar que possam ter sido conhecidos por outrem (por exemplo, alguém que tenha feito a manutenção de seu computador ou instalado algum periférico), ligue para o provedor e solicite a troca dos códigos.

Seu computador - A configuração mínima do equipamento do usuário é um PC 386, com 4 MB de memória de trabalho (RAM) e 10 MB de espaço disponível no winchester, com monitor VGA e modem-padrão de pelo menos 14.400 bps, com Windows 3.1. A configuração ideal seria um PC com processador Pentium, modem-padrão de 28.800 bps, monitor SVGA Color, 8 MB de RAM (exigidos pelo Windows-95), Windows-95 e 15 MB de espaço em winchester (para arquivos obtidos por download da Internet). 

O software Netscape Navigator exige que seu Windows tenha o ítem Win32S instalado em versão 1.2 ou superior. Essa é a primeira verificação que ele fará, ao ser colocado em seu equipamento. Maiores explicações estão no arquivo README.TXT encontrado no diretório-raiz do disco 1 contido no kit. As instruções estão em português e podem ser lidas com um simples comando TYPE README.TXT dado no próprio diretório do arquivo, ou, via Windows, o arquivo pode ser aberto pelo Notepad ou qualquer outro editor de textos disponível. Existe até a instrução de como você pode baixar esse arquivo (fazer download) diretamente do endereço da Microsoft na Internet - só que, para isso, você terá que pedir a um amigo já conectado. O serviço de suporte de Internet A Tribuna pode entretanto lhe fornecer uma cópia desse arquivo.

Existem no mercado programas de acesso Internet para equipamentos Macintosh e Unix, que usem interfaces gráficas diferentes do Windows ou até usem apenas o sistema operacional DOS. Se for esse o seu caso, você pertence a uma faixa de menos de 1% dos usuários, que receberá atendimento específico do serviço de suporte Internet A Tribuna para adequar seu equipamento ao sistema.

Provedor - A instalação de Internet A Tribuna foi considerada padrão de referência internacional, em recente análise por técnicos norte-americanos. Todos os requisitos estão sendo pensados para seguir o estado-da-arte internacional no setor. Foi dada preferência, por exemplo, a um servidor RISC 233 Mhz, com 64 MB de RAM, de cinco a sete vezes mais rápido que o processador Intel Pentium de 100 Mhz. O telefone de dados é do tipo sequencial automático, de forma que a conexão é sempre feita automaticamente com o primeiro modem livre do sistema. 

São inicialmente 30 linhas e modems disponíveis, com capacidade para operar a 36.600 bps, mas já estão encomendadas outras trinta linhas à Telesp, de forma a manter o padrão de no máximo 15 usuários por linha. Veja que esse padrão seria hoje atingido com 450 usuários cadastrados (ainda faltam 50...), mas, com a duplicação programada para os próximos dias, continuará sendo possível manter esse padrão com até 900 usuários. A média dos provedores Internet, entretanto, é de 20 ou mais usuários por linha disponível.

Embora existam usuários que, nos testes feitos, consigam até 36.600 bps, é normal que a velocidade real na conexão seja inferior, em razão de ruídos nas linhas (especialmente nas que passam por centrais telefônicas sem o padrão CPA). O horário também influi: normalmente, durante a noite a linha é mais “limpa”, devido ao menor tráfego, facilitando conexões mais rápidas. 

Na comunicação com a Embratel, a Internet A Tribuna usa um canal de 64 kbps e já solicitou outro, de 128 kbps. Porém, o grande gargalo não é em termos locais, e sim nas comunicações internacionais, e deverá ser amenizado nos próximos meses, com a instalação de novas conexões intercontinentais, já em fase de implantação. 

Já pode ser vista a página experimental (em construção) de A Tribuna na Web, em http://www.atribuna.com.br, e nas próximas semanas ela receberá significativa ampliação, com noticiários, serviços e outras surpresas. Você também pode se comunicar com Internet A Tribuna pelo endereço de correio eletrônico (e-mail) postmaster@atribuna.com.br, caso tenha alguma dúvida ou sugestão.

Internet A Tribuna tem planos para futuramente implantar servidores para newsgroups (listas de assuntos em debate entre os usuários) e chat (conversa em tempo real, on line, por escrito). O servidor para newsgroups de A Tribuna, por exemplo, depende apenas de alguns trâmites junto à Embratel para ser ativado. 

Entretanto, existem mundo afora diversos servidores públicos disponíveis, que não exigem taxas de inscrição para cadastramento e obtenção de senha de uso. Por exemplo, pode ser feita conexão com news.interserv.com (voltaremos ao tema...). 

Colaboram nesta série o Renato “Snake” Ferreira Ribeiro, da Snake BBS, e o Christian Rodrigues Barbosa, da Blue Eagle Consulting, encarregado da estruturação de A Tribuna como provedora Internet.

Uma das páginas do site A Tribuna, quando da inauguração em 1996
Uma das páginas do site A Tribuna, quando da inauguração em 1996