Clique aqui para voltar à página inicial http://www.novomilenio.inf.br/ano09/0903d006.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/26/09 11:08:25

 

Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2009

NOTÍCIAS 2009

Conheça os Numerati

Eles estão vigiando nossas vidas...
 

Escrito por Stephen Baker, Numerati, livro que a Editora ARX lança na semana final de março, fala de uma elite de matemáticos que se dedica a estudar nossas ações para definir padrões de comportamento e antecipar nossas escolhas.


Ao usar o cartão de crédito, falar ao celular, passar em cabines eletrônicas de pedágio, navegar pela Internet, zapear pelos canais de TV e realizar as mais diversas ações do cotidiano, deixamos uma série de pistas com informações pessoais. Empresas como Yahoo! e Google coletam em média 2.500 detalhes sobre cada um de nós a cada mês. Esses dados podem ser armazenados, cruzados e exaustivamente analisados em busca de informações que políticos, profissionais de marketing e do comércio ou instituições podem usar para tornar as suas atividades mais eficazes.

Quem está examinando esses dados? Uma elite de matemáticos e profissionais de ciência da computação dedicados a dissecar nossas ações para definir padrões de comportamento que permitam antecipar o que vamos comprar, em quem vamos votar e até quem vamos namorar.

Eles são os Numerati - assim batizados pelo norte-americano Stephen Baker, autor do livro de mesmo nome que está sendo lançado pela Editora Arx, um selo da Editora Saraiva. E suas respostas são surpreendentes, além de perturbadoras, mostrando como os Numerati se infiltraram em todas as áreas da atividade humana e estão descobrindo meios de prever, com uma precisão espantosa, nosso próximo passo.

"Seja lá quem ou o que você for – e cada um de nós é um monte de coisas –, as empresas e governos querem identificá-lo e localizá-lo. Pense nisto: o Google tornou-se uma sensação multibilionária ajudando-nos a encontrar as páginas certas da Web. Quão mais valioso será, em todos os setores imagináveis, encontrar a pessoa certa? Essa informação vale fortunas e os dados pessoais que descartamos deixam inúmeros rastros de quem somos. Mesmo que você não revele o nome, é fácil encontrá-lo", afirma Baker em seu livro.

Na recente eleição presidencial norte-americana, por exemplo, o Partido Democrata (de Obama) contratou uma consultoria que entrevistou 4 mil eleitores, aos quais perguntou o que pensavam do futuro, o que temiam, o que queriam para os filhos e coisas do gênero. A partir das respostas, criou um modelo matemático dos indecisos – nos quais o partido havia decidido concentrar seu foco – e passou a publicar anúncios dirigidos a eles em revistas que, de acordo com a pesquisa, deveriam atingi-los.

Na IBM, os Numerati estão ajudando a empresa a desenvolver uma taxonomia das habilidades de seus 300 mil funcionários. O objetivo é catalogá-los, de modo que, quando precisar de um funcionário para uma função específica, em qualquer lugar do mundo, a empresa possa localizar rapidamente a pessoa certa.

Outro exemplo do papel dos Numerati está no comércio tradicional. Em redes de supermercados como ShopRite, nos Estados Unidos, e grupo Metro, na Alemanha, já são usados carrinhos inteligentes, nos quais o consumidor passa o seu cartão de relacionamento e, a partir daí, recebe na tela de cristal líquido uma lista de compras baseada em seus padrões de consumo anteriores. O recurso facilita a vida do cliente e ajuda o supermercado a vender mais. Afinal, estudos da consultoria Accenture revelam que os consumidores esquecem, em média, 11% dos itens que pretendiam comprar.

Com um texto leve, o livro de Baker não tem a pretensão de explicar a matemática, estatística e os algoritmos por trás do mundo de mineração de dados, mas sim mostrar onde e como essa ciência está sendo aplicada. Trabalho, compras, política, Internet, segurança e terrorismo, saúde e relacionamento são os principais tópicos, estudados um por um, em detalhes não conhecidos antes e que só os números e a computação podem mostrar.
 

Stephen Baker contribui para a Business Week há mais de vinte anos. Seus textos têm aparecido em várias publicações, inclusive Wall Street Journal, Los Angeles Times, Boston Globe e Philadelphia Inquirer. Ganhou o prêmio do Overseas Press Club por seu painel do crescimento da indústria automobilística mexicana. Baker é um dos editores do Blogspotting.net, considerado pelo New York Times um dos cinquenta blogs imperdíveis. Vive em Montclair, Nova Jersey, nos Estados Unidos..