NOTÍCIAS 2009
Conheça os Numerati
Eles estão vigiando nossas vidas...
Escrito por Stephen Baker, Numerati, livro que a Editora ARX lança na semana final de
março, fala de uma elite de matemáticos que se dedica a estudar nossas ações para definir padrões de comportamento e antecipar
nossas escolhas. |
Ao usar o cartão de crédito, falar ao celular,
passar em cabines eletrônicas de pedágio, navegar pela Internet, zapear pelos canais de TV e realizar as mais diversas ações
do cotidiano, deixamos uma série de pistas com informações pessoais. Empresas como Yahoo! e Google coletam em média 2.500 detalhes
sobre cada um de nós a cada mês. Esses dados podem ser armazenados, cruzados e exaustivamente analisados em busca de informações que
políticos, profissionais de marketing e do comércio ou instituições podem usar para tornar as suas atividades mais eficazes.
Quem está examinando esses dados? Uma elite de matemáticos e profissionais de ciência da computação dedicados a dissecar nossas
ações para definir padrões de comportamento que permitam antecipar o que vamos comprar, em quem vamos votar e até quem vamos
namorar.
Eles são os Numerati - assim batizados pelo norte-americano Stephen Baker, autor do livro de mesmo nome que está sendo lançado pela
Editora Arx, um selo da Editora Saraiva. E suas respostas são surpreendentes, além de perturbadoras, mostrando como os Numerati se
infiltraram em todas as áreas da atividade humana e estão descobrindo meios de prever, com uma precisão espantosa, nosso próximo
passo.
"Seja lá quem ou o que você for – e cada um de nós é um monte de coisas –, as empresas e governos querem identificá-lo e
localizá-lo. Pense nisto: o Google tornou-se uma sensação multibilionária ajudando-nos a encontrar as páginas certas da Web. Quão
mais valioso será, em todos os setores imagináveis, encontrar a pessoa certa? Essa informação vale fortunas e os dados pessoais que
descartamos deixam inúmeros rastros de quem somos. Mesmo que você não revele o nome, é fácil encontrá-lo", afirma Baker em seu
livro.
Na recente eleição presidencial norte-americana, por exemplo, o Partido Democrata (de Obama) contratou uma consultoria que
entrevistou 4 mil eleitores, aos quais perguntou o que pensavam do futuro, o que temiam, o que queriam para os filhos e coisas do
gênero. A partir das respostas, criou um modelo matemático dos indecisos – nos quais o partido havia decidido concentrar seu foco –
e passou a publicar anúncios dirigidos a eles em revistas que, de acordo com a pesquisa, deveriam atingi-los.
Na IBM, os Numerati estão ajudando a empresa a desenvolver uma taxonomia das habilidades de seus 300 mil funcionários. O objetivo é
catalogá-los, de modo que, quando precisar de um funcionário para uma função específica, em qualquer lugar do mundo, a empresa possa
localizar rapidamente a pessoa certa.
Outro exemplo do papel dos Numerati está no comércio tradicional. Em redes de supermercados como ShopRite, nos Estados Unidos, e
grupo Metro, na Alemanha, já são usados carrinhos inteligentes, nos quais o consumidor passa o seu cartão de relacionamento e, a
partir daí, recebe na tela de cristal líquido uma lista de compras baseada em seus padrões de consumo anteriores. O recurso facilita
a vida do cliente e ajuda o supermercado a vender mais. Afinal, estudos da consultoria Accenture revelam que os consumidores
esquecem, em média, 11% dos itens que pretendiam comprar.
Com um texto leve, o livro de Baker não tem a pretensão de explicar a matemática, estatística e os algoritmos por trás do mundo de
mineração de dados, mas sim mostrar onde e como essa ciência está sendo aplicada. Trabalho, compras, política, Internet, segurança e
terrorismo, saúde e relacionamento são os principais tópicos, estudados um por um, em detalhes não conhecidos antes e que só os
números e a computação podem mostrar.
Stephen Baker contribui para a
Business Week há mais de vinte anos. Seus textos têm aparecido em várias publicações, inclusive Wall Street Journal,
Los Angeles Times, Boston Globe e Philadelphia Inquirer. Ganhou o prêmio do Overseas Press Club por seu painel do
crescimento da indústria automobilística mexicana. Baker é um dos editores do Blogspotting.net, considerado pelo New York
Times um dos cinquenta blogs imperdíveis. Vive em Montclair, Nova Jersey, nos Estados Unidos.. |