O grupo Google de serviços na Internet lançou uma
ofensiva de mídia na segunda-feira (4/10/2010), com páginas de anúncios, um novo site e a abertura de um blogue para apresentar o
seu "Sistema Google TV" que será o mesmo na tela da televisão e nos programas da internet.
Google lança seu serviço
de televisão
Em um blogue dedicado a novo projeto, um representante da empresa, Ambarish Kenghe disse que "os
aparelhos com o Google farão sua estréia na TV este mês, com televisores e leitores de DVD Blu-Ray da marca Sony, Logitech e
decodificadores. A Sony vai apresentar o seu equipamento na próxima semana em Nova York".
Paralelamente, segundo o Google, vários pesos-pesados da televisão americana - a Turner Broadcasting (Time Warner), a NBC Universal
e HBO (Time Warner), bem como a NBA, organizadora do campeonato de basquete norte-americano -, trabalham em aplicativos para
otimizar a recepção de seus canais no novo sistema.
Site de apresentação do
Google TV
Entre os grandes nomes da Web, a Amazon e a Netflix oferecerão filmes sob demanda, enquanto os
jornais The New York Times e USA Today, difusores de música como o Pandora, Vevo e Napster, ou o site de microblogs
Twitter fazem experiências com o sistema.
Assim, será possível enviar mensagens Tweet às pessoas que estiverem sendo vistas na televisão. Ao mesmo tempo, a mídia busca
novas maneiras de incorporar os novos tweets em sua programação, argumentaram funcionários da Twitter em seu blogue oficial,
ao anunciarem o "Twitter para o Google TV", casando as três plataformas (Twitter, Google e TV) num um único experimento.
Em maio de 2010, o Google havia indicado que a fabricante de microprocessadores Intel, a empresa de software Adobe, a distribuidora
Best Buy e o serviço de televisão por satélite Dish Network também seriam parceiros da Google TV. Os novos dispositivos que oferecem
esse recurso vão chegar em um mercado onde cresce o número de televisores já conectados à Internet.